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premiação para equipe de vendas

7 dicas de como definir estratégias de premiação para equipe de vendas

Em tempos de alta competitividade no mercado, pode parecer que a premiação para equipe de vendas é desperdício de dinheiro. Afinal, cumprir as metas estabelecidas pela empresa da melhor maneira possível não passa de obrigação dela, certo? Errado.

Uma das principais maneiras de aumentar os indicadores de produtividade, impulsionar as vendas e obter entregas melhores é investir na motivação do time comercial, e entre os mais efetivos meios de conseguir isso estão estratégias como bonificação e premiação.

Entretanto, muitos gestores ainda têm dúvidas de como executar essas tarefas de forma justa e eficaz. Por isso, apresentamos 7 dicas para ajudar com isso. Continue a leitura e confira!

Defina as premiações para equipe de vendas

Antes de mais nada, escolha como a sua empresa recompensará aqueles profissionais altamente motivados que entregam os resultados esperados — e algumas vezes até mais um pouco — de acordo com o seu controle de vendas.

1. Prêmios físicos e digitais

Entre todas as premiações para times de vendas externa, as recompensas físicas e digitais talvez sejam as mais comuns. Contudo, é muito importante conhecer bem os profissionais do seu time no intuito de escolher uma premiação de acordo com aquilo que eles de fato aproveitarão. Seguem sugestões de brindes para prêmios físicos e digitais:

  • perfumes;
  • garrafas de bebidas (espumante, vinho, cerveja artesanal, gim etc.);
  • relógios;
  • automóveis;
  • eletrodomésticos (geladeira, cafeteira, micro-ondas, airfryer etc.);
  • eletrônicos (smartphones, tablets, notebooks etc.).

2. Premiação monetária

Se você perguntar para qualquer representante comercial autônomo sobre como ele deseja receber as remunerações por metas batidas, a resposta, em grande parte dos casos, será: em dinheiro. Afinal, com ele, o vendedor poderá gastar da forma que achar melhor, seja para quitar um financiamento, para adquirir um bem ou fazer uma viagem dos sonhos, por exemplo.

3. Brindes da empresa

Engana-se quem pensa que os brindes oferecidos pelas empresas não têm nenhum valor. A verdade é que os melhores vendedores gostam de recebê-los nem tanto pela cifra representada por eles, mas pelo significado de uma conquista. Você pode ter à disposição alguns brindes da marca com o objetivo de premiar a equipe de vendas como:

  • canecas;
  • camisas;
  • agendas;
  • canetas;
  • necessaires, entre outros.

4. Cartões de benefício

Outras ótimas possibilidades para reforçar uma campanha de incentivo com simplicidade e flexibilidade são os cartões de benefícios. Hoje em dia, há uma grande variedade de opções, sendo que os mais usuais são os “Cartões Cultura”, por meio dos quais a organização proporciona o acesso a peças de teatro, shows e cinemas.

Além disso, com esse cartão, o colaborador pode comprar livros e outros itens que incentivam o seu desenvolvimento e capacitação. Assim como os “Cartões Presente”, que podem ser usados em uma grande rede de lojas conveniadas, garantindo diversas opções para o funcionário contemplado.

5. Cursos profissionalizantes

De modo geral, as pessoas que trabalham com vendas prezam pelo sucesso e são bastante competitivas. Dito isso, a autorrealização caminha junto com o investimento profissional e é algo que todo bom representante que preza pelo relacionamento com o cliente busca. Muitos têm o desejo de fazer um MBA ou aprender outro idioma, por exemplo.

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Investir em premiação para equipe de vendas com foco no desenvolvimento de competências, portanto, pode ser um excelente caminho. Em seguida, apresentamos algumas sugestões de cursos profissionalizantes:

  • sessões de coaching;
  • treinamentos exclusivos;
  • participação em imersões em vendas, convenções, eventos e seminários;
  • bolsas de estudos para cursos na área (custeio de 50% da mensalidade ou bolsa integral).

6. Experiências marcantes

Ainda que os profissionais da área de vendas gostem de receber premiações em dinheiro, pergunte a qualquer pessoa quanto foi o extra que ganhou nas últimas remunerações. Fatalmente, quase ninguém se lembra.

No entanto, quando uma empresa proporciona experiências diferenciadas, ela fica marcada no coração e na mente dos representantes autônomos que fizeram por merecê-las. Isso porque a história que você proporciona para a vida desses talentos pode valer mais do que o dinheiro que eles recebem, além de motivá-los ainda mais a produzir e fazer mais negócios.

7. Prêmio surpresa

Os valores pessoais são coisas preciosas na vida dos indivíduos. Alguém pode fazer trabalhos voluntários em uma ONG, ter o sonho de conhecer um determinado país ou ainda ter paixão por cinema.

Imagine quem trabalha como voluntário poder entregar uma doação para a ONG que assiste, aquele que tanto deseja uma viagem específica recebê-la como prêmio ou até mesmo o aficionado por cinema receber um ano de ingressos grátis?

Se na sua organização as pessoas perceberem que, em função de seu esforço pessoal, seus maiores valores podem se transformar em premiações surpresa, além de sentirem que são conhecidos de maneira próxima e que são valorizados. Não restam dúvidas que tanto a produtividade quanto os resultados aumentarão.

Estabeleça objetivos coletivos e metas individuais

Por mais que estruturar uma campanha de premiação por performance possa parecer algo complexo, é um processo mais simples do que se imagina. A primeira etapa é identificar os objetivos macro do negócio.

Após isso, é possível desmembrar esses objetivos (sejam qualitativos, quantitativos ou ambos) em metas coletivas e individuais, mas sempre envolvendo todos para engajar os funcionários. Essas metas e objetivos devem ser de fácil compreensão, com o objetivo de conquistar os resultados de maneira mais rápida e a fim de evitar interpretações equivocadas.

Por sua vez, as metas individuais devem ser estipuladas e distribuídas de acordo com os limites de atuação, experiência e senioridade dos seus representantes comerciais. Também é importante que essa definição seja simultaneamente arrojada e possível no intuito de evitar o risco de provocar o efeito contrário e desmotivar os talentos.

Além disso, é crucial adotar indicadores de desempenho inteligentes e métricas claras com o objetivo de facilitar a análise de dados de vendas realizadas. Por fim, a premiação para equipe de vendas por performance tem o potencial de fortalecer a autoconfiança e a motivação, contribuindo até mesmo para o desenvolvimento de outros competências, como a resiliência, a persuasão e a empatia.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe este post agora mesmo nas redes sociais e ajude os seus contatos a melhorar os resultados e o ambiente de trabalho!

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