fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Logística de transporte: 7 táticas para melhorar sua estratégia
Logística de transporte: 7 táticas para melhorar sua estratégia [ionsistemas]

Logística de transporte: 7 táticas para melhorar sua estratégia

A logística de transporte é peça-chave na manutenção da sua estratégia de relacionamento com clientes, uma vez que ela garante a satisfação com relação aos prazos e qualidade no recebimento de mercadorias.

Sempre que ela acontece de forma impecável, sua marca ganha pontos com o público consumidor. Por outro lado, quando existem falhas, sua imagem e reputação sofrem pequenas avarias que, quando somadas, podem comprometer toda uma estratégia de marketing e vendas.

Por isso, planejar, monitorar e aprimorar constantemente a logística de transporte é fundamental para que sua empresa se mantenha competitiva e crescente no mercado.

Continue a leitura e saiba como das os primeiros passos rumo a esse objetivo!

Otimize a gestão do seu armazém

A logística de transporte é impactada diretamente pela organização do seu armazém. Isso porque, quanto mais ágil for a separação e preparação dos produtos para serem enviados, mais rápido será o carregamento. Logo, mais cedo sairá o transporte rumo ao cliente. Portanto, comece organizando seu armazém de modo que os produtos sejam facilmente encontrados, separados e embalados.

Você pode contar com a ajuda de tecnologias como dispositivos RFID ou com IoT (Internet das Coisas) para melhorar a rastreabilidade dos seus produtos no armazém.

No último caso, a IoT pode, ainda, contribuir para acelerar outros processos, como produção e reposição de estoque, enviando dados em tempo real sobre a saída dos produtos do armazém.

Treine sua equipe

Uma equipe bem treinada também faz toda a diferença na hora de estruturar uma logística de transporte eficiente. Afinal, tecnologia todos têm. Mas uma equipe em sinergia, capaz de gerar resultados surpreendentes, é difícil de formar.

Por isso, invista no treinamento da sua equipe de logística, oferecendo qualificação profissional técnica e comportamental para que ela se torne cada dia melhor.

Você pode começar oferecendo treinamentos sobre tecnologias e ferramentas, mas lembre-se de que o que gera valor real é a inteligência e a capacidade criativa das pessoas.

Nesse sentido, invista também no desenvolvimento de soft skills, como empatia, inteligência emocional, liderança e criatividade, dentre outras.

Automatize a gestão de transportes

Se você tem uma frota própria, não pode abrir mão de ferramentas de gestão de transportes. Além de reduzir falhas, elas também contribuem para uma melhor otimização de rotas e acompanhamento de todos os veículos.

Um software de gestão de transporte pode centralizar informações de todos os veículos em deslocamento, rastreá-los em tempo real e garatir mais segurança para o seu time de campo.

Você também pode acompanhar as entregas de forma sistemática e manter seus clientes informados passo a passo, melhorando a experiência do cliente e a credibilidade da sua marca.

Simplifique o carregamento

Quanto mais ágil e eficiente for o carregamento dos veículos de transporte, mais rápido seus clientes receberão as mercadorias. Consequentemente, menores serão os prazos de entrega e maior será a satisfação dos compradores.

Mas como atingir um nível de eficiência máximo nisso?

Através da tecnologia combinada com a inteligência humana. Já existem cobots — robôs que trabalham em parceria com humanos — que ajudam a automatizar tarefas e encontrar melhores formas de executar determinadas atividades.

Nesse sentido, você pode usar o melhor dos dois mundos para ter um carregamento mais eficiente, otimizando não só o tempo, mas também o espaço dentro de cada veículo.

Afinal, quanto melhor acondicionado estiver cada produto, mais unidades poderão ser transportadas por um único veículo, reduzindo seus custos logísticos.

Reduza as distâncias

Levar seus produtos cada dia mais longe pode significar estabelecer parcerias que permitam encurtar as distâncias. Em outras palavras, ter armazéns e distribuidores estrategicamente localizados para acelerar suas entregas.

É o que fazem grandes empresas que possuem atividade em todo o território nacional — e às vezes internacional.

Em vez de uma única base, da qual todos os produtos são enviados, elas estabelecem pontos de distribuição que permitem enviar os produtos de forma acelerada em determinadas regiões.

Assim, as entregas se tornam mais rápidas e, à medida que os clientes tomam conhecimento dessa rapidez, passam a optar por essas marcas com prazo e entregas mais competitivos.

Utilize softwares automatizados

A automação logística é uma realidade que não pode ser ignorada no setor. Quanto mais atividades automatizadas você tem, mais eficiente sua empresa se torna.

Do armazém ao carregamento, passando pelo transporte e entrega, é possível automatizar inúmeras tarefas e assim reduzir gargalos operacionais, aumetando a eficácia dos seus processos.

Armazéns já contam com braços robóticos que fazem a separação de mercadorias e veículos autônomos que fazem o transporte interno, possibilitando uma jornada 24/7.

A automação também acontece na atualização de estoques, envio de pedidos de reposição de mercadorias e até compras de insumos junto a fornecedores, integrando todas as operações de ponta a ponta.

Seja data driven

Como última dica para melhorar sua estratégia de logística de transporte, analise dados, sempre. Ou seja, desenvolva uma cultura data driven na sua empresa, onde os dados forneçam insights estratégicos para a tomada de decisões.

Se a automação já está em voga, se você já usa IA, basta começar a coletar e analisar dados de forma sistemática, entendendo quais deles são vitais para o seu negócio.

Aqui na ION Sistemas, investimos em tecnologia de ponta para que você possa investir no que realmente importa: o crescimento da sua empresa. Por isso, desevolvemos soluções que te ajudam a integrar processos, analisar dados e acelerar resultados.

Se você quer dar o próximo passo em direção a uma empresa mais competitiva e antenada com o que há de melhor no mercado, fale conosco hoje mesmo!

ION SISTEMAS