fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Tecnologia   /  8 benefícios da tecnologia de armazenamento em nuvem para sua empresa

8 benefícios da tecnologia de armazenamento em nuvem para sua empresa

Você já deve ter ouvido falar sobre a tecnologia cloud computing, ou armazenamento em nuvem. Agora chegou a hora de entender como essa tecnologia funciona e de que modo ela pode ajudar sua empresa a crescer.

Isso porque a tecnologia de armazenamento em nuvem se trata do arquivamento e hospedagem de todos os dados que sua empresa possui — informações de estoque, histórico de compras e vendas, códigos, preços, nomes de produtos, cadastro de clientes etc. — em um sistema que pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer dispositivo conectado à internet, como computador, tablet e smartphone. Quer conhecer seus benefícios? Então, continue a sua leitura!

Que nuvem é essa que armazena todos os dados?

Data centers são fortalezas compostas por milhares de servidores com alto desempenho. São nesses servidores que as informações ficam armazenadas e seguras, pois entre as medidas de segurança estão a exigência de login e senha, a criptografia e o envio das informações em diversas partes, para que ninguém consiga ter acesso ao banco de dados armazenados ali. Alguns exemplos de nuvem: Amazon, Google, Microsoft, Dropbox, Apple e Mega.

Como funciona o armazenamento na nuvem?

Nesse caso, um fornecedor disponibiliza para os seus clientes a possibilidade de colocar e manter os dados da empresa em um armazenamento fora do local. Assim, é possível alugar capacidade de armazenamento por mês ou sob demanda.

Ao realizar essa contratação, o armazenamento em nuvem hospeda as informações do cliente em um data center próprio, fornecendo infraestrutura de computação, arquivamento e rede com base em taxas. Além disso, existe a alternativa de adquirir capacidade de armazenamento ilimitada nos servidores de um provedor.

Ou seja, em vez de armazenar os dados da empresa em dispositivos locais, por exemplo, em uma unidade de disco rígido, os clientes optam por um provedor de armazenamento em nuvem para hospedar as informações por meio de um mecanismo remoto, que podem ser acessadas usando uma conexão à internet, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quais as vantagens dessa tecnologia para o meu negócio?

A tecnologia de armazenamento em nuvem pode proporcionar uma série de vantagens para a empresa. Veja as principais!

1. Agilidade

Com as informações em nuvem, você facilita não só o acesso a elas, mas a forma de acesso — que poderá ser feita em qualquer lugar que tenha um dispositivo com conexão à internet. Isso exclui a necessidade de o vendedor precisar ir até o escritório para concluir os pedidos, por exemplo. Com o ION Vendas, que utiliza a tecnologia cloud computing, é possível fazer tudo com apenas alguns toques no smartphone ou no tablet.

2. Economia de dinheiro

Ao aderir à tecnologia de computação em nuvem, sua empresa deixará de gastar com manutenções de sistemas internos. Os gargalos que muitas vezes atrapalham o bom funcionamento dos processos deixarão de existir, pelo simples fato de que a tecnologia em nuvem é simples, rápida e eficiente. Mais assertividade, menos problemas.

3. Otimização dos processos

Esqueça aquela cena em que a força de vendas passa o dia ligando para confirmar a disponibilidade e o preço de produtos. Com a tecnologia em nuvem utilizada pelo ION Vendas, todas as alterações feitas no sistema seja de estoque ou de preço são atualizadas em tempo real no dispositivo de cada vendedor. Isso facilita não só a vida de quem compra e vende, mas também diminui a incidência de devoluções e trocas.

4. Segurança dos dados

Sabe quando você está no meio de um processo — um pedido de compra, por exemplo — e o celular ou tablet para de funcionar, cai ou algum incidente do tipo acontece? Graças à tecnologia de armazenamento em nuvem, utilizada pelo ION Vendas, os dados ficam salvos até que você possa reconectar e recomeçar de onde parou. Nada de retrabalho.

5. Liberação de espaço

Diferentemente dos servidores locais, que exigem um investimento mais elevado para proporcionar uma maior capacidade de armazenamento, a tecnologia de armazenamento em nuvem permite ampliar esse espaço com menores investimentos. Isso porque conta com um disco rígido remoto, que viabiliza a sua expansão conforme as necessidades da empresa.

Dessa forma, fica mais fácil minimizar os custos com relação à infraestrutura, além de liberar espaço nos dispositivos com a transferência de arquivos mais pesados para a nuvem. Como consequência disso, a produtividade dos colaboradores aumenta, tendo em vista que os processos ficarão mais ágeis.

6. Facilidade de compartilhamento

Por meio da computação em nuvem, tanto os gestores quantos os funcionários podem compartilhar arquivos de maneira simples. Além disso, é possível restringir o acesso apenas para pessoas autorizadas e que realmente necessitem daquelas informações.

Essa praticidade permite que a organização mantenha as suas operações em pleno funcionamento mesmo no trabalho remoto ou em relação aos profissionais que estejam atuam fora da empresa, desde que eles tenham acesso à internet em algum dispositivo.

7. Escalabilidade

Essa vantagem se trata da possibilidade de expandir as funcionalidades contratadas com o objetivo de atender uma demanda maior, bem como diminuí-las caso seja necessário. Desse forma, empresas que se encontram em desenvolvimento de seus negócios podem usar a escalabilidade da nuvem para dar conta das novas necessidades sem parar as operações.

Então, caso seja preciso ter mais espaço para arquivar informações e dados diversos, basta conversar com a empresa fornecedora do serviço contratado.

8. Maior integração da equipe

Quando a companhia implementa a tecnologia em nuvem, todos os arquivos contendo os dados ficarão centralizados em um único local. Com isso, ocorre um aumento de produtividade devido à colaboração e à agilidade dos colaboradores envolvidos nas atividades.

Outro ponto que deve ser ressaltado é uma maior integração das equipes, que favorece a solução de problemas, além de otimizar recursos e tempo, o que atesta que as inovações tecnológicas são aspectos fundamentais para flexibilizar o dia a dia de trabalho na empresa e para o melhor desempenho dos negócios.

Agora que você entende melhor o que é tecnologia de armazenamento em nuvem, como funciona e seus principais benefícios, para alcançar os melhores resultados, é importante contar com uma empresa capaz de fornecer as melhores ferramentas. Além de ser experiente e de boa reputação, ela deve disponibilizar todo o suporte necessário durante o processo de implementação.

Quer saber como as soluções oferecidas pela ION Vendas podem contribuir para esse processo? Então, para conhecer as demais vantagens, agende agora uma conversa com um de nossos consultores!

ION SISTEMAS