fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Sistema de roteirização: como ele ajuda distribuidoras e atacadistas?
sistema de roteirização

Sistema de roteirização: como ele ajuda distribuidoras e atacadistas?

Com tantas oscilações nos preços dos combustíveis, muitos atacadistas e distribuidoras enfrentam desafios enormes para tentar conter os gastos com logística e com visitas externas para fechar bons negócios e obter resultados diferenciados.

A fim de contornar esses obstáculos, alguns gestores acabam até mesmo pensando em soluções mais drásticas, como trocar a frota por carros movidos a etanol, por exemplo. No entanto, há uma boa maneira de economizar bastante sem ter que recorrer às saídas tão radicais. Entre vários outros aspectos, com um sistema de roteirização é possível elaborar melhor as rotas.

E é por isso que neste post mostraremos o que é um sistema de roteirização, como ele funciona e de que maneira ele ajuda as empresas distribuidoras e atacadistas na prática a obterem resultados cada vez mais consistentes. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é um sistema de roteirização?

Adotar esse tipo de ferramenta nada mais é que planejar as rotas de maneira a encontrar um caminho otimizado, que evite itinerários muito complicados, que diminua a perda de tempo e as horas de condução do funcionário, assim como o excessivo consumo de combustível.

Na hora da tomada de decisão, ao considerar o melhor caminho para cumprir todo o percurso necessário para fazer todas as visitas e voltar, além de economizar com tempo e combustível, a empresa ganha eficiência operacional. Da mesma forma, o veículo também será poupado, pois com o apoio de um sistema de roteirização de entregas, caso haja carga, será transportado o volume de mercadorias mais adequado à sua cubagem.

Por meio de uma solução simples e eficiente, o itinerário dos representantes (ou da frota) pode ser traçado conforme as demandas e necessidades do negócio, uma vez que o planejamento da ferramenta segue uma lógica de prioridade. No entanto, é fundamental que o software esteja interligado aos demais setores da empresa — faturamento e produção, por exemplo —, além de ter que apresentar a funcionalidade de roteirizador.

Como ele funciona?

No universo comercial, problemas como ruídos na comunicação entre gestores, time de vendas externo e clientes são bastante recorrentes, e isso reflete negativamente nas vendas e nos resultados. Às vezes acontece de não saber onde está um pedido, por exemplo. Esses tipos de ocorrências diminuem bastante com o sistema de roteirização, que cria um plano de rotas para tornar as visitas dos vendedores aos clientes mais produtivas.

Dessa forma, a solução funciona como um aplicativo de vendas capaz de otimizar a gestão remota da equipe, gerenciar o itinerário de visitas aos clientes e rastrear em tempo real a localização dos representantes comerciais. No mesmo sentido, com o auxílio da ferramenta e diretamente da plataforma, também é possível:

  • montar graficamente o roteiro de visitas do vendedor;
  • distribuir estrategicamente os territórios de vendas;
  • segmentar a carteira de clientes em rotas de visitas por região;
  • determinar a melhor sequência de visitas;
  • consultar o resumo do roteiro feito pelo vendedor;
  • obter informações sobre quilometragem percorrida no roteiro atual e em jornada;
  • manter um eficiente controle de visitas a realizar e realizadas, entre outras funcionalidades.

Como o sistema de roteirização ajuda as empresas na prática?

Além de todos os benefícios que já foram citados, o sistema de roteirização serve para trazer o máximo de eficiência no processo de visitas aos clientes, e isso acontece em função de outras vantagens que mostraremos a seguir.

Organização de rotas

Organizar os itinerários de vendas consiste em fazer uma análise profunda sobre a carteira de clientes de cada representante, de modo a encontrar os percursos de visitação mais inteligentes e mais próximos entre si.

Por meio desse processo, a empresa reduz substancialmente o desperdício de tempo de deslocamento. Além disso, em cada dia de trabalho, ter organização ajuda o vendedor a controlar as visitas já realizadas e quais ainda faltam. Tudo isso traz um ganho incalculável para o negócio.

Informação em tempo real

Um dos maiores desafios no mercado distribuidor e atacadista é a dificuldade de gerenciar o time comercial à distância. Fatores ligados ao perfil da equipe de vendas, como falta de engajamento dos representantes comerciais e dificuldade de observar o andamento do trabalho são capazes de pôr tudo a perder — e podem ser fatais para qualquer negócio.

O sistema de roteirização permite que os gestores de vendas acompanhem a rota dos representantes em tempo real, tornando-a cada vez mais proveitosa e produtiva. Essa funcionalidade serve tanto para facilitar o controle dos líderes como para entender quando e onde cada colaborador está enquanto ele cumpre suas atividades externas.

Redução de custos

Diante de tanta utilidade, fica claro que o sistema de roteirização também promove a diminuição de gastos com erros de rotas, despesas com combustível e, principalmente, com perda de tempo e retrabalho. Se tudo isso pode ser evitado, os resultados da distribuidora serão diferenciados e a empresa obterá a tão desejada vantagem competitiva.

Avaliação de resultados

Outro grande desafio enfrentado pelos gestores do setor é gastar muito tempo pesquisando informações a respeito do rendimento das visitas e das vendas. Com o apoio dos dados disponibilizados em tempo real, a avaliação de desempenho e dos resultados pode ser feita com maior clareza e mais agilidade.

Tudo isso proporciona um controle mais efetivo por parte dos líderes, também com mais facilidade para acompanhar a evolução dos negócios, sem precisar ampliar os investimentos.

Por fim, é evidente que neste mercado os representantes comerciais têm tempo limitado para visitar os clientes de sua carteira. Com isso, tanto a quantidade como a qualidade de suas visitas diárias ficam comprometidas, o que impacta diretamente no faturamento do atacadista ou distribuidor.

Com tantos benefícios, fica notório que a forma mais eficiente de contornar essa dificuldade e extrair o máximo de seu time de vendas externas é contar com a otimização das rotas por meio de um bom sistema de roteirização. A ION Sistemas, tem o ION Rotas, que pode te ajudar nesse processo.

Se você quiser conhecer melhor o ION Rotas, o mais completo sistema de roteirização para o seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo. Ter a chance de formar uma parceria de sucesso com você será algo incrível!

ION SISTEMAS