fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Logística   /  Logística integrada: o que é e como beneficiará seu negócio?
Logística integrada: o que é e como beneficiará seu negócio?

Logística integrada: o que é e como beneficiará seu negócio?

Ter empresas comerciais e de grande estrutura, como atacadistas, indústrias e organizações que atendam ao nicho atacadista, requer processos alinhados e bem definidos quando o assunto são as entregas e a gestão de mercadorias. Nesse cenário, a logística integrada é ponto destaque na eficiência e na organização.

O termo “logística integrada” define sistemas e procedimentos que são adaptados para que haja ligação e integração dos vários departamentos de uma mesma organização, inclusive sobre atividades que englobam insumos, mercadorias e matéria-prima.

A logística de integração visa à satisfação do consumidor, por meio de processos inteligentes e estruturados. Esses fatores são um ponto-chave para fidelizar o cliente e ainda aumentar o seu poder de competitividade no mercado.

Se você nunca ouviu falar da logística integrada, ou não reconhece muito bem os seus efeitos em uma empresa, veja, a seguir, como o seu negócio pode se beneficiar desse sistema que parte do pressuposto da união e da interatividade de setores. Acompanhe nosso post!

Aumento da produtividade

Traçar estratégias que otimizem as atividades produtivas de uma empresa, mas que ao mesmo tempo possibilitem que a eficiência e a qualidade sejam mantidas, é um verdadeiro e constante desafio, certo? Além disso, é comum que gestores e empresários não consigam identificar os gargalos que causam atrasos ou perdas expressivas de matéria-prima.

Ao implantar o processo da logística integrada, será feita uma comunicação entre todos os setores do seu empreendimento. Com isso, serão corrigidas falhas provenientes do desencontro de informações que afetam toda a cadeia de suprimentos.

Isso levará, naturalmente, a uma otimização nos métodos de trabalho, de modo que procedimentos desnecessários, e que não fazem tanta diferença para o consumidor, sejam eliminados. Em razão dessa organização e integração, a produção se torna mais eficiente de modo geral.

Redução de custos

Reduzir custos operacionais é um desafio constante em qualquer tipo de negócio, porém, em organizações que lidam com um grande volume de vendas, isso é ainda mais necessário. Diminuir os gastos e custos de um negócio é, na verdade, uma consequência de processos bem alinhados e estruturados, bem como de uma produção eficiente.

Nesse contexto, a redução de custos com a logística integrada é alcançada em razão daquilo que foi apontado no tópico anterior, ou seja, do aumento e da eficiência na produtividade.

Isso é possível porque, ao aumentar a eficácia do seu setor produtivo, eliminar gargalos e inconsistências, diminuir a incidência de erros, perdas de insumos e desperdícios, as mudanças são percebidas quando as contas são colocadas no papel.

Portanto, essa visão mais tática e proativa de todos os setores permite uma redução coerente de custos, de forma que não reflita negativamente em nenhum processo.

Maior confiabilidade de informações

Dificilmente uma empresa terá sucesso se seus departamentos funcionam e são gerenciados de maneira isolada. Isto é, se a organização não consideram informações, dados, nem as características de outros setores que, mesmo de maneira indireta, influenciam nos processos, há grandes chances de que a análise dos dados não seja precisa.

Esse é exatamente um dos motivos pelos quais os softwares de gestão em ERP são tão benéficos e essenciais para as empresas, pois fazem a integração das atividades e possibilitam a observação das informações de modo conectado.

Partindo disso, a logística integrada funciona basicamente a partir da mesma lógica: possibilitar a união de departamentos para que funcionem em ligação. Assim, qualquer tipo de informação ou dado que precisa ser tratado e considerado terá mais confiabilidade, pois será atualizado em seu contexto amplo e real, e não isoladamente.

Automatização de processos logísticos

Neste contexto, a automatização de processos é fundamental! A automatização da logística evita operações manuais gigantescas e forte índice de perda de vendas e tropeços no nível de serviço. A utilização de rotas periódicas como áreas de entrega se torna um conceito ultrapassado, a partir do momento que o mercado oferece softwares que analisam automaticamente trajetos distintos para cada carga a ser formada.

Soluções especialistas em gestão de entregas, totalmente integradas ao ERP, como o Fusion DMS, são capazes de automatizar a gestão de entregas, um dos maiores centros de custo das operações. O software analisa as entregas, forma automaticamente as cargas, calcula a melhor rota e sequência para realização das entregas com a premissa de reduzir custos e aumentar a eficiência. E com Geomonitoramento em tempo real, alertas sobre desvios do plano e Dashboards é possível ter dados fundamentais para gestão e tomada de decisões.

Auxílio no processo decisório

Como dito, para que uma empresa seja gerida de maneira orgânica e eficiente, é preciso que os departamentos “conversem” entre si. É exatamente essa união e conversação que perfazem o objetivo da logística integrada.

Quando esse processo gerencial disponibiliza uma visão ampla, com informações confiáveis sobre o real e atual estado da organização a cada momento momento, torna-se fundamental para otimizar as decisões de qualquer empresa.

Afinal, qualquer decisão tomada, seja de melhoria, seja de investimentos, deve ser precedida de dados reais para que tenha embasamento. O resultado, inevitavelmente, será a adoção de estratégias mais eficientes e econômicas.

Elaboração de gestão estratégica

A inteligência e a eficiência também estão entre os resultados e benefícios da gestão estratégica, que permite a sistematização e integração dos setores. Resumidamente, os gestores terão mais propriedade ao traçar metas e avaliar indicadores.

Ter esse controle, bem como a integração de setores, torna toda a sua gestão menos complexa e, consequentemente, mais transparente, considerando que terá maior domínio sobre o comportamento do negócio e dos dados.

Em razão desse alinhamento, toda a empresa apresentará uma melhoria na performance, já que os procedimentos e departamentos funcionarão como um dominó, em que um setor influencia o outro. A logística integrada é parte desse sistema.

Assim, tarefas como armazenamento de produtos, gerenciamento de estoque, transporte de mercadorias e aquisição de produtos poderão ser geridas de maneira estratégica, de modo que estejam alinhadas para que a organização e o funcionamento saudável do setor logístico sejam uma realidade.

Crescimento no fluxo de materiais

A satisfação e a fidelização do seu cliente em relação à qualidade dos seus serviços, seja pelos produtos de primeira linha, seja pela eficiência e agilidade nas entregas, não dependem de um processo isolado. Elas são, na verdade, resultado de uma gestão estratégica e de departamentos que funcionam estruturadamente, de maneira integrada.

O setor de mercadorias é aquele que lida com entradas e saídas de produtos, sendo o principal responsável pelos resultados e pelas medidas para evitar desperdícios, erros entre pedidos e perdas durante o transporte. Mas como a logística integrada atua nesse cenário?

Esse sistema de integração viabiliza a capacidade de uma maturidade técnica de gestão, que permite uma visão mais estratégica entre os setores. Com isso, os responsáveis terão as informações necessárias para negociar melhores preços, determinar rotas mais econômicas e traçar maneiras de diminuir as perdas e falhas durante todo o processo, desde o atendimento até o ato da entrega.

Para que esse gerenciamento em conjunto seja funcional e possível, é necessário que a sua empresa conte com bons fornecedores e que se estabeleça um relacionamento de parceria, pois somente assim será possível entregar qualidade e ter meios para agilizar as suas tarefas rotineiras.

A logística integrada tem papel estratégico e funcional para a sua gestão. Ela representa um elemento de extrema importância na sua competitividade de mercado e na organização de processos. E, vale lembrar, para que ela funcione conforme o esperado, é necessário o engajamento de todos os funcionários e envolvidos na empresa.

Gostou do conteúdo? Para ter processos ainda mais alinhados e eficientes na sua empresa, conheça nosso guia sobre softwares para atacadistas e saiba como encontrar o ideal para o seu negócio!

ION SISTEMAS