fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  IA Generativa: novos rumos para as vendas no atacado
IA Generativa: novos rumos para as vendas no atacado [ionsistemas]

IA Generativa: novos rumos para as vendas no atacado

Enquanto marketing, finanças e logística conseguem ter uma rotina bastante regrada, onde os processos se repetem de forma contínua, em vendas o cenário costuma ser bastante dinâmico e variado.

Isso significa que o dia a dia dos vendedores é ocupado com tarefas pouco previsíveis, como o atendimento a clientes, por exemplo.

Nunca dá para saber se uma ligação vai durar 5 ou 50 minutos, qual será o estado de ânimo do cliente do outro lado da linha ou mesmo se aquela venda que está quase fechada vai mesmo se concretizar.

Diante deste cenário, o setor de vendas tem ficado para trás no que se refere à adoção de novas tecnologias e a automação de tarefas. Também tem sentido mais dificuldades em estruturar planos de crescimento e escalabilidade sem o auxílio das ferramentas certas.

É neste contexto que a IA Generativa vem atuando para reduzir gaps de performance e transformar os processos de vendas no atacado. Continue a leitura e entenda melhor como essa tecnologia pode impulsionar seus negócios!

IA e transformação digital no atacado

A inteligência artificial não é necessariamente nova, mas a progressão do seu uso nas organizações tem ficado estagnado nos últimos anos.

De acordo com a McKinsey, entre 50% e 60% das empresas fazem uso do IA, sendo que 70% delas afirmam resultados superiores de marketing e vendas após a implementação da tecnologia.

De forma comparativa, os profissionais de marketing têm usado e aproveitado mais as oportunidades que a inteligência artificial oferece (51%) do que os profissionais de vendas (33%), demonstrando um desequilíbrio da adoção dessa tecnologia dentro das organizações.

Em outras palavras, existe um campo enorme a ser explorado pelos times de vendas quando o assunto é IA Generativa. Mas afinal, o que é essa tecnologia e como ela pode te ajudar?

O que é IA Generativa e como ela afeta as vendas?

IA Generativa é uma nova geração de tecnologias de inteligência artificial que permitem gerar qualquer tipo de conteúdo de forma rápida e altamente personalizada.

Quando pensamos na comunicação de vendas, a IA Generativa pode contribuir desde a elaboração de e-mails transacionais personalizados até comunicações hiper personalizadas para clientes, oferecendo condições únicas de acordo com o histórico de cada um.

Ela também pode elaborar propostas comerciais, vídeos de produtos, animações, descritivos otimizados para mecanismos de buscas e um sem-fim de outras mensagens.

Tudo isso sem comprometer o recurso mais valioso que seus vendedores têm: tempo.

E como elas contribuem para a performance do seu time de vendas?

Redução do trabalho administrativo

É indiscutível que o setor de vendas tem uma alta carga de trabalho administrativo.

Da elaboração de comunicações simples, como mensagens de e-mail e WhatsApp, a propostas comerciais e contratos, sem falar na alimentação de bancos de dados, os vendedores passam boa parte de seus dias sentados em frente ao computador.

Com a IA Generativa, esses esforços são reduzidos, devolvendo ao time de vendas a capacidade de investir mais na construção de relacionamentos de longo prazo.

Produtividade otimizada

A produtividade é o resultado do uso inteligente de recursos. E quando se trata de um time de vendas, a melhor forma de aproveitar a expertise dos seus vendedores é deixando-os vender, certo?

É aí que a IA Generativa entra como uma grande aliada, otimizando processos e retirando dos ombros das pessoas a responsabilidade pela criação de peças de comunicação, lançamento de dados em sistemas e elaboração de relatórios.

Melhoria da comunicação com prospects, leads e clientes

Consumidos pelo trabalho braçal, os vendedores têm pouco tempo para dedicar à comunicação com prospects, leads e clientes, tornando o vínculo entre marca e comunidade mais fraco.

Mas com as possibilidades que a IA Generativa traz, como a otimização de processos, fica mais fácil manter esse diálogo vivo e consistente, aumentando o engajamento do público com a empresa.

Análise de dados aprimorada

A IA Generativa também atua na elaboração de relatórios e documentos oficiais baseados em dados coletados pela organização. Nesse sentido, ela contribui para análises mais detalhadas e de mais fácil compreensão por parte de toda a equipe.

Uma das consequências dessa facilidade é a melhoria na tomada de decisão, já que a equipe de vendas tem mais insumos para analisar cenários e tendências e escolher o melhor caminho para atingir os objetivos da organização.

Melhoria da experiência do cliente

De acordo com a Sales Force, 61% dos vendedores acreditam que a IA Generativa é capaz de aprimorar a experiência dos clientes. Eles também creem que essa tecnologia é capaz de ajudá-los a vender mais e melhor.

E eles não estão enganados.

De fato, a IA Generativa acelera o fluxo de comunicações sem perder a personalização do contato com o cliente. Isso confere maior rapidez no atendimento e, consequentemente, maior satisfação dos consumidores.

A produção de conteúdo personalizado de acordo com o perfil de cada cliente também é uma vantagem para os profissionais de vendas, que podem criar fluxos de interação mais inteligentes e pautados em conversas anteriores, melhorando a consistência e engajamento nas comunicações.

Qualificação de leads

Com a maior proximidade entre time de vendas e potenciais clientes, os relacionamentos saem fortalecidos. Ainda assim, podem não se concretizar em vendas, certo?

É por isso que a IA Generativa também vem sendo utilizada para qualificar leads ao longo do pipeline de vendas, entregando oportunidades quentes para os vendedores.

Desse modo, o fluxo de oportunidades se mantém constante e aquecido, contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros da sua empresa de atacado.

Essas são apenas algumas das vantagens da IA Generativa para o processo de vendas no atacado. Para conhecer todo o potencial dessa tecnologia e começar a implementá-la na sua empresa, entre em contato conosco!

ION SISTEMAS