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Home  /  Vendas   /  Por que vale a pena contar com uma boa base de dados de vendas?

Por que vale a pena contar com uma boa base de dados de vendas?

Atualmente, o uso de grandes volumes de dados pode promover uma série de benefícios aos negócios, como melhores decisões e estratégias mais precisas. Nesse cenário, construir uma boa base de dados de vendas pode tonar a empresa mais próspera e competitiva.

Grosso modo, pense na base de dados de venda como o conjunto de unidades básicas de conhecimento sobre o processo de venda, os produtos comercializados, os consumidores e o mercado. Ou seja, são informações profundas sobre as vendas, que podem ser cruzadas para fazer análises, construir modelos, subsidiar táticas e tomar ótimas decisões diárias.

Pensando na importância do assunto, criamos este artigo para você. Adiante, explicamos os benefícios da base de dados de vendas e como utilizá-la na prática. Acompanhe!

Formulação de melhores táticas de venda

Sem vendas, as várias outras atividades de uma empresa (como desenvolver, produzir ou distribuir produtos) perdem o sentido. Exatamente por isso é necessário pensar em táticas que aumentem a frequência e o valor das vendas, tornando-as superiores.

O primeiro benefício da base de dados está aqui. Ela fornece uma visão mais sistêmica e bem embasada ao gestor, de modo que consiga criar táticas de venda mais bem-sucedidas e aderentes aos clientes finais, além de aplicar estrategicamente os recursos disponíveis.

Compreensão profunda do perfil dos consumidores

Empresas precisam conhecer bem seus clientes. Do contrário, terão mais dificuldade ao longo do processo de pré-venda, venda e pós-venda. Para tanto, é necessário contar com um conjunto de dados dos clientes, incluindo sua frequência e preferência de compra.

Novamente, a base de dados ajuda muito. Ela condensa um enorme volume de dados dos clientes da empresa, que podem ser cruzados para analisar o comportamento de consumo, as preferências pessoais e as tendências de mercado, gerando mais inteligência ao negócio.

Definição de metas realistas e desafiadoras

As metas funcionam como um alvo. Elas ajudam a orientar as pessoas e a melhorar o uso dos recursos, de modo que todos foquem no que realmente importa e deixem de lado o que é trivial. Metas de venda, especificamente, devem ser realistas e desafiadoras.

Para criar uma meta de venda bem calibrada, é preciso contar com dados históricos e informações do mercado. Assim, o gestor pode definir “alvos” mais inteligentes, alinhados à realidade do mercado e aos resultados comerciais históricos do empreendimento.

Melhoria da tomada de decisão comercial

Estima-se que, diariamente, tomamos 35 mil decisões. Na área comercial, tais decisões incluem o que vender, como e por quanto, além de quais consumidores prospectar e qual abordagem comercial utilizar. A questão é: como promover melhores escolhas?

Mais uma vez, a base de dados de venda ajuda muito. Ela fornece uma série de relatórios, gráficos e indicadores que melhoram o processo decisório, deixando-o bem fundamentado e reduzindo o número de vieses cognitivos. Assim, é possível acertar com mais frequência.

Veja, agora você está por dentro do assunto. A construção de uma boa base de dados de vendas depende de boa tecnologia. Um software gerencial, como o ION Report, pode ajudar a arquivar, cruzar e analisar grandes volumes de dados comerciais, além de automatizar a geração de relatórios e painéis de controle. Assim, o trabalho torna-se mais ágil e preciso.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para conhecer mais do software ION Report e entender como essa tecnologia pode facilitar a construção da sua base de dados de vendas.

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