fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Atacado e distribuição: perspectivas e tendências para 2024
Atacado e distribuição: perspectivas e tendências para 2024 [ionsistemas]

Atacado e distribuição: perspectivas e tendências para 2024

Empresas de atacado e distribuição cumprem um papel fundamental na economia global, conectando indústrias a comércios e consumidores. Nesse sentido, elas desempenham a função de manter o mercado abastecido, evitando falta de produtos e os impactos negativos que isso pode causar.

Por meio da atuação de atacadistas e distribuidores, pequenas, médias e grandes indústrias podem expandir seus negócios, alcançar novos públicos e assim garantir maior competitividade no mercado.

Além disso, também contribuem para que o comércio e os consumidores em geral tenham acesso a uma variedade maior de produtos. Logo, são responsáveis pela diversidade de produtos presentes no mercado de forma facilitada.

Mas, para cumprir esse papel essencial na economia, as empresas de atacado e distribuição precisam estar atentas às tendências de mercado. Só assim conseguirão antecipar as necessidades dos consumidores e entregar o que há de melhor em seus serviços. Portanto, continue a leitura e conheça as perspectivas e tendências para o mercado de atacado e distribuição em 2024!

Personalização de ponta a ponta

Há quem pense que a personalização do atendimento ao cliente ocorra apenas no mercado B2C. Mas a verdade é que o B2B está cada vez mais exigente quanto a isso.

O motivo é simples: empresas são formadas por pessoas. E pessoas querem ser tratadas de forma personalizada.

Seja no atendimento presencial, virtual ou mesmo no e-commerce, é fundamental proporcionar uma experiência exclusiva de compra, que leve em consideração as características do seu cliente.

Para tanto, você precisa de tecnologias que facilitem a coleta e análise de dados, a fim de conhecer em detalhes quem são seus clientes e o que eles buscam ao se relacionarem com a sua empresa de atacado e distribuição.

Preços, prazos, velocidade no atendimento, diferenciação nas formas de pagamento, credibilidade, inovação… esses são apenas alguns dos atributos que clientes corporativos buscam na hora de comprar grandes volumes de mercadorias.

Inteligência Artificial (IA) na otimização de processos

À medida que os custos da cadeia de abastecimento se tornam mais altos, é fundamental buscar novas formas de otimizar processos e reduzir o desperdício de recursos.

É justamente aí que entra a Inteligência Artificial, munindo sistemas de gestão de cadeia logística com uma alta capacidade de processar dados e extrair insights para a tomada de decisão.

Além disso, com o auxílio da IA, você pode automatizar processos de maneira ainda mais inteligente, reduzindo burocracias e trabalhos manuais que consomem tempo e o seu bem mais precioso: pessoas.

A Inteligência Artificial também acelera o atendimento ao cliente por meio de recursos como os FAQs inteligentes e os chatbots, que aprendem a dar respostas cada vez mais complexas à medida que interagem com seus consumidores.

Comércio direto ao cliente (D2C)

Se você ainda não havia pensado nessa possibilidade, saiba que uma das tendências para empresas de atacado e distribuição em 2024 é o comércio direto ao cliente.

Em outras palavras, você encurta caminhos e atende consumidores finais, o que pode elevar sua margem de lucro nas negociações e se tornar uma importante fonte de renda para a sua empresa.

Mas, para isso, você precisa estar preparado para oferecer uma experiência B2C incrível, seja por meio de um e-commerce personalizado ou mesmo uma força de vendas bem treinada para fazer negociações one to one.

Para alcançar esse novo público, é fundamental investir em estratégias de marketing bem segmentadas, como tráfego pago em mecanismos de buscas e posicionamento orgânico.

Operações simplificadas

Sabemos o quanto o mercado de atacado e distribuição tem enfrentado desafios para simplificar processos e agilizar entregas. Mas ainda há muito a ser feito. Por isso, uma das tendências para 2024 é a simplificação de processos, desde a consulta ao seu mix de produtos até a entrega final.

Nessa busca por menos burocracia, entra o uso de canais digitais de comunicação, apps de vendas, catálogos digitais, sistemas de pedidos online e ferramentas de pagamentos digitais com maior variedade de opções ao comprador.

Mas o grande diferencial é, sem dúvida, a integração de todas essas ferramentas de modo que a intervenção humana seja reduzida, dando maior celeridade aos processos.

Além disso, a simplificação de processos também contribui para a redução de falhas e perda de informações, situações que podem impactar negativamente a percepção dos clientes com relação à sua empresa.

Distribuição sustentável

Se você pensava que sustentabilidade e ESG eram modismos passageiros, chegou o momento de rever seus conceitos.

Em 2024, a distribuição sustentável estará em alta, especialmente pela crescente conscientização dos consumidores a respeito dos impactos ambientais, econômicos e sociais de uma operação logística inadequada.

A adoção de práticas ecologicamente corretas será cada dia mais cobrada por seus clientes. Logo, a atitude mais indicada é começar a repensar sua cadeia de distribuição a partir de agora.

Veículos movidos a energias limpas, embalagens reutilizáveis ou recicláveis, maquinários e locais de trabalho movidos a energia solar, entre outras soluções, são a nova ordem para quem deseja prosperar no próximo ano.

Transformação digital

Já faz alguns anos que ouvimos falar de transformação digital, no entanto, muitas empresas ainda não conseguiram promover essa mudança de forma contundente em suas operações.

Entre os desafios enfrentados para atingir esse objetivo estão a falta de conhecimento, a dificuldade em treinar equipes e, claro, o acesso a tecnologias de ponta.

Entretanto, se você vem adiando a decisão de promover uma verdadeira revolução tecnológica na sua empresa de atacado e distribuição, saiba que de 2024, não passa.

Isso porque as empresas do setor estão em busca de maior sustentabilidade econômica, o que só pode ser conquistado por meio de processos otimizados. E a otimização de processos depende de tecnologias compatíveis com a sua operação.

Quem não aderir a este movimento em 2024 corre sérios riscos de perder ainda mais competitividade e ver seu negócio dar espaço para concorrentes que já entenderam a importância de renovar tech stack.

Aqui na ION, conhecemos seus desafios e desenvolvemos soluções que ajudam sua empresa a estar sempre um passo à frente no mercado. Conheça nossos serviços e comece 2024 com tudo!

ION SISTEMAS