fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Logística   /  Logística de distribuição: o que é e como funciona?
logística de distribuição

Logística de distribuição: o que é e como funciona?

As empresas geralmente querem atingir a eficiência por meio da produtividade e da economia. Contudo, para chegar a esse patamar, é necessário adotar estratégias na logística de distribuição, pois é o setor que mais está perto do cliente devido à entrega das mercadorias.

Esse relacionamento é fundamental para ajudá-los a formarem uma opinião sobre os serviços prestados pela organização. Assim, nessa experiência eles optam por fazer uma compra ou não de algum produto da marca. Logo, é preciso entender como funciona esse departamento e de que maneira é possível trazer mais eficiência a ele. E então, vamos aprender?

O que é logística de distribuição?

A logística de distribuição é o fluxo de tarefas que proporciona a entrega dos produtos aos compradores nos prazos estabelecidos. No entanto, esses clientes podem ser também distribuidores ou atacadistas que comercializam as mercadorias.

Para isso, são realizadas diversas etapas como: venda dos itens, montagem, estocagem, envio para os compradores, cobranças, pagamentos e demais prestações de contas. Por isso, essa atividade requer atenção e investimentos pelos gestores, visto que ela tem forte impacto na rentabilidade do negócio.

Como funciona a logística de distribuição?

Os gestores precisam encontrar formas de aprimorar as operações, de modo que os processos sejam otimizados, ágeis, seguros e baratos. Todavia, é essencial que haja estratégias que envolvam outros departamentos da empresa, pois elas buscarão a melhor forma de se comunicar com o consumidor e entender suas demandas, por exemplo. Dessa forma, é primordial conhecer seu funcionamento, veja!

Gestão de frotas e controle de frete

Primeiramente, a logística de distribuição decidirá qual o melhor meio de transporte, sendo ele de frotas próprias ou terceirizadas. Ainda, o tipo de veículo mais adequado e o tipo de cobrança que será feito. Também, considere os gargalos operacionais e o planejamento estratégico.

Checagem de cargas e estoque

Outro ponto relevante a ser definido é o manuseio das embalagens para evitar acidentes e reduzir prejuízos, já que há produtos frágeis e que precisam de maior proteção para chegarem aos clientes sem avaria. Assim, considere as quantidades, tipos e destinos para que aconteça com excelência.

Roteirização

roteirização faz o planejamento da rota para evitar atrasos e desperdícios de recursos com combustíveis, desgaste dos veículos, tempo e motoristas. Ela é imprescindível para a empresa conseguir maior rentabilidade.

Acompanhamento de indicadores de desempenho

Nenhum setor dentro de uma empresa deve ficar sem análises. Elas são fundamentais porque os gestores terão métricas delimitadas e relatórios constantes permitindo uma avaliação que identifique problemas, os quais podem comprometer a eficiência dos processos.

Quais são as dicas para tornar essa logística mais eficiente?

Para obter maior eficiência na logística de distribuição, você deve utilizar os processos que serão ofertados nos itens abaixo.

Invista em sistemas de gestão

Um sistema de gestão reúne todas as informações e monitora os processos. Assim, diversas atividades e setores podem ser automatizados para facilitar o trabalho dos colaboradores, já que a plataforma integra várias áreas. Nesse sentido, pode-se usar um programa de Enterprise Resource Planning (ERP) que atua desde a compra de mercadorias e controle de reposição de estoque até o recebimento das vendas.

Planeje previamente o estoque

O estoque precisa ser planejado para não faltar mercadorias ao abastecer os caminhões. Ainda, saiba equilibrar quais produtos têm mais saídas para tê-los no estoque e quais costumam ficar mais tempo parados. Isso permite que dinheiro não fique estagnado e que os espaços possam ser utilizados por aquelas que vendem mais facilmente. Mais uma dica é entender a demanda dos clientes para que o armazém seja compatível com a guarda dos produtos sem que eles estraguem ou percam a validade.

Use a tecnologia

Invista em tecnologia para garantir a eficiência da sua empresa. Com softwares adequados é possível aumentar a produtividade e reduzir custos em todo o processo. Aliás, ajuda a firmar o relacionamento com os clientes e a identificar gargalos que causem prejuízos.

Em suma, a logística de distribuição precisa ser eficiente para transformar o negócio. Desse modo, quem consegue executar satisfatoriamente essas operações ganha mercado e tem maiores lucros. Afinal, o cliente tem cobrado agilidade e excelência por parte das empresas.

Esta publicação foi útil para você? Compartilhe esse conhecimento em suas redes sociais.

ION SISTEMAS