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Lucro operacional: como as distribuidoras podem aumentá-lo?

Você sabe o que é lucro operacional e a importância que ele tem para qualquer negócio? Conhecer esse indicador é ter a dimensão exata da rentabilidade que uma empresa oferece por meio das suas operações. Por esse motivo, muitas organizações buscam cada vez mais entender como ele funciona e como aumentá-lo.

Caso você tenha se reconhecido na situação acima, neste post falaremos sobre esse tipo de lucro, a sua importância, ensinaremos como calculá-lo e traremos algumas dicas importantes de como fazer ele aumentar. Confira!

O que é lucro operacional?

O lucro operacional, de forma bem simples, é aquele que é proveniente única e exclusivamente das operações de um negócio. É ele que permite uma visão muito mais profunda do resultado operacional da empresa, já que leva em consideração todos os custos logísticos da entrega do produto ou do serviço e não só os envolvidos na produção.

É importante deixar claro que esse tipo de lucro é diferente do bruto, que é obtido em um estágio anterior e utilizado na fórmula para chegar ao valor do operacional. Além disso, para que seja possível obtê-lo, é preciso descontar as despesas comerciais, operacionais e as administrativas. Ou seja, para o seu cálculo, é necessário excluir qualquer movimentação financeira.

Como calcular o lucro operacional?

Para calcular esse tipo de lucro, a seguinte fórmula é utilizada:

LO = Lucro Bruto – Despesas Operacionais + Receitas Operacionais

Dentro das despesas operacionais são incluídos os gastos administrativos, como aluguel do escritório e salários dos responsáveis pelos setores, os comerciais, como valores relacionados à propaganda, e os gastos diversos, que não são utilizados nem na administração do negócio nem em outras atividades, mas que existem no dia a dia e precisam ser considerados.

Já o lucro bruto é todo o valor monetário que uma empresa adquire em um determinado período menos os seus custos variáveis, que são aqueles que aumentam e diminuem os gastos conforme a produção aumenta ou diminui. Já a receita operacional é a soma do valor recebido a partir da venda de serviços da empresa.

Exemplo prático de cálculo

Suponha que uma empresa vendeu R$ 20 mil e recebeu devoluções no valor de R$ 300, ofereceu R$ 200 de desconto e pagou R$ 4 mil em impostos. A receita líquida seria a subtração de todos esses valores, o que totalizaria R$ 15.500,00.

Nesse cenário, vamos continuar supondo que o custo da mercadoria vendida foi de R$ 4 mil. Agora, é preciso calcular o lucro bruto que, no caso, seria esse valor subtraído dos R$ 15.500,00, que daria um total de R$ 11.500,00. Agora, é só subtrair as despesas operacionais de R$ 2 mil e somar as receitas operacionais de R$ 2.500,00.

Com isso, a fórmula para essa equação ficaria assim:

LO = R$ 11.500,00 – R$ 2 mil + R$ 2.500,00

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

O resultado, então, seria de R$ 12 mil. Como você percebeu, a equação pode parecer um pouco complicada no início, mas com a prática ficará cada vez mais fácil de resolvê-la e de aplicá-la.

Por que o lucro operacional é importante para a distribuidora?

O lucro empresarial é importante para uma distribuidora, assim como para qualquer outra empresa, porque é um indicativo que permite avaliar a capacidade do negócio de gerar caixa. Em outras palavras, é ele quem revela a lucratividade que o empreendimento consegue ter quando a relação compra de mercadoria de fornecedores versus vendas realizadas é analisada.

É por esse motivo que esse é um dos primeiros indicadores financeiros exigidos por instituições fornecedoras de crédito empresarial ou por investidores interessados no negócio. Além disso, esse tipo específico de lucro é um dos componentes do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) na contabilidade.

Como aumentar o lucro da distribuidora?

Caso o desejo da distribuidora seja aumentar seus lucros, existem alguns processos e estratégias que podem funcionar. A seguir, confira algumas delas.

Tenha controle sobre as despesas

O primeiro passo para aumentar o lucro é ter controle sobre todas as despesas. Isso porque manter o domínio sobre o orçamento é extremamente importante para melhorar a saúde financeira de qualquer empresa. Com um monitoramento constante do financeiro, será possível identificar onde os gastos são maiores e o que fazer para diminuí-los — e, assim, ter maiores chances de aumentar o lucro.

Nesse controle, é indicado colocar todos os gastos inclusos — como água, luz, materiais de escritório etc. — na ponta do lápis de forma bastante detalhada para nada ficar de fora. No começo, pode ser que dê bastante trabalho, mas com o tempo essa passará a ser uma ferramenta extremamente importante para ajudar no aumento do faturamento.

Aposte em tecnologia

Não é mais novidade para ninguém que a tecnologia se mostra a cada dia como uma forma de facilitar a vida de quem a utiliza. Aqui, ela pode ser utilizada para fazer o controle do tópico acima de forma prática e totalmente eficaz no dia a dia. Existem softwares bem completos que oferecem inúmeras ferramentas para automatizar processos como acompanhamento de fluxo de caixa, relacionamento com os clientes, gerenciamento de estoque e várias outras tarefas.

Softwares desenvolvidos para auxiliar na gestão financeira, por exemplo, são importantíssimos em diversas tarefas. Eles podem fazer com que a equipe tenha acesso a toda rotina do dia a dia, para que o setor responsável concilie contas e analise as movimentações de entrada e de saída de dinheiro com segurança e várias outras tarefas. Tudo isso evitará atrasos, cobranças de juros e erros.

Reduza custos

Depois de conhecer todas as despesas da empresa e utilizar um bom software para automatizar todos os processos de vendas, logísticos, comerciais e de gestão, é preciso reduzir os custos. Para isso, é preciso fazer uma análise bem minuciosa e conversar com os responsáveis por cada setor para descobrir quais deles geram maiores despesas e os motivos por trás disso.

É preciso colocar na balança tudo o que pode ser cortado sem que o funcionamento do negócio e a qualidade do atendimento ao cliente e aos parceiros sejam prejudicados. Uma boa ideia é apostar em campanhas internas de consumo consciente para estimular os colaboradores a reduzirem o uso desnecessário de água e energia elétrica e de itens como papel. Caso essas mudanças sejam feitas, o impacto gerará maior economia e, consequentemente, a empresa poderá aumentar seu lucro.

Como você pôde perceber, o lucro operacional é muito importante para qualquer empresa porque esse valor pode ser utilizado para novos investimentos ou, ainda, para aumentar o valor de mercado. Para conseguir alcançar esse objetivo, porém, é muito importante contar com o uso da tecnologia para realizar as tarefas, e a ÍON Sistemas pode ajudar nesse processo.

Quer saber como? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça todas as nossas soluções!

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