fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Logística   /  O que faz a logística de suprimentos e quais os benefícios da estratégia?
logística de suprimentos

O que faz a logística de suprimentos e quais os benefícios da estratégia?

Distribuidoras e atacadistas — mesmo aquelas que têm pouco tempo de atuação no segmento — conhecem a essencialidade de haver a adoção de cuidados na cadeia de produção para a sua respectiva otimização. Afinal, isso não apenas gera reflexos positivos sobre a produtividade (de ponta a ponta), mas também reduz a probabilidade de existirem entraves futuros que prejudiquem o andamento da operação.

Nesse sentido, a logística de suprimentos desempenha um papel estratégico, elevando os resultados do Supply Chain e, quando iniciada de maneira integrada no começo da cadeia, com o gerenciamento de insumos e materiais, e com o emprego da tecnologia para a automatização dos processos, é possível perceber um sem-número de benefícios. Basicamente, ela é a área que envolve os fluxos percorridos pelos produtos e pela matéria-prima.

A finalidade principal, por sua vez, é, então, satisfazer as demandas operacionais no que tange aos materiais. Por isso, quando bem-feita, implica uma adequada coordenação da movimentação dos suprimentos. Considerando a relevância do tema, elaboramos um post que trará as principais informações acerca desse ramo da logística empresarial. Continue a leitura e fique por dentro!

O que efetivamente é a logística de suprimentos?

De maneira simples, é possível entender a logística de suprimentos como o processo que abarca a armazenagem, o transporte e a aquisição de insumos dentro do que se conhece por “movimentação de mercadorias”. A sua tamanha relevância reside no fato de que, quando existem deslizes no seu planejamento, tanto para distribuidoras quanto para atacadistas, podem implicar:

  • a ausência de materiais para a revenda;
  • a necessidade de adquirir itens em caráter emergencial;
  • a geração de paradas não programadas na linha produtiva;
  • a falta de insumos na linha produtiva.

Qual é o papel desempenhado por atacadistas e distribuidoras?

Em geral, atacadistas e distribuidoras assumem as atribuições não centrais, agregando maior valor por serem, basicamente, aquelas que geram as logísticas de distribuição, de armazenagem e de gerenciamento do estoque. Em se tratando do transporte, não é incomum, por exemplo, vê-las envolvidas na coleta de mercadorias nos fabricantes e na administração de toda a atividade — inbound e outbound.

Já em relação à armazenagem, geralmente, são mantidos centros de distribuição por toda a região abarcada por elas e é disponibilizado aos clientes um serviço de entrega com um bom nível de qualidade. Além disso, usualmente, elas também têm bons conhecimentos tributários, de modo que as áreas de armazenagem são dispostas em localidades com benefícios fiscais significativos.

A verdade é que atacadistas e distribuidoras têm a chance de “movimentar-se” a uma velocidade incomparável aos fabricantes. No atual cenário em que vemos que o público passou a exigir, por exemplo, entregas muito mais céleres, essas empresas também apresentam maior flexibilidade para a implementação de programas que visam trazer mais valor para o cliente.

Além disso, há que se falar que elas oferecem benefícios bastante exclusivos aos fabricantes, atuando como uma espécie de “extensão” da força de vendas. Essa “terceirização” de responsabilidade viabiliza que eles se mantenham concentrados na pesquisa e no desenvolvimento (P&D) e na manufatura. Em suma, elas são agentes intermediários tanto de compra quanto de comercialização de mercadorias.

Quais são as vantagens principais de executar essa estratégia de maneira bem-sucedida?

Inicialmente, podemos destacar a diminuição de custos a partir de diversos aspectos, já que, por exemplo, a manutenção de uma relação mais próxima com os fornecedores permite que preços mais atrativos sejam negociados. Isso também é uma verdade no que tange a melhores prazos e formas de pagamento mais vantajosas.

A otimização da utilização de recursos também é resultado de uma logística de suprimentos bem-feita, haja vista que, a partir da reestruturação de processos, torna-se viável planejar as quantidades com mais precisão. Isso diminui as chances de haver prejuízos — inclusive provenientes de uma armazenagem inapropriada. Além disso, o bom planejamento impacta positivamente a eficiência de toda a cadeia, pois a integração traz melhorias ao fluxo de informações e torna a tomada de decisão privilegiada.

Mais agilidade é outro benefício da estratégia, justamente em razão da eficiência que é alcançada. Esse elemento também está ligado à possibilidade de decidir com mais rapidez e consciência.

Por fim, ainda é possível falar da geração de vantagens sobre a concorrência. Com a implementação da logística de suprimentos, os processos produtivos têm um melhor funcionamento, que se dá, inclusive, por meio de uma comunicação interligada. Isso gera reflexos até na satisfação dos clientes, pois passa a haver garantias de mercadorias de maior qualidade, além de maior pontualidade nos prazos. Isso evita que haja perdas de vendas por indisponibilidade de produtos.

Como a logística de suprimentos pode ser colocada em prática?

Quando se trata de colocar a logística de suprimentos em prática de maneira eficiente, é altamente recomendável fazer algumas mudanças, que incluem:

  • traçar o mapeamento dos processos empresariais, buscando reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos;
  • treinar o quadro de profissionais de departamentos diversos acerca da relevância da integração entre os setores de produção, em especial entre a Supply Chain e a logística;
  • manter uma boa comunicação com os fornecedores, visando a negociação de preços mais atrativos para a aquisição de insumos;
  • realizar planejamentos de modo estratégico buscando contemplar uma visão integrada, por exemplo, fazendo uso de um software que gere relatórios e gráficos para uma análise acurada de dados;
  • estudar os resultados encontrados e implementar as mudanças que pareçam necessárias nas operações logísticas etc.

De que maneira a ION Sistemas pode auxiliar nesse sentido?

A ION Sistemas é uma empresa de softwares alocados na nuvem que automatizam o processo de vendas, de modo a assegurar mais produtividade e mais agilidade aos times responsáveis pela atividade. São diversos módulos disponíveis, como o ION Vendas, que, por exemplo, traz mais celeridade à emissão de pedidos; o ION Reports, que elabora relatórios personalizados e que permite que se tenha em mãos indicadores de fácil compreensão para uma tomada de decisão mais acertada, e o ION Rotas, que viabiliza o acompanhamento da rota da equipe de vendas em tempo real e oportuniza que haja mais eficiência nas visitas.

Como você pôde ver, a logística de suprimentos — se bem executada — traz uma infinidade de benefícios, viabilizando a exploração de todo o potencial que atacadistas e distribuidoras têm para alcançar um maior destaque no mercado. Contudo, para implementá-la de forma bem-feita, é imperativo contratar softwares de gestão logística que abarquem os mais diversos desdobramentos da atividade, contemplando-a de ponta a ponta.

É aí que a ION Sistemas se mostra uma aliada e tanto para possibilitar que os direcionamentos necessários para a melhoria da sua operacionalidade sejam reconhecidos e colocados em prática. Quer saber mais sobre como podemos auxiliá-lo? Visite o nosso site e veja as nossas soluções!

ION SISTEMAS