fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Como ingressar no mundo da logística 4.0?
Como ingressar no mundo da logística 4.0? [ionsistemas]

Como ingressar no mundo da logística 4.0?

A logística é uma das atividades mais antigas do mundo, tendo sido usada na construção de monumentos como as pirâmides do Egito e Macchu Pichu, no Peru.

Milhares de anos de história nos mostram como essa atividade veio se desenvolvendo ao longo tempo, tendo uma profunda transformação a partir do surgimento das tecnologias da informação e comunicação — TICs.

Mais recentemente, com o desenvolvimento de tecnologias como a inteligência artificial (IA), o machine learning (ML) e robotização, a logística ganhou um novo impulso, passando a ser chamada de logística 4.0.

E por que o 4.0? Porque estamos falando da quarta revolução industrial, proporcionada por tecnologias nunca antes disponíveis para a humanidade.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é logística 4.0 e como inserir sua empresa neste contexto. Continue a leitura!

O que é logística 4.0?

A logística 4.0 consiste na gestão da cadeia de abastecimento de uma empresa através de soluções tecnológicas que permitem otimizar processos, eliminar falhas e escalar as operações, de modo a satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes finais.

Em outras palavras, a logística 4.0 faz uso das tecnologias disponíveis para promover melhores serviços aos seus clientes, com o objetivo de garantir a satisfação e fidelização dos mesmos.

E de que tecnologias estamos falando? Big Data, Internet das Coisas (IoT), Data Analytics, robótica, inteligência artificial, machine learning, automação robótica, dentre outras.

A tríade da logística 4.0

De modo geral, a logística 4.0 se concentra em três eixos fundamentais: automação, conexão e decisão.

A automação logística tem por objetivo realizar tarefas repetitivas de modo automático, sem intervenção humana. Deste modo, sua empresa ganha mais eficiência através da redução de falhas e pela possibilidade de atuar 24/7, sem interrupções.

A conexão, por sua vez, diz respeito à integração de soluções de maneira que elas compartilhem dados em tempo real. Assim, além de automatizar tarefas, você alimenta a inteligência do seu negócio de forma ágil e eficaz, favorecendo o terceiro eixo desta tríade: a decisão.

Tomar decisões mais conscientes, pautadas em dados e análises profundas é o terceiro pilar da logística 4.0. Ele só é possível através dos outros dois eixos, pois eles dão suporte ao processo de tomada de decisão.

Com decisões mais assertivas, você reduz os riscos ao negócio e aproveita melhor as oportunidades de mercado que se apresentam.

Como a logística 4.0 apoia sua gestão da cadeia de suprimentos?

À medida que você implementa a logística 4.0, seus processos se tornam mais ágeis, eficientes e seguros. Mas existem outras vantagens ainda mais interessantes. Confira:

Previsão de demanda mais assertiva

Como você sabe, a previsão de demandas é um dos processos de maior impacto na logística de uma empresa. A partir desse dado, você calcula quantas pessoas precisa na linha frente, custo e prazos de distribuição, necessidade de contratações, dentre outras coisas.

Pois bem, com o uso de recursos como inteligência artificial e machine learning, essa previsão passa a ser mais dinâmica, atualizada a cada segundo de operação do seu negócio.

Assim, você tem dados reais no momento exato em que precisa tomar decisões de investimentos. Logo, age com mais rapidez para evitar possíveis gargalos ou perdas.

Automatização de processos

A automação robótica já ganhou muito espaço na logística empresarial e pode oferecer uma série de benefícios para quem investe nessa tecnologia.

Processos de separação de produtos e gestão de estoques agora podem ser feitos por meio de cobots (robôs que trabalham de forma colaborativa com humanos), drones e shuttles, por exemplo.

Veículos automatizados transportam mercadorias sem a necessidade de motoristas e empilham produtos sem que você precise se preocupar com isso.

Integração de dados

Uma das maiores propulsoras da quarta revolução industrial foi a análise de dados. E quanto mais avançamos nesta área, mais a logística ganha. Isso porque, através da análise de dados, você tem um panorama completo da performance da sua empresa e pode, a partir daí, tomar melhores decisões.

Aqui, entram em cena os sensores RFID, que permitem o rastreio de produtos de ponta a ponta, e as prateleiras inteligentes, que enviam dados através de IoT toda vez que produtos são adicionados ou retirados.

Desse modo, seu banco de dados é atualizado constamente, favorecendo o controle de estoques e aumentando a eficácia da sua gestão.

Com tantas facilidades assim, certamente você está se perguntando “ok, e por onde eu começo?”.

Como implementar a logística 4.0 na sua empresa

A implementação da logística 4.0 é um processo contínuo, em que você está constantemente avaliando a qualidade da sua cadeia de suprimentos e como pode melhorá-la através de novas tecnologias.

Por isso, o melhor é não se afobar e começar devagar, mudando um processo por vez. Assim, sua equipe terá tempo de se adaptar ao novo cenário e você também poderá monitorar a adesão ao novo modo de operar.

Dito isto, vamos ao passo a passo para implementar a logística 4.0 no seu negócio:

Avalie sua estrutura atual

O primeiro passo para implementação da logística 4.0 é entender quanto da sua operação já é digitalizada. Além disso, verificar o quão efetiva essa estrutura é.

Portanto, reúna seu time e faça um mapeamento de todos os processos, listando tecnologias utilizadas, bem como pontos positivos e negativos de cada uma.

Verifique possíveis integrações

O passo 2 na sua jornada de implementação da logística 4.0 é verificar o quão integrado seu sistema atual está não só internamente, mas também externamente.

Em outras palavras: seu setor logístico conversa com os outros setores da empresa? Se a resposta for sim, mapeie essas integrações e liste possíveis gaps, como perda de dados ou lentidão.

Se não, comece a estruturar uma conexão entre tecnologias, de modo que você possa apresentar isso a potenciais fornecedores no momento de atualizar suas tecnologias.

Busque parceiros estratégicos

Ingressar no mundo da logística 4.0 não significa que você precisa mudar o core business da sua empresa para tender todos os meandros dessa área.

Pelo contrário, o ideal é que você encontre os parceiros certos para implementar as melhores tecnologias e, assim, poder se focar ainda mais no objetivo central da sua organização.

Entenda os 7 passos estratégicos para melhorar sua cadeia de suprimentos

Outro ponto fundamental na hora de implementar a logística 4.0 na sua empresa é saber para onde olhar no momento de mapear e digitalizar processos, certo?

Por isso, você não pode deixar de ler o artigo 7 passos essenciais para melhorar sua cadeia de suprimentos.

ION SISTEMAS