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margem de lucro para distribuidora

Saiba como definir e calcular a margem de lucro da sua distribuidora

A margem de lucro para distribuidora é fator primordial para a sua lucratividade, faturamento e estratégias do negócio. Por isso, se essa definição for feita de maneira inadequada e que não leve em consideração fatores internos e externos, impacta negativamente em todo o atacado distribuidor.

Para começar, é preciso entender os conceitos de lucro bruto e líquido, bem como as diferenças entre eles, pois isso ainda gera muitas dúvidas em gestores de todos os setores e pode causar uma precificação e cálculos totalmente errados sobre a sua margem.

A partir dos dados gerados, muitas táticas e decisões são elaboradas, já que você terá informações sobre a lucratividade da sua empresa, otimização de vendas, estratégias de valor e cobertura dos custos envolvidos na sua produção.

A seguir, você entenderá o conceito desses termos imprescindíveis para a sua rotina de gestão e como calculá-los. Confira!

O que é margem de lucro bruta?

A margem de lucro é a porcentagem da receita quando se retira todas as deduções da empresa, como os custos, despesas, impostos, juros, multas e demais valores ligados aos produtos e serviços do seu atacado distribuidor. Para fins de cálculo, esse conceito é subdividido em lucro bruto e líquido.

O principal objetivo dessa métrica é mensurar quanto o seu negócio ganha em cima de cada venda feita. Portanto, é um fator que determina a sua formação de preços e, consequentemente, a sua competitividade de mercado. No entanto, é importante não confundir a margem de lucro para distribuidora com o lucro.

Para exemplificar, imagine que a sua empresa vende uma caixa de canetas por R$20, mas que o custo para comercialização seja de R$15. Logo, o seu lucro será de R$5 em cada venda concluída. Já a margem bruta é de 50%.

O que é o lucro líquido?

Enquanto o lucro bruto é definido pela diferença entre a receita total e os custos, o líquido é o resultado entre a receita e o custo total. Em outras palavras, essa é a métrica que revela o rendimento real do seu atacado distribuidor.

Por exemplo, imagine que o seu negócio tenha uma receita total de R$2.000 e que o custo total seja R$400. Logo, o seu lucro líquido é de R$1.600. Para isso, é preciso deduzir todos os tipos de despesas, incluindo com matéria-prima, administrativas, financeiras, de produção etc.

Também é importante não confundir o lucro líquido com faturamento, que é o valor total que entrou na sua distribuidora proveniente das vendas, ou seja, todo o montante que entrou no caixa.

O faturamento mostrará se a sua empresa aumentou o volume de negócios fechados, enquanto aumentar o lucro líquido indica a saúde e desenvolvimento financeiro. Afinal, ter um grande volume de vendas não basta para ter um negócio lucrativo, de sucesso e saudável.

O que deve ser analisado para definir a margem de lucro para distribuidora?

A definição e cálculo de uma margem de lucro adequada e saudável para o seu atacado distribuidor deve considerar alguns fatores internos e externos. São pontos que influenciam em toda a sua precificação.

Preços praticados no mercado

O estudo de mercado é importante para que você conheça os preços praticados pelos seus concorrentes, sendo que assim poderá manter-se na mesma linha de competitividade. Isso deve ser feito, principalmente, se o seu maior diferencial for o valor dos itens vendidos e não dos produtos em si.

Para essa pesquisa, o ideal é que se faça um monitoramento periódico, de maneira que se possa identificar as oscilações de acordo com a época do ano, bem como as oportunidades de sair na frente dos concorrentes.

Markup

Markup é um índice de precificação aplicado sobre o custo de cada produto, para que se obtenham a margem de lucro desejada, porque esse método indica o quanto o seu preço está acima do custo de produção e distribuição.

Essa avaliação é fundamental para o seu lucro, considerando que ajuda na definição de uma política de preços eficiente para o seu atacado distribuidor, já que abrange todos os elementos para a preço final, como os custos, impostos, lucros e despesas. Para o cálculo é utilizada a fórmula:

Markup = 100/100 – (DF+DV+LP)

  • DF: despesas fixas;
  • DV: despesas variáveis;
  • LP: lucro pretendido.

Estratégias para geração de valor

Essa é uma estratégia utilizada para vencer a dificuldade de se destacar no mercado e fortalecer a sua marca, gerando valor aos seus produtos e, consequentemente, para o seu atacado distribuidor. Isso impacta diretamente na margem de lucro para distribuidora, já que agregará um valor aos seus produtos e serviços.

Para aplicar esse processo adequadamente é importante que você conheça os seus produtos, serviços e seu público-alvo, entenda as necessidades e dificuldades, e tenha em mente o que seu concorrente oferece, para poder cobrir as lacunas deixadas por eles.

Diferenciais

O que o seu negócio tem de diferente da concorrência? O que é o seu carro-forte, o seu destaque? Os diferenciais da sua empresa é o que faz o consumidor lembrar do seu atacado distribuidor, mesmo que o preço praticado não seja o mais baixo do mercado. Sendo exatamente isso que contribui para a sua margem de lucro.

Esse diferencial competitivo é quando o cliente identifica valor e não somente preço do que a sua distribuidora oferece. Em outras palavras, vale a experiência e os aspectos que tornam o seu negócio único.

Como calcular a margem de lucro bruta e líquida?

Para conhecer a margem de lucro bruta para a sua distribuidora, é preciso que você considere o seu lucro bruto e a receita total do período. A fórmula é:

MB = (LB/RT) x 100

A receita bruta compreende o valor total das suas vendas, sem considerar os custos, enquanto o lucro bruto é o que resta depois de todos os descontos. Já a margem líquida desconsidera todos os impostos e despesas envolvidas na venda de um produto. Então, o cálculo é:

ML = (LL/RT) x 100

Para tanto, o lucro líquido (LL) representa o valor do lucro bruto com o desconto das despesas e impostos.

A margem de lucro para distribuidora é uma métrica que será a base de todas as suas tomadas de decisões, sendo desde estratégias para redução de custos e despesas até aumento da lucratividade. Então, mantenha todos os seus dados e percentuais em dia, nesse caso, sendo indicado o uso da tecnologia como ferramenta para auxiliar na confiabilidade e armazenamento.

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