fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Transforme o relacionamento com seus clientes através da IA em vendas
Transforme o relacionamento com seus clientes através da IA em vendas [ionsistemas]

Transforme o relacionamento com seus clientes através da IA em vendas

A dificuldade em mensurar o retorno sobre o investimento em relacionamento com clientes acaba, muitas vezes, fazendo com que essa área perca a atenção necessária. E assim, quando os clientes começam a ir embora, fica ainda mais difícil entender o porquê.

É por essa razão que nunca podemos perder de vista a importância que um bom atendimento tem.

Só para você ter uma ideia, empresas que investem na experiência do cliente e que têm um NPS (Net Promoter Score) acima de 8 aumentam o tempo de vida dos clientes em até 1400%.

Além disso, 89% dos consumidores que experienciam um bom atendimento têm maior probabilidade de fazer outra compra. Ainda, 78% dos clientes voltariam a comprar da mesma empresa após um erro caso tivessem passado por um bom atendimento.

Esses são apenas alguns dados para mostrar a você como o relacionamento com os clientes pode trazer resultados incríveis. Mas, para experimentá-los, você precisa dar o primeiro passo. Ou seja, investir em melhores formas de proporcionar um atendimento de qualidade.

Neste artigo, vamos te contar como a inteligência artificial (IA) pode te ajudar com isso. Continua com a gente?

Por que investir em IA em vendas?

Sim, os vendedores são a peça fundamental para trazer resultados para a sua empresa. Mas por que não dar uma força para o seu time?

Com ferramentas de inteligência artificial, seu time comercial ganha potência, pois consegue identificar o perfil de cada cliente de forma mais precisa e detalhada.

Assim, conquista a capacidade de fazer vendas mais assertivas, indicando os produtos certos no momento certo. E isso faz toda a diferença durante o relacionamento com a sua marca. Afinal, agilidade e precisão no contato garantem fechamentos mais rápidos. Resultado? Todos ganham tempo.

A inteligência artificial também pode ser determinante na hora de fazer follow ups, já que ela pode enviar mensagens de forma automatizada e personalizada, garantindo aquele toque pessoal a cada contato.

Desta maneira, seus clientes não se sentem lembrados somente quando sua empresa quer vender e, ainda por cima, você pode reunir mais dados que ajudarão seu time comercial a se relacionar melhor com cada um deles.

Outro ponto fundamental que a IA em vendas traz é a possibilidade de escalar os resultados. Isso porque seu time comercial foca no relacionamento enquanto as atividades operacionais são executadas por softwares.

Essas são apenas algumas das vantagens de se investir em IA em vendas com foco no relacionamento com o cliente. Mas, seguramente, você está se perguntando como promover essa transformação na sua organização, certo?

Como transformar o relacionamento com clientes através da IA em vendas

Relacionar-se bem com seus clientes é a pedra angular do sucesso de qualquer empresa, não apenas da sua. Afinal, quando o consumidor — seja B2B ou B2C — se sente valorizado, ele retribui em compras.

Nesse sentido, o que a sua empresa precisa fazer para começar a extrair o melhor deste processo e com a ajuda da inteligência artificial?

Crie uma cultura customer centric

Ter uma cultura organizacional centrada no cliente é o passo número um para quem deseja obter melhores resultados de vendas. E o motivo é simples: sua empresa passa a operar concentrada em proporcionar as melhores experiências, do início ao fim.

Mas, para atingir esse nível de maturidade, é preciso compreender em profundidade quem são seus clientes e quais são suas necessidades.

A partir daí, entender como cada setor da sua empresa contribui para a experiência desses clientes. Então, integrar os setores de modo que eles funcionem tal qual uma sinfonia, impossível de ser ignorada.

Implemente as tecnologias certas

A cultura centrada no usuário é uma estratégia que, para ser executada, precisa de ferramentas eficazes. E é aí que entra a IA em vendas, conectando cada ponto de contato com sua audiência a um sistema central de gestão.

Deste modo, seu time comercial ganha a capacidade de oferecer produtos personalizados, além de indicar similares ou complementares com extrema facilidade.

Os pedidos também se tornam mais ágeis, o que deixa a entrega igualmente mais veloz. E o cliente fica mais satisfeito com a experiência.

As tecnologias baseadas em inteligência artificial também facilitam na hora de manter a comunicação com seu público, seja por meio de mensagens transacionais automatizadas ou mesmo centrais de autoatendimento.

Assim, além de dar mais liberdade e autonomia para que os seus clientes interajam com a sua marca, você ainda reduz o trabalho operacional da sua equipe, o que contribui para o aumento da produtividade e eficiência.

Treine seu time

Mais do que ter uma política interna de centralização no usuário e tecnologias de ponta, é preciso ter pessoas capacitadas para interagir com seus clientes.

Imagine um vendedor que se atrapalha na hora de abrir um aplicativo para mostrar seu mix de produtos ou um representante comercial que não sabe como fazer pedidos online.

Nesse sentido, ao contratar as melhores ferramentas do mercado com base em IA para vendas, lembre-se de treinar seu time para usar todo o potencial dessas tecnologias.

Conte com parceiros experientes

Relacionamentos duradouros são construídos na base da confiança. Isso quer dizer que não é do dia para a noite que você vai fidelizar toda a sua carteira de clientes.

Existe um movimento contínuo de entendimento do que o mercado precisa, o que os seus clientes buscam e como oferecer a eles o melhor atendimento.

Mas sabe o que não muda nunca? A vantagem que você ganha ao ter parceiros experientes, que oferecem as soluções certas para que você se concentre na estratégia do seu negócio.

É por isso que aqui na ION Sistemas, nos especializamos em tecnologias que proporcionam mais velocidade, qualidade e eficiência para os nossos parceiros através de soluções como a inteligência artificial.

Assim, você se despreocupa da parte burocrática do seu negócio e foca no que realmente importa: o relacionamento.

Quer saber como a gente pode te ajudar? Conheça agora mesmo o ION IA, a solução de inteligência artificial da ION!

ION SISTEMAS