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Gestão de metas: entenda o que é e como implementar na sua empresa

A lucratividade e o sucesso nas operações é o objetivo de todas as empresas. Para isso, é necessário adotar uma gestão de metas eficiente que garanta que o negócio está indo pelo caminho certo.

Estipular metas realistas e desafiadoras faz parte da estratégia de qualquer negócio. Por meio da elaboração de um plano, as equipes de todos os setores trabalham com maior clareza, determinação e engajamento, visando conquistar um objetivo previamente definido.

Mas afinal, o que são essas metas, como elas são elaboradas e o que deve ser feito para alcançá-las na prática?

Pensando nisso, vamos apresentar uma visão geral sobre a gestão de metas e como esse processo deve ser implementado em uma empresa. Acompanhe a leitura!

O que é a gestão de metas?

“Gestão” vem do latim “gestio” que significa “ato de administrar, gerenciar”. Dessa forma, a gestão é compreendida como a administração de todos os recursos — pessoas, financeiros e de tempo — que existem em uma empresa, para que, assim, ela siga o seu plano previamente definido e alcance o sucesso desejado.

Como funciona essa estratégia?

A gestão de metas representa, então, a administração dos recursos disponíveis (tempo, dinheiro e equipe) em prol de um objetivo maior estratégico, que é o aumento das vendas e o sucesso da empresa.

Essa tarefa não se refere apenas à definição das metas que serão colocadas em prática nos negócios. A gestão compreende todo o processo de planejamento até a implementação efetiva e o monitoramento desses ideais.

Qual é a importância de implementá-la na empresa?

Por meio desse procedimento, os gestores conseguem identificar falhas e pontos que precisam ser corrigidos, para que, dessa forma, consigam guiar os seus funcionários para o alcance de resultados positivos.

Além disso, a gestão de metas ajuda a melhorar o desempenho dos vendedores, gestores e do negócio como um todo.

Quais são as fases da gestão de metas?

Uma gestão de metas eficiente precisa seguir algumas fases essenciais e adotar alguns elementos que vão ajudar na estipulação de objetivos claros para toda a equipe. Confira!

Planejamento

Essa é a primeira fase. Nesse momento, é preciso ter cuidado com a ansiedade e não estipular metas inatingíveis que dificilmente serão cumpridas, o que poderá desgastar a sua equipe e desmotivar os colaboradores.

É importante levar em consideração cinco elementos no momento de definir uma meta. Trata-se do padrão SMART, que tem como requisitos a elaboração de metas:

  • específicas;
  • mensuráveis,
  • alcançáveis;
  • relevantes;
  • tempo definido.

A definição de metas não é feita tomando por base achismos ou intuição dos gestores. Elas são implementadas levando em consideração os indicadores de desempenho das empresas.

Ela representa o valor entre o resultado atual e o resultado mais otimista que pode ser atribuído a esse indicador. Esse último, conhecido como “melhor resultado”, é obtido por meio de um valor histórico da empresa, da concorrência ou de estudos do mercado.

Implementação

A implementação é a fase pela qual as metas começam a ser colocadas em prática. Assim, o gestor deve comunicar os seus colaboradores sobre o que foi decidido e garantir, assim, que todos estejam comprometidos com as suas próximas tarefas.

Para isso, faça reuniões e defina claramente a logística, os limites e objetivos financeiros, o estoque, a previsão de demandas, os clientes que precisam ser conquistados e fidelizados, dentre outros elementos. Da mesma forma, ofereça recompensas que motivem todo o time e que os deixem satisfeitos.

O uso de softwares específicos de gestão de metas e gerenciamento das equipes pode fazer toda a diferença para o alcance de resultados na empresa.

Acompanhamento

É importante acompanhar o desempenho da equipe e das operações. Uma boa ideia é criar feedbacks com certa frequência para monitorar cada área. Fazer reuniões e ouvir os colaboradores com dicas, sugestões e críticas também ajuda a garantir o sucesso dos procedimentos.

Da mesma forma que a etapa anterior, o uso de um software de gestão de metas e indicadores é importante para acompanhar os resultados e identificar os pontos de sucesso e de fracasso.

Como implementar a gestão de metas na empresa?

Mantenha um relacionamento de confiança com a equipe

Antes de tudo, veja como está o engajamento, como gestor com a sua equipe. Uma relação amigável e de confiança nos valores da empresa é o pilar que vai sustentar a estratégia de planejamento e de gestão de metas de um negócio.

Inclua a equipe no processo de elaboração de metas

A interação de toda a equipe é uma característica importante. Dessa forma, todos os profissionais participam dos projetos e têm a valiosa oportunidade de somar com o seu conhecimento, passando suas sugestões e demais informações úteis para esse procedimento.

Geralmente, esses profissionais costumam atuar no mercado diretamente com os clientes e fornecedores. E, por isso, essa equipe tem um maior conhecimento sobre os processos práticos e a realidade das empresas no cenário estratégico do negócio. Dessa maneira, eles conseguem enxergar soluções viáveis ao longo prazo.

Além de tudo, é uma forma de a empresa mostrar que valoriza os seus profissionais e reconhece que eles podem agregar positivamente, fortalecendo o vínculo entre eles.

Estabeleça metas concretas e alcançáveis

As metas devem ser um reflexo da realidade atual da economia e do negócio. Analise os seguintes fatores:

  • o objetivo de faturamento da empresa;
  • a existência de mercado e situação econômica;
  • a viabilidade de crescimento;
  • a competência da equipe;
  • concorrência;
  • sazonalidade.

Não adianta definir metas irreais que não poderão ser alcançadas. Além de frustração, pode gerar funcionários desmotivados e arranhar a imagem da empresa perante o mercado.

Por isso, procure sempre estabelecer objetivos alcançáveis, mesmo que a médio e longo prazo.

Forneça feedbacks constantes

Após elaborar as metas e começar a colocá-las em prática, é importante monitorar os processos e verificar os resultados que estão sendo conquistados. Por isso, enviar e receber feedbacks, tanto da equipe quanto dos fornecedores e clientes, ajuda a identificar os erros e a melhorar o atendimento prestado.

Além disso, eles são uma forma de alinhar o pensamento e as ações para convergirem na direção certa, aumentando, assim, o nível de engajamento e o esforço de todos.

A gestão de metas é um método eficiente e essencial para realizar o gerenciamento de todo negócio. Primeiramente, porque atua mantendo e aumentando o crescimento da empresa e acompanhando as ações que vão sendo tomadas pelos gestores. Além disso, permite o alinhamento de esforços e promovem o engajamento de todos os colaboradores em prol do sucesso, objetivo comum de todo empreendimento.

Quer saber como facilitar a gestão e melhorar os resultados da empresa como um todo? Adotar um relatório de vendas pode ser a chave do seu sucesso!