fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Sistema de roteirização: como ele ajuda distribuidoras e atacadistas?
sistema de roteirização

Sistema de roteirização: como ele ajuda distribuidoras e atacadistas?

Com tantas oscilações nos preços dos combustíveis, muitos atacadistas e distribuidoras enfrentam desafios enormes para tentar conter os gastos com logística e com visitas externas para fechar bons negócios e obter resultados diferenciados.

A fim de contornar esses obstáculos, alguns gestores acabam até mesmo pensando em soluções mais drásticas, como trocar a frota por carros movidos a etanol, por exemplo. No entanto, há uma boa maneira de economizar bastante sem ter que recorrer às saídas tão radicais. Entre vários outros aspectos, com um sistema de roteirização é possível elaborar melhor as rotas.

E é por isso que neste post mostraremos o que é um sistema de roteirização, como ele funciona e de que maneira ele ajuda as empresas distribuidoras e atacadistas na prática a obterem resultados cada vez mais consistentes. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é um sistema de roteirização?

Adotar esse tipo de ferramenta nada mais é que planejar as rotas de maneira a encontrar um caminho otimizado, que evite itinerários muito complicados, que diminua a perda de tempo e as horas de condução do funcionário, assim como o excessivo consumo de combustível.

Na hora da tomada de decisão, ao considerar o melhor caminho para cumprir todo o percurso necessário para fazer todas as visitas e voltar, além de economizar com tempo e combustível, a empresa ganha eficiência operacional. Da mesma forma, o veículo também será poupado, pois com o apoio de um sistema de roteirização de entregas, caso haja carga, será transportado o volume de mercadorias mais adequado à sua cubagem.

Por meio de uma solução simples e eficiente, o itinerário dos representantes (ou da frota) pode ser traçado conforme as demandas e necessidades do negócio, uma vez que o planejamento da ferramenta segue uma lógica de prioridade. No entanto, é fundamental que o software esteja interligado aos demais setores da empresa — faturamento e produção, por exemplo —, além de ter que apresentar a funcionalidade de roteirizador.

Como ele funciona?

No universo comercial, problemas como ruídos na comunicação entre gestores, time de vendas externo e clientes são bastante recorrentes, e isso reflete negativamente nas vendas e nos resultados. Às vezes acontece de não saber onde está um pedido, por exemplo. Esses tipos de ocorrências diminuem bastante com o sistema de roteirização, que cria um plano de rotas para tornar as visitas dos vendedores aos clientes mais produtivas.

Dessa forma, a solução funciona como um aplicativo de vendas capaz de otimizar a gestão remota da equipe, gerenciar o itinerário de visitas aos clientes e rastrear em tempo real a localização dos representantes comerciais. No mesmo sentido, com o auxílio da ferramenta e diretamente da plataforma, também é possível:

  • montar graficamente o roteiro de visitas do vendedor;
  • distribuir estrategicamente os territórios de vendas;
  • segmentar a carteira de clientes em rotas de visitas por região;
  • determinar a melhor sequência de visitas;
  • consultar o resumo do roteiro feito pelo vendedor;
  • obter informações sobre quilometragem percorrida no roteiro atual e em jornada;
  • manter um eficiente controle de visitas a realizar e realizadas, entre outras funcionalidades.

Como o sistema de roteirização ajuda as empresas na prática?

Além de todos os benefícios que já foram citados, o sistema de roteirização serve para trazer o máximo de eficiência no processo de visitas aos clientes, e isso acontece em função de outras vantagens que mostraremos a seguir.

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

Organização de rotas

Organizar os itinerários de vendas consiste em fazer uma análise profunda sobre a carteira de clientes de cada representante, de modo a encontrar os percursos de visitação mais inteligentes e mais próximos entre si.

Por meio desse processo, a empresa reduz substancialmente o desperdício de tempo de deslocamento. Além disso, em cada dia de trabalho, ter organização ajuda o vendedor a controlar as visitas já realizadas e quais ainda faltam. Tudo isso traz um ganho incalculável para o negócio.

Informação em tempo real

Um dos maiores desafios no mercado distribuidor e atacadista é a dificuldade de gerenciar o time comercial à distância. Fatores ligados ao perfil da equipe de vendas, como falta de engajamento dos representantes comerciais e dificuldade de observar o andamento do trabalho são capazes de pôr tudo a perder — e podem ser fatais para qualquer negócio.

O sistema de roteirização permite que os gestores de vendas acompanhem a rota dos representantes em tempo real, tornando-a cada vez mais proveitosa e produtiva. Essa funcionalidade serve tanto para facilitar o controle dos líderes como para entender quando e onde cada colaborador está enquanto ele cumpre suas atividades externas.

Redução de custos

Diante de tanta utilidade, fica claro que o sistema de roteirização também promove a diminuição de gastos com erros de rotas, despesas com combustível e, principalmente, com perda de tempo e retrabalho. Se tudo isso pode ser evitado, os resultados da distribuidora serão diferenciados e a empresa obterá a tão desejada vantagem competitiva.

Avaliação de resultados

Outro grande desafio enfrentado pelos gestores do setor é gastar muito tempo pesquisando informações a respeito do rendimento das visitas e das vendas. Com o apoio dos dados disponibilizados em tempo real, a avaliação de desempenho e dos resultados pode ser feita com maior clareza e mais agilidade.

Tudo isso proporciona um controle mais efetivo por parte dos líderes, também com mais facilidade para acompanhar a evolução dos negócios, sem precisar ampliar os investimentos.

Por fim, é evidente que neste mercado os representantes comerciais têm tempo limitado para visitar os clientes de sua carteira. Com isso, tanto a quantidade como a qualidade de suas visitas diárias ficam comprometidas, o que impacta diretamente no faturamento do atacadista ou distribuidor.

Com tantos benefícios, fica notório que a forma mais eficiente de contornar essa dificuldade e extrair o máximo de seu time de vendas externas é contar com a otimização das rotas por meio de um bom sistema de roteirização. A ION Sistemas, tem o ION Rotas, que pode te ajudar nesse processo.

Se você quiser conhecer melhor o ION Rotas, o mais completo sistema de roteirização para o seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo. Ter a chance de formar uma parceria de sucesso com você será algo incrível!

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!