fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Tecnologia   /  5 vantagens de manter a atualização do sistema sempre em dia
5 vantagens de manter a atualização do sistema sempre em dia

5 vantagens de manter a atualização do sistema sempre em dia

Hoje em dia, manter os sistemas seguros pode ser uma tarefa difícil, mas consiste em algo imprescindível. Nesse sentido, é vital realizar a atualização do sistema de computadores e smartphones, deixando de lado os que caíram em desuso.

Sistemas operacionais desatualizados costumam ser recorrentes em empresas brasileiras, deixando seus softwares mais lentos e vulneráveis a invasores. Dessa maneira, é perfeitamente possível entender a importância das manutenções constantes.

Quem não cria rotinas de atualização fica para trás não só em relação ao negócio, mas também quanto ao próprio trabalho. Isso pode resultar em falhas de processos e gargalos na produtividade de toda a equipe. Se interessa pelo assunto? Continue a leitura e conheça as vantagens de manter a atualização do sistema sempre em dia!

1. Menor chance de lentidão e perda de recursos

Evitar a perda de recursos e a lentidão nos processos figura como principal motivo para promover atualizações frequentes. Um aparelho obsoleto impacta diretamente na produtividade de qualquer funcionário, que leva mais tempo para finalizar atividades que poderiam ser feitas durante períodos bem menores.

No ambiente corporativo, perda de produtividade significa menos dinheiro, já que os colaboradores não produzem o suficiente para o negócio obter lucros. Além do mais, apresentar um conjunto de sistemas desatualizado quer dizer que o empreendedor está perdendo relevância no mercado.

Com isso, boas oportunidades de progredir, atrair novos talentos e fechar contratos são perdidas. Manter os computadores sempre atualizados é primordial também sob esse ponto de vista.

Apesar de ser um pouco desgastante e por vezes lenta, essa prática é essencial tanto para o crescimento de uma empresa quanto para a sobrevivência dela em um mercado tão competitivo. O empreendedor, portanto, deve verificar o estado de atualização de seus equipamentos e buscar resolver possíveis problemas.

2. Garantia de segurança das informações

As atualizações de sistemas garantem mais segurança para o seu negócio. Muitas falhas que ocorrem quando o computador é acessado não são apenas bugs que interferem no funcionamento do sistema operacional.

Elas podem atuar como aberturas invisíveis, capazes de serem exploradas por criminosos para invadir um PC logado no sistema e ter acesso a inúmeras informações privadas, por exemplo.

A chance de invasão consiste em um problema ainda mais sério do que se pode pensar. Na realidade, esse tipo de espaço é bastante limitado e, na maior parte das vezes, é reparado com atualizações antes mesmo de resultar em um perigo real.

É válido mencionar que tratamos, aqui, de uma grande adversidade. Afinal de contas, quando uma empresa de softwares lança uma nova atualização, expõe as falhas reparadas que são comparáveis, colocando lado a lado o código das duas versões.

Logo, no momento em que a falha que possibilita a invasão se torna pública e acessível, entra em cena, então, o procedimento mais comum de invasão de sistemas operacionais por cyber criminosos. O delinquente toma conhecimento de uma brecha e busca explorá-la em diversas plataformas.

Corporações despreocupadas com a efetividade de atualizações no sistema operacional costumam virar os principais alvos, visto que as falhas continuam ativas por certo tempo sem que ninguém saiba.

Assim, é possível afirmar que atualizar um sistema operacional consiste em uma questão imperativa para qualquer companhia. Cuidar da confidencialidade dos dados da organização deve ser prioridade, contribuindo significativamente para a produtividade.

3. Correção de erros

As atualizações são muito importantes para corrigir contratempos relacionados à tecnologia, como bugs que ocasionam travamentos e erros no software. Diversas vezes essas falhas causam tanto prejuízo que podem inviabilizar o uso do programa, afetando inclusive o bom andamento dos trabalhos.

Outra circunstância em que a atualização do sistema é indispensável: quando um software antigo precisa rodar em um hardware moderno, ou vice-versa. Nessas situações, os chamados patches garantem a compatibilidade entre os componentes.

Entretanto, essa facilidade normalmente se limita a uma ou duas gerações de equipamentos. As mais novas versões dos processadores da Intel, AMD e Qualcomm, por exemplo, funcionam apenas com Windows 10, deixando em segundo plano as antigas plataformas do sistema operacional da Microsoft.

4. Maior produtividade

Conforme já mencionamos ao longo do artigo, um computador desatualizado compromete a produtividade de toda a empresa, pois demora consideravelmente para realizar tarefas básicas, como formatar um texto ou editar uma foto.

Isso ocorre porque, em vários casos, aquelas tarefas que o gestor estava acostumado a exercer não podem ser mais concluídas com os sistemas desatualizados, obrigando-o a procurar novos softwares e perder bastante tempo na busca.

No trabalho, a perda de tempo com detalhes significa que você não conseguirá finalizar suas atividades no prazo desejado, acumulando tarefas. Na vida pessoal, o comprometimento da produtividade de seu comutador pode ter impacto, por exemplo, na elaboração de trabalhos da faculdade. Com a máquina lenta, tudo fica mais difícil e a eficiência cai de modo drástico.

5. Redução de riscos para o negócio

Manter um sistema de gestão sempre atualizado ajuda na redução das possibilidades de inconsistências nas informações oferecidas, proporcionando a diminuição do trabalho no processo de obtenção de dados.

Sendo assim, essa prática facilita o processo de tomada de decisões de toda a organização e ajuda diretamente na obtenção de bons resultados.

Alguns criminosos digitais se aproveitam da fragilidade dos softwares para conseguir vantagens financeiras. Diante desse cenário, várias organizações compartilham novas atualizações de seus produtos para dar uma basta nas vulnerabilidades reportadas por consumidores e profissionais em segurança.

Vale citar o Windows ou a Adobe, por exemplo, que sempre repassam pacotes de atualizações. Portanto, computadores e aplicativos de smartphones exigem muita atenção. Afinal de contas, se você usa uma versão não atualizada dos sistemas, seus dados estão em risco.

Várias empresas de sistemas operacionais precisaram correr contra o tempo para corrigir determinados bugs com a finalidade de solucionar vulnerabilidades. Com a instalação de um programa espião nos aparelhos, é fundamental efetuar a atualização do sistema de computadores e smartphones para assegurar bons frutos no futuro.

E aí, o que achou do post? Foi útil para você? Quer continuar aprendendo mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e receba outros artigos relevantes direto na caixa de entrada do seu e-mail!

ION SISTEMAS