fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Custos logísticos: como um sistema pode ajudar a reduzi-los?
Custos logísticos

Custos logísticos: como um sistema pode ajudar a reduzi-los?

Para construir uma empresa bem-sucedida, é necessário ter uma ótima administração de todo o dinheiro que sai do seu caixa (isto é, dos seus custos), além de conhecer suas fontes geradoras. Nesse contexto, os chamados custos logísticos ganham destaque.

Felizmente, um bom sistema permite que os custos logísticos sejam bem monitorados, administrados e até reduzidos, garantindo que sua empresa torne-se rentável e líquida. E mais, potencializa a transformação digital das rotinas de trabalho e do estabelecimento.

Nos tópicos seguintes, ganhamos profundidade no assunto. Explicamos o que são custos logísticos e como um sistema pode ajudar a reduzi-los. Continue com a leitura!

O que são custos logísticos?

Pense nos custos logísticos como todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis) derivados da operação logística da empresa. Sendo assim, estão relacionados ao envio de produtos ou à manutenção de uma cadeia de suprimentos (supply chain).

Existem muitos exemplos de custos logísticos, sendo alguns dos principais:

  • custos com transportes;
  • custos com embalagens;
  • mão de obra empregada;
  • tributos sobre fretes;
  • tecnologias de logística.

Os custos logísticos tendem a variar de empresa para empresa. Em negócios de atacado ou distribuidoras, costumam ser significativos. Por causa disso, devem ser administrados com atenção e reduzidos com a ajuda de sistemas gerenciais de ponta.

Como um sistema pode reduzir custos logísticos?

Uma boa tecnologia promove uma série de vantagens, como a redução do número de erros diários e a melhor definição das rotas (roteirização). Tais benefícios contribuem para gerar economia em escala e reduzir custos não estratégicos. Veja mais a seguir!

Melhora o processo de roteirização

A logística depende da criação de boas rotas. Isto é, do percurso que será percorrido para entregar os produtos ou atender os clientes. Se essa rota é ineficiente, gasta-se mais tempo, energia e dinheiro que o ideal. Felizmente, um bom sistema agrega bastante eficiência.

Promove mais economia por escala

O uso da tecnologia também promove economia por escala. Significa que você conseguirá fazer mais coisas, como contatar mais clientes e despachar mais produtos, utilizando-se da mesma base de recursos. Assim, seus custos serão menores e mais bem diluídos.

Otimiza as decisões diárias

Em última análise, o processo de logística depende da qualidade das decisões diárias. Se ruins, haverá mais custos com retrabalho e outros problemas. Novamente, o sistema ajuda bastante, pois fornece ao gestor uma visão mais sistêmica e precisa do seu trabalho.

O que avaliar ao escolher um sistema?

Como podemos observar, há muitos benefícios ligados ao uso de um bom sistema. É possível reduzir os custos logísticos, visto que suas rotas serão melhores, ter produtividade superior e tomar decisões diárias mais eficazes. A questão é: como escolher um bom sistema?

É preciso olhar para, pelo menos, três coisas:

  • a cobertura das soluções, isto é, se suas funções realmente atendem as demandas da sua empresa;
  • a qualidade e credibilidade do seu fornecedor;
  • a relação custo-benefício das soluções oferecidas.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se de que a redução dos custos logísticos permite a construção de uma empresa mais rentável, líquida e competitiva. Para tal fim, é preciso contar com a ajuda de bons sistemas, como os fornecidos por nossa empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Conhecer nossas principais soluções e como elas podem potencializar seus resultados? É bem fácil: basta entrar em contato com a ION sistemas. Vamos lá?

ION SISTEMAS