fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Logística   /  Desafios logísticos: descubra quais são os principais e como superá-los

Desafios logísticos: descubra quais são os principais e como superá-los

A pandemia provocada pela Covid-19 impactou de forma significativa a logística do Brasil no ano de 2021, principalmente quando falamos de distribuidoras. Para superar esses obstáculos, foi preciso buscar formas de se adequar perante tantas mudanças e incertezas. Entre as principais estratégias implementadas, podemos apontar a inserção da tecnologia como forma de otimizar os processos e aumentar a qualidade dos serviços prestados, mas sem ampliar os custos.

Quer saber quais são os principais desafios logísticos ocasionados por esse cenário e como superá-los? Então, continue a sua leitura para descobrir!

Falta de equipe capacitada

Em períodos de crise, pode ocorrer uma dificuldade para encontrar mão de obra capacitada, com as habilidades e os conhecimentos técnicos necessários. Essa ausência, em um contexto econômico de crescimento lento, faz com que os melhores profissionais do mercado sejam disputados por várias companhias do segmento.

Nesse caso, uma alternativa é oferecer treinamentos e suporte aos funcionários em relação às novas demandas dos clientes, com foco em boas práticas de direção, atualização sobre as regras de trânsito, manuseio de produtos, alinhamento com os objetivos e metas do negócio e demais.

Aumento dos custos

Outro problema é manter o equilíbrio financeiro, tendo em vista que diversos aspectos colaboram com essa situação, como a elevada carga tributária que incide sobre os serviços, os custos operacionais — que consomem uma parcela considerável dos lucros quando são apuradas as despesas com seguro de cargas, gasto com combustíveis, manutenção dos veículos e defasagem da tabela de frete — e demais pontos que levam à desvalorização das atividades.

Gerenciamento de estoque

Produtos em excesso acabam sobrecarregando o estoque e ocupando um espaço que poderia ser usado com itens que apresentam uma melhor saída. Um bom gerenciamento de estoque e armazenagem é feito quando é possível ter um entendimento de vendas da empresa e antecipar as necessidades dos clientes, bem como se preparar para períodos sazonais.

Além de calcular o giro de estoque, é possível mensurar a Curva ABC para identificar os produtos mais relevantes para o negócio, além de automatizar o processo para adquirir dados precisos e que possam evitar a falta de mercadorias ou quantidades exageradas.

Regras de circulação

Principalmente nos centros urbanos, muitos locais possuem restrição na circulação dos veículos, onde apenas é permitido fazer carga e descarga em determinadas horas do dia. Otimizar o tempo das entregas acaba se tornando uma responsabilidade do distribuidor para conseguir cumprir todas as entregas do dia.

Para isso, é possível utilizar ferramentas que usam o aviso SMS para informar ao cliente que o motorista está próximo, já que isso pode ser bastante útil para melhorar o tempo das entregas.

Controle sobre os motoristas

Em muitos casos, os motoristas saem para realizar as entregas sem um trajeto determinado, usando rotas da cabeça. Também é comum usar canhotos de papel para comprovar as entregas.

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

No momento que o transportador busca aumentar o controle dos motoristas, por meio do uso de aplicativos e software específicos, fica mais fácil verificar as entregas executadas, em aberto, atrasadas ou canceladas, o que possibilita tomar decisões mais acertadas ou ajudar o colaborador.

Além disso, é possível acompanhar os comprovantes digitais em tempo real, bem como horários e localização, contribuindo para a elaboração de relatórios. Ainda, é possível fazer cobranças com o intuito de atingir os objetivos da empresa.

Dificuldade de integração das equipes

Para superar os obstáculos logísticos, é importante que todo o time esteja alinhado. Ou seja, desde o pedido da mercadoria até a entrega ao destinatário final é preciso ter organização. Mas nem sempre isso ocorre nas empresas. Contudo, é preciso ter em mente a necessidade de ter a equipe de funcionários como aliada para que a logística da distribuidora seja otimizada e possa entregar melhores resultados.

Problemas de segurança

A empresa precisar garantir que as cargas cheguem completas no prazo acordado. Nos dias atuais, o principal meio de escoamento dos produtos é pelo modal rodoviário, ou seja, pelas rodovias. Porém, os números de acidentes crescem de forma considerável, muitos deles envolvendo caminhões.

Por esse motivo, entre os principais desafios logísticos está o de identificar soluções para que as ocorrências de sinistros sejam reduzidas e, dessa forma, minimizar problemas relativos à saúde dos profissionais, perda de itens e demais prejuízos. Entre as medidas para solucionar essa questão podemos apontar a melhora nas condições dos veículos, cumprimento das leis de trânsito e monitoramento dos motoristas e meios de transporte.

Defasagem no frete

A eficiência e a segurança no transporte de cargas são indispensáveis para que as distribuidoras consigam manter suas atividades em dia. Por esse motivo, é necessário que exista uma taxa de frete das operações, assegurando uma movimentação financeira vantajosa para que as empresas continuem em pleno funcionamento.

O frete é calculado de várias forma, levando em conta os gastos com combustível, condições da via, distância e demais fatores. Mas, com as frequentes crises financeiras enfrentadas pelo país, muitas empresas precisam reduzir o valor do frete, que representa uma fatia relevante dos lucros na logística.

Com essa redução do valor, as organizações acabam lucrando menos e, assim, sobram menos recursos para investir em outras áreas, por exemplo, na melhoria dos veículos. Para solucionar esse problema, o ideal é tentar encontrar ações mais equilibradas, para que os fretes não sejam tão reduzidos ao ponto de afetar as operações e atividades.

Mensuração do desempenho

É preciso criar uma base de dados eficaz, tendo em vista que, por meio dela, é possível tomar decisões mais corretas, além de ter em mãos informações para a elaboração de planejamento e mudanças. Entre os indicadores mais usados estão o índice de entregas realizadas, ROI, ticket médio e satisfação dos clientes. Nesse tipo de situação, o indicado é buscar por uma solução que apresente os dados de forma clara e que possibilite que eles sejam consultados sempre que necessário.

Agora que você conhece os principais desafios logísticos e como superá-los, é interesse contar com a tecnologia como parceira e aproveitar todos os seus benefícios. A Ion Sistemas é uma empresa que oferece soluções completas para automatizar os processos e ampliar os resultados, por meio da concessão de agilidade e produtividade para a equipe e seus clientes.

Quer conhecer melhor as soluções oferecidas, seus benefícios e diferenciais? Então, acesse nosso site!

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!