fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  6 vantagens de um sistema de pedidos em nuvem para atacadistas
sistema de pedidos em nuvem

6 vantagens de um sistema de pedidos em nuvem para atacadistas

Atacadistas e distribuidores que não estiverem atentos às principais facilidades e tendências em tecnologia disponíveis no mercado, como é o caso de um sistema de pedidos em nuvem, correrão o risco de sacrificar seus resultados.

Afinal, quem deixa de adotar soluções benéficas para o seu negócio, muitas vezes em um curto prazo, pode se considerar carta fora do baralho. Principalmente em tempos em que a tecnologia tem se firmado como a principal aliada do mundo corporativo.

Neste post, apresentaremos como funciona um sistema de pedidos em nuvem e 6 vantagens da ferramenta para atacadistas e distribuidores. Continue a leitura e confira!

O que é e como funciona o sistema de pedidos em nuvem?

Intuitivo e com design familiar, qualquer pessoa pode ter uma experiência amigável com o sistema de pedidos em nuvem. De acordo com o padrão definido, a equipe comercial fica com mais autonomia para trabalhar e fechar a venda.

Tudo isso porque, basicamente, o termo “em nuvem” quer dizer que tanto o sistema quanto suas aplicações são hospedados remotamente, por meio da internet. No mesmo sentido, o acesso remoto a essas soluções também torna-se possível.

Em quais aspectos ele se diferencia de um sistema de pedidos local?

Na verdade, muitos distribuidores e atacadistas já contam com um sistema de pedidos. No entanto, na contramão das facilidades dos serviços em nuvem, o processamento e o gerenciamento das entradas de informações e dados são feitos manualmente, na maioria dos casos.

Vale destacar que além de a operação ficar com pouca evidência, processos manuais também são perigosos porque deixam margem para erros. Por outro lado, com uma solução em nuvem, as tarefas são automatizadas, o acesso é facilitado e todas as etapas relacionadas aos pedidos ganham maior visibilidade.

Quais são as vantagens da adoção desse tipo de ferramenta?

Agora que você já sabe que um sistema de pedidos em nuvem é bastante funcional principalmente devido às operações remotas, confira abaixo os benefícios que um atacado ou distribuidora podem ter com a solução.

1. Aumento da segurança

Soluções em nuvem se mostram mais seguras por um conjunto de fatores. Entre inúmeros padrões internacionais de segurança, os provedores de cloud computing utilizam modelos como criptografia avançada, SSL e ISO. Dessa forma, o risco de invasões e perdas de dados confidenciais é praticamente nulo.

No que se refere ao armazenamento de dados e arquivos, algumas indústrias ainda fazem backups de modo tradicional, demorando horas para copiar os registros. Já no software em nuvem, isso acontece automaticamente, por meio do espelhamento de servidores.

Esse processo não deixa a empresa perder dados, dado que, caso ocorra algum erro, as informações estarão disponíveis em outro servidor.

2. Ganho de mobilidade

Uma vez que sistemas e dados ficam armazenados em nuvem (e não no computador pessoal), é possível acessá-los por meio de outros dispositivos, como tablets ou smartphones. Para garantir o acesso, basta que estejam conectados à internet.

Além disso, a gestão remota e as rotinas de home office podem ser incorporadas sem perda de produtividade. Com tanta mobilidade, mesmo quando estiverem longe do espaço físico da empresa, gestores e representantes serão capazes de manter suas atividades e funções profissionais.

3. Fácil rastreabilidade

Um grande fluxo de entradas e modificações de pedidos faz parte da rotina de qualquer distribuidora. Por meio de uma solução em nuvem, tanto o acompanhamento quanto o rastreamento se tornam mais simples e facilitados.

Isso acontece porque a tecnologia em nuvem rastreia e gerencia os pedidos provenientes de todos os vendedores em todos os canais, o que assegura que as informações acerca do status de cada pedido estejam sempre atualizadas.

4. Atualização constante

Com o sistema de pedidos em nuvem, o controle de vendas fica bem mais fácil, uma vez que é possível acompanhar informações atualizadas constantemente, tanto por status quanto pelo histórico de pedidos, por exemplo. Isso traz mais transparência aos processos que envolvem uma negociação.

No caso das consultas de pedidos por status, o representante ou o gestor têm a chance de verificar o percentual de pedidos que já foram entregues, faturados, montados, se há algum bloqueio, o que foi liberado e o que ainda está pendente. Tudo isso atualizado em tempo real.

Por sua vez, por meio da pesquisa do histórico, colaboradores e líderes têm informações atualizadas e precisas de pedidos antigos referentes a horário, cortes, data de faturamento etc.

5. Diminuição de erros e falhas

Se uma empresa opta por utilizar um sistema manual ou recorre às planilhas, certamente os colaboradores perdem bastante tempo com acompanhamento, atualizações, rastreamento e correção de erros que poderiam ser evitados.

Afinal, acabar com a emissão de pedidos com inconsistências é uma das grandes oportunidades oferecidas por um sistema de pedidos em nuvem. Até porque, ao receber o pedido de um representante, lançar no sistema um item diferente do que o cliente solicitou é muito comum.

A boa notícia é que quando se utiliza a ferramenta certa, esse tipo de falha não ocorre, visto que o pedido é feito digitalmente e já entra diretamente no software da companhia.

6. Redução considerável de custos

Não é difícil concluir que todas as vantagens aqui citadas geram redução de custos, mas vale destacar que um sistema de pedidos em nuvem também influencia e reflete no planejamento de médio e longo prazo de uma indústria.

Isso porque as estratégias de investimentos serão construídas com base na capacidade que a empresa tem de poupar recursos financeiros com o apoio de uma infraestrutura mais enxuta e adaptada às imposições do negócio.

Além de tudo isso, está claro que depois da pandemia muita coisa mudou. No entanto, como as vendas não pararam, os negócios precisaram seguir, em grande parte, de maneira virtual. No setor atacadista a realidade não difere, por isso é tão importante se adaptar às principais demandas que o momento exige.

Nesse sentido, a maneira mais efetiva de se adequar é contar com o Ion Vendas, o melhor sistema de pedidos em nuvem disponível no mercado para atacadistas e distribuidores.

Trata-se do app de força de vendas para quem quer vender mais e com mais praticidade. Com ele, o seu atacado pode montar um mix de produtos atualizados, acompanhar o status de pedidos emitidos, fazer pedidos on-line e off-line, entre inúmeras outras funcionalidades específicas para o setor.

Se você espera usufruir das vantagens oferecidas por um sistema de pedidos em nuvem e quer conhecer melhor os diferenciais do Ion Vendas, entre em contato conosco agora mesmo!

ION SISTEMAS