fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Tecnologia   /  Fique por dentro das principais ferramentas de logística para atacado

Fique por dentro das principais ferramentas de logística para atacado

A era de transformação digital pela qual estamos passando, em meio a inúmeros avanços tecnológicos, potencializou de maneira expressiva a oferta de ferramentas de logística para o atacado. Além disso, naturalmente, essa maior variedade também está diretamente relacionada à própria evolução desse setor, que cada vez mais é orientado por dados e, é claro, sistematizado.

De aplicações responsáveis pela roteirização de entregas, passando por softwares de gestão de estoque e CRM, a sistemas integrados de gestão logística, diversas são as soluções que colaboram com um potencial analítico nunca visto na área. O que antes requeria um intenso trabalho manual, atualmente, é automatizado e executado a partir de comandos mínimos.

Isso otimiza a rotina, reduz os custos, amplia a capacidade de previsibilidade, melhora a eficiência e, é claro, impulsiona expressivamente os resultados financeiros do segmento atacadista. Em razão de todas as vantagens proporcionadas e da consequente relevância da temática, neste post, listaremos algumas das principais ferramentas de logística. Boa leitura!

Software de gestão de estoque

As aplicações voltadas ao gerenciamento do estoque vêm se tornando fundamentais não apenas na área logística, mas em muitos outros mercados, pois ajudam as empresas — como as distribuidoras e as atacadistas — no rastreamento dos seus ativos e na sua correta distribuição. Geralmente, esses sistemas reúnem variadas funcionalidades que auxiliam na redução dos níveis de avarias, de furtos e de mercadorias obsoletas.

Customer Relationship Management (CRM)

Muito provavelmente, você já ouviu falar em CRM — ou em “gerenciamento de relacionamento com o cliente”, em português —, certo?! O fato é que, entre as ferramentas de logística, ele se destaca por viabilizar a otimização dos seus processos, gerando reflexos altamente positivos para a experiência do seu cliente, de modo a fortalecer a conexão estabelecida entre vocês.

Sistema integrado de gestão logística

O sistema integrado de gestão logística é, sem dúvida alguma, um dos mais importantes para o atacado. Afinal, ele dispõe de recursos que possibilitam que tanto o armazenamento quanto a entrega de mercadorias sejam planejados e, em seguida, executados.

Esse tipo de aplicação usualmente varia de softwares ERP robustos, com funções abrangentes e integráveis, a aplicações mais especializadas, que apresentam menos funcionalidades. Em ambos os casos, porém, é comum que todas sejam trabalhadas de forma colaborativa com outras, geralmente relativas a compras, finanças, vendas etc.

Software de roteirização de entregas

Um roteirizador de entregas é uma das ferramentas de logística que gera resultados mais imediatos após a implementação, sendo habitualmente utilizado pelos times do departamento logístico para o planejamento das entregas. O ION Rotas da ION Sistemas é um módulo de roteirização de visitas da equipe de vendas, que, estando bem alinhado com as definições de roteirização de entregas, pode auxiliar e otimizar os processos logísticos internos.

Com isso, há ganhos em facilidade de monitoramento por parte dos líderes, na ampliação do controle — dispensando, entretanto, maiores investimentos — e na elevação da eficiência e da produtividade dos times. Nesse contexto, inclusive, há um sem-número de soluções de roteamento, com diversos recursos ofertados.

O Fusion DMS, por exemplo, calcula a distribuição mais adequada das entregas entre os veículos, considerando o local de destino, o peso, as janelas de atendimento, entre outros elementos. Assim, acaba por garantir:

  • o sequenciamento das entregas com a montagem simultânea de várias cargas;
  • o cálculo de entregas e de trajetos;
  • o uso da capacidade total dos veículos em termos de cubagem e de peso etc.

Como visto, as ferramentas de logística têm se tornado cada vez mais imprescindíveis no dia a dia de distribuidoras e atacadistas em razão das inúmeras vantagens que têm o potencial de promover. Contudo, para uma escolha consciente e acertada, é fundamental contar com uma empresa do mercado de tecnologia que tenha como propósito a disponibilização de soluções móveis que visem ao aumento das vendas, à simplificação dos processos e ao fornecimento de um controle total sobre o negócio, como a ION Sistemas.

Somos uma companhia de software na nuvem que automatiza o processo de vendas como um todo, promovendo mais produtividade e agilidade ao time comercial das nossas contratantes. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

ION SISTEMAS