fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Vendas   /  11 melhores dicas para desenvolver uma equipe de alta performance

11 melhores dicas para desenvolver uma equipe de alta performance

Manter uma equipe de alta performance é fundamental para que qualquer negócio consiga vencer um mercado altamente competitivo. Isso porque, ao contar com colaboradores alinhados em prol de objetivos e metas em comum, capazes de oferecer ideais e opiniões relevantes para o aprimoramento e melhora na qualidade dos produtos e serviços prestados, fica mais fácil alcançar resultados satisfatórios e ter as expectativas superadas.

Mas, você sabe como montar um time de sucesso? Então, leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos!

1. Conheça bem os membros da equipe

Antes de tudo é preciso conhecer todos os integrantes do time, compreendendo a maneira de trabalhar de cada um, seus pontos positivos e o que precisa ser melhorado. Essa é uma prática que colabora diretamente para a constituição de uma equipe de alta performance, tendo em vista que as atividades podem ser distribuídas com maior efetividade, além de poder incentivar o aprimoramento profissional de forma adequada.

2. Estabeleça metas claras

Além dos objetivos que devem ser atingidos pela companhia, as metas precisam ser aplicadas com o intuito de manter os funcionários estimulados a atuarem de forma totalmente alinhada, com foco no mesmo ideal.

Quando definidas com base na realidade do negócio, os profissionais entendem os principais motivos de alcançar tais resultados e, assim, trabalham com maior engajamento e desempenho acima da média.

3. Utilize os indicadores de desempenho

Outro ponto que deve ser destacado é a importância de utilizar indicadores de desempenho para mensurar os resultados. Afinal, no decorrer da execução das tarefas, as métricas adequadas vão permitir uma análise mais ampla da evolução do time no decorrer do tempo. Com isso, fica mais fácil elevar a eficiência dos colaboradores e melhorar as tomadas de decisão que a empresa precisa realizar.

Sendo assim, o ideal é extrair o máximo de vantagens que esses indicadores podem oferecer, bem como capacitar o time para que também saiba como ler e interpretar os dados disponibilizados.

4. Otimize a comunicação

Para criar uma equipe de alta performance também é preciso dar atenção à comunicação interna, considerando que dentro das organizações a falta de um diálogo claro e objetivo leva a ruídos e incertezas de que as atividades estão sendo executadas adequadamente, podendo levar ao surgimento de conflitos e inseguranças, o que vai afetar diretamente a produtividade e qualidade dos serviços prestados.

5. Compartilhe os planejamentos de ação

Depois de estipular os objetivos, metas e dividi-las com os funcionários, chegou a hora de compartilhar com eles quais são as estratégias empregadas para atingi-las, deixando a função de cada um bem determinada dentro do time.

Assim, é possível criar um ambiente colaborativo, onde todos reconhecem sua importância dentro da companhia, bem como se sentem responsáveis por ajudar os colegas a contribuir efetivamente para os resultados. Ao mostrar quais são os planos de ação, o time consegue compreender como o seu trabalho é fundamental para superar as expectativas e, consequentemente, melhora os níveis de engajamento.

6. Promova o alinhamento da equipe

A realização de reuniões periódica é uma ótima prática para promover o alinhamento da equipe. Nesse caso, ela pode ser usada para deixar todos cientes a respeito do andamento do trabalho, resultados alcançados e quais serão as próximas metas a serem batidas.

7. Implemente programas de recompensa

Mesmo que a organização invista em uma gestão de benefícios atrativas para captar e reter talentos, a manutenção de um time de sucesso depende das recompensas e premiações ofertadas pela boa execução do trabalho e, para isso, somente elogios não basta. Sendo assim, esse reconhecimento e valorização do profissional deve ser acompanhado de recompensas que podem depender das condições financeiras da empresa, gosto dos colaboradores, entre outros.

8. Crie uma relação de confiança

Também é preciso excluir toda a barreira que impede o compartilhamento de ideias e sugestões, já que a melhor solução para o alcance dos resultados pretendidos pode partir daqueles que estão em contato direto com as operações e clientes, se dedicando todos os dias a uma determinada atividade. Dessa forma, é necessário que os líderes construam um relacionamento com base na confiança de seus liderados.

9. Disponibilize treinamento para o desenvolvimento dos colaboradores

Os treinamentos têm como finalidade manter os gestores e funcionários alinhados com os valores, missão e políticas da empresa, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidade no time. Por isso, se trata de um investimento que não deve ser ignorado.

Quem passa por um curso ou qualquer outro tipo de qualificação se torna mais apto para desenvolver suas funções com qualidade e eficiência, já que adquire um conhecimento mais atual e aprofundado.

Além disso, treinar o time torna a busca pelos resultados positivos mais rápida, já que é possível obter um aumento de produtividade significativo e uma integração efetiva entre todos os envolvidos.

10. Invista na motivação do time

Para ter uma equipe motivada é preciso pensar nas principais estratégias a serem aplicadas ainda no processo de recrutamento e seleção, optando pelos candidatos com visão e valores alinhados com a empresa, para que assim possam atuar junto em prol de um único objetivo.

O gesto também precisa se posicionar como um líder que anda lado a lado com seu time, buscando aprimorar a atuação individual e coletiva de cada integrante. Afinal, não basta somente criar uma equipe e esperar que cada um dê o melhor de si. É necessário que ocorram estímulos frequentes para que isso ocorra, por exemplo:

  • treinamentos periódicos;
  • reconhecimento público dos bons resultados;
  • murais com recados e frases motivacionais;
  • inclusão de tendências que possam otimizar os processos etc.

Outra questão é que, quando o funcionário consegue perceber que suas ideias podem ser aplicadas na empresa, se sente mais disposto a investir em seu potencial, bem como se sente mais desafiado e engajado a dar o melhor de si.

11. Ofereça e receba feedback

Para ter uma equipe de alta performance, você deve trabalhar para que ela entenda como anda o seu desempenho e o quanto a organização está satisfeita com os resultados alcançados. O feedback é a ferramenta ideal para isso, assim, pontos positivos e negativos podem ser apresentados, gerando uma oportunidade de todos se adequarem ao que precisa ser aperfeiçoado.

Vale ressaltar que um bom líder também precisa dar abertura para receber algumas sugestões, aceitá-las e pensar sobre aquilo.

Agora que você já sabe como criar uma equipe de alta performance, outra dica é contar com a tecnologia e ter a ION Sistemas como parceira, já que se trata de uma empresa que desenvolve softwares para automatizar o processo de vendas e conferir mais produtividade e agilidade para o time.

Quer conhecer um pouco mais das soluções oferecidas? Então, confira a ION vendas e ION supervisor e veja quais são suas principais vantagens!

ION SISTEMAS