fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  7 formas de escalar sua logística de distribuição
7 formas de escalar sua logística de distribuição [ionsistemas]

7 formas de escalar sua logística de distribuição

Graças à globalização e aos avanços tecnológicos, hoje em dia até mesmo os pequenos comerciantes podem transpor barreiras e vender produtos para o mundo todo.

Para sermos bem sinceros, é possível montar um e-commerce simples em questão de horas ou mesmo cadastrar-se em um marketplace com muito poucos recursos.

Mas o que pega mesmo na hora de fazer o negócio crescer é a logística de distribuição.

Enviar produtos com prazos cada vez menores, garantindo a qualidade das entregas e a satisfação dos clientes no processo é o que deixa muitos empresários acordados à noite.

E não é para menos, afinal, consumidores B2B esperam um atendimento diferenciado e costumam ser mais exigentes.

Nesse sentido, o que você pode fazer para escalar sua logística de distribuição e não perder mais negócios?

Mapeie sua capacidade logística

Antes de realizar qualquer mudança, é fundamental que você conheça seus processos logísticos de ponta a ponta.

Esse mapeamento envolve desde os seus fornecedores de matéria-prima até os parceiros de entrega, passando por todos os seus processos de produção.

Portanto, é um trabalho minucioso, mas que vale a pena na medida em que fornece um panorama bastante detalhado de cada etapa a ser vencida até que seus produtos cheguem ao cliente final.

Com esse levantamento em mãos, você poderá compreender sua capacidade de expansão com a estrutura atual e quanto precisará investir para escalar sua logística de distribuição.

Avalie seu perfil de risco

Expandir dos negócios é sensacional. Mas será que você faria isso a qualquer custo?

Digamos que você tem uma empresa ambientalmente responsável, que utiliza embalagens recicláveis. E que, para escalar a logística de distribuição, precisaria contar com um parceiro de negócios que não tem a mesma visão. Será que você abriria mão dos seus valores para vender mais?

Ter isso em mente significa avaliar os riscos da sua expansão e estar consciente daquilo que é factível no momento e do que não faz sentido para a sua marca.

Outras possibilidades de riscos que devem ser avaliados é a demora nas entregas, o estado das mercadorias no momento do recebimento pelos clientes e até mesmo o atendimento, caso você contrate alguma empresa terceirizada para fazer esse trabalho.

Prime pela visibilidade de remessa

Ter ferramentas e mecanismos de acompanhamento em tempo real que primem pela visibilidade de remessa também é uma forma de compreender o que pode ser otimizado na sua cadeia de suprimentos.

Além disso, esse tipo de monitoramento permite que sua empresa ofereça informações precisas sobre o estado dos pedidos, como a localização, estimativa de entrega e necessidades especiais durante o recebimento das mercadorias.

Aqui, a tecnologia exerce um papel bastante importante, já que ela se torna uma ponte entre os dados e a sua tomada de decisão quanto a como escalar sua logística de distribuição.

Conte com a logística inbound

Logística inbound ou logística de entrada é o conjunto de processos que envolvem a saída de insumos dos seus fornecedores até a sua empresa.

Embora muitas vezes não queiramos nos envolver com esses processos, para otimizar sua cadeia de suprimentos a ponto de escalar sua logística de distribuição, talvez este seja o melhor caminho.

Uma boa forma de agilizar seus processos é ter sistemas plenamente integrados com seus fornecedores, de modo que eles sejam acionados quando a sua empresa atingir um estoque mínimo de matéria-prima.

Assim, você garante que a sua produção não vai ficar parada e o seu setor de logística e distribuição terá trabalho constante. Desse modo, fica mais simples dimensionar o seu crescimento e, claro, a estrutura necessária para esse aumento de produtividade.

Tenha uma boa previsão de demandas

Para que você providencie toda a infraestrutura necessária para escalar a logística de distribuição precisa de uma boa previsibilidade de vendas. Só assim saberá qual será a demanda real do seu setor de logística.

E como resolver essa questão? Com tecnologia, é claro.

A previsibilidade de vendas pode ser feita com base em dados históricos registrados no seu CRM e a partir de pesquisas de mercado bem elaboradas.

Com esses dados em mãos, você sabe exatamente qual será o fluxo de mercadorias a serem distribuídas a cada mês. Logo, terá condições de planejar melhor cada passo da sua logística de distribuição.

Mantenha a flexibilidade

O mercado está em constante transformação, levando embora alguns modelos de atuação e trazendo outros mais inovadores e alinhados à nova realidade. Por isso, é importante manter-se pronto e adaptável a essas mudanças, para não perecer por falta de maleabilidade nos negócios.

Nesse sentido, dê preferência à hibridização de ferramentas em vez da padronização. Quando criamos um padrão imutável, ficamos presos a processos e tecnologias que ficam rapidamente obsoletos.

Por outro lado, a hibridização permite que essa maleabilidade que comentamos, com mudanças mais ágeis e adaptações menos traumáticas para a sua equipe.

Transforme-se digitalmente

Como você deve ter notado, para que a logística de distribuição seja escalável, sua empresa precisa de integração total. E, para isso, tem que investir em transformação digital.

A digitalização de processos e modelos de negócios é a melhor forma de atender a um mercado em constante mudança, que exige resiliência, adaptabilidade e proatividade para oferecer sempre os melhores serviços e produtos.

Ao digitalizar seus processos, você ganha velocidade, acuracidade, produtividade e segurança, mantendo o máximo controle sobre suas operações. Além disso, evita o gasto excessivo de recursos para escalar pessoas na mesma proporção de crescimento dos processos.

Conte com a ION Sistemas

Aqui na ION, sabemos o quanto é difícil escalar negócios sem perder a essência da sua marca. Por isso, desenvolvemos tecnologias que se integram facilmente a outras soluções, dando a você a liberdade de crescer de forma rápida, segura e totalmente alinhada às demandas de um mercado em constante movimento.

A cada dia, renovamos e inovamos nossas tecnologias para que a sua empresa tenha sempre as melhores soluções e encontre o caminho do sucesso.

Conheça agora mesmo nosso pool de soluções e transforme sua logística de distribuição em mais um veículo de resultados para o seu empreendimento!

ION SISTEMAS