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Devolução de mercadoria: como diminuir esse problema?

A devolução de mercadoria consiste em um direito do consumidor para situações específicas, porém, pode ser considerada uma gentileza ou um agrado e, assim, pode fidelizar vários consumidores.

Entretanto, essa ação necessita ser bem gerida, para não afetar os resultados financeiros da sua organização. É um grande problema quando o negócio se vê completamente despreparado em determinadas ocorrências, ocasionando insatisfação para o cliente, dificuldades com o estoque, fluxo de caixa, logística e frustração por uma venda que não finalizou.

Então, continue a leitura e saiba mais sobre a devolução de mercadoria e como diminuir esse problema!

Transmita segurança

Divulgue, no mesmo local que informa a política de devolução, as experiências de troca dos clientes, para que os outros tenham mais confiança em seu empreendimento.

Assim, quanto mais seguro o consumidor estiver, menores serão as possibilidades de acontecer devolução e as opiniões de outros consumidores podem ser de grande importância nesse caso. Não deixe de realizar essa pesquisa de opinião sempre que a situação acontecer, assim como não exclua opiniões ruins.

É fundamental responder a essas perguntas com firmeza e demonstrar que a organização se preocupa com o comprador até mesmo quando ele não se sentiu totalmente atendido.

Tenha organização

A organização é um passo essencial para reduzir prejuízos com a devolução de mercadoria.

Logo, você deve achar uma forma de centralizar seus processos logísticos em um departamento e, dentro desse lugar, estabelecer funções que vão desde a separação da mercadoria, da embalagem, a conferência, a palatização e o carregamento até o gerenciamento das notas, taxas tributárias e a devolução.

Desse modo, todas as fases do trabalho são realizadas sem pressa e por profissionais que lidam com elas todos os dias, o que diminui as devoluções de mercadoria de maneira significativa.

Padronize as operações

A maneira mais eficiente de evitar a devolução de mercadoria é elaborando um conjunto de processos padronizados para a sua conferência, retiradas de notas, segunda conferência e embalagem.

Logo, essa padronização está ligada com a maneira com que sua distribuidora efetua o serviço, sendo que não um modelo padrão que funcione nas variadas situações. Assim, a melhor solução é analisar seus processos, inserir melhorias e, caso elas deem bons resultados, adotá-las como procedimentos padrão.

Utilize um sistema de gestão

Uma das maneiras de aperfeiçoar a devolução do produto é ter um eficiente software de gestão empresarial. Isso porque vários sistemas são capazes de gerenciar o estoque, administrar o acompanhamento de entrada e saída de produtos e até retirar notas fiscais.

Logo, você pode ter maior controle sobre as mercadorias em circulação dentro do negócio, focando os dados e evitando fraudes. Além do mais, o administrador ganha mais tempo para se dedicar a outras atividades do empreendimento, por exemplo, o planejamento tributário.

Saiba negociar

Em diversas situações, como o transporte de produtos frágeis e perecíveis, a devolução de mercadorias deixa de ser um transtorno e começa ser fonte de elevados prejuízos. Nesses casos, é importante que você consiga negociar para reduzir a devolução de qualquer forma possível.

Nesse sentido, proporcione descontos na próxima compra, condições de pagamento personalizadas, envios expressos e o que for possível para evitar o retorno dos produtos à loja. Geralmente, dependendo da sua relação com o distribuidor, o diálogo soluciona grande parte dos problemas com a devolução e essas etapas de negociação podem gerar grandes parceiros no futuro.

Tente sempre dialogar

Desde a hora em que seu empreendimento receber solicitação de devolução ou troca, é sempre primordial conversar com o consumidor para saber o que ocorreu e saber como se pode melhorar.

Essa opinião é importante para aperfeiçoar o serviço e também compreender a percepção do consumidor a respeito da sua marca. Além do mais, conseguir ser flexível para compreender a maneira mais facilitada de troca ou ressarcimento do valor dos produtos.

Administrar a loja de forma simples e organizada também se refere a tudo isso, isto é, monitorar a experiência de compra, do início ao fim e acompanhar o feedback do consumidor.

Escute seus motoristas

Várias vezes, a devolução de algum produto acontece por causa de atrasos na entrega ou estrago ocasionados por estradas em péssimas condições. Isso acontece porque, normalmente, alguns produtos têm elevada fragilidade ou apresentam muitas peças móveis que se soltam com os impactos da estrada.

Então, quando você presta atenção em seus motoristas, é possível elaborar percursos alternativos para a entrega, que, diversas vezes, podem ser mais rápidas e mais confortáveis de se dirigir.

Isso ocasiona em uma entrega mais ágil e na eliminação de danos por péssimas condições do asfalto.

Evite atrasos na entrega

Quando um consumidor decide entre várias opções no mercado, ele quer receber o produto exatamente naquela hora. Muitos solucionam até mesmo por impulso, o que pode interferir em um resultado eficiente.

O maior desafio para a devolução de mercadorias são os atrasos na fase de distribuição. Isso provoca muito descontentamento nos clientes, que acabam preferindo um modelo de entregas mais ágeis.

Para evitar esse tipo de inconveniente, conheça bem os prazos da transportadora escolhida para a entrega, forneça corretamente essa informação durante o processo de venda e tenha contato com o consumidor durante todo o período em que ele estiver na espera pela sua mercadoria. Isso diminui a insatisfação e, consequentemente, o processo de devolução.

Automatize

A ION Sistema oferece excelentes soluções para que o empreendedor consiga lidar com esses imprevistos nas entregas. Com essas soluções, o investidor será capaz de elaborar horas pré-programadas, ter informações a respeito do tráfego no local e informações em tempo real a respeito da mercadoria e imprevistos no transporte.

Portanto, é possível conseguir um controle muito mais eficiente sobre as fases de entrega e da logística como um todo e, assim, resolver problemas que são, em vários casos, grandes causadores da devolução de mercadoria e insatisfação dos clientes.

Então, a ION Sistema que é uma empresa de software na nuvem que automatiza o processo de vendas dando mais agilidade e produtividade para os funcionários, pode ajudar significativamente em seus resultados.

Nosso artigo sobre devolução de mercadoria foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

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