fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Aplicativos móveis para gestão de vendas: como escolher?
Aplicativos móveis para gestão de vendas: como escolher [ionsistemas]

Aplicativos móveis para gestão de vendas: como escolher?

O uso de aplicativos móveis se tornou tendência não só para os negócios B2C como também para os B2B.

Segundo o site Bugsnag, em 2020, 70% das consultas empresariais foram feitas a partir de dispositivos móveis. Essa tendência nos mostra o quanto o mercado de aplicativos móveis para empresas do segmento B2B tem para crescer e prosperar.

E não é para menos: o segmento B2B também é feito por pessoas. E pessoas trazem os mesmos comportamentos do ambiente pessoal para o profissional.

Nesse sentido, o desafio das empresas está em simplificar processos de compras, dar suporte a operações globais de forma facilitada, reduzir os ruídos comunicacionais entre clientes e vendedores e aumentar a produtividade dos funcionários.

Mas como escolher o melhor aplicativo para a sua gestão de vendas?

A descentralização das vendas e o desafio da integração de dados

Com as constantes transformações tecnológicas, vemos um avanço sem precedentes em diversos setores da economia. E uma delas é a descentralização das vendas.

À medida que organizações expandem suas frentes de atuação, criando novos canais de interação com os clientes, é possível percebermos um movimento intenso rumo à economia global.

No entanto, enquanto os recursos para a descentralização das vendas aumentam a cada dia, o desafio da integração de dados dispersos em inúmeras plataformas vai se tornando cada vez mais presente no dia a dia das empresas.

Essa dificuldade de integração de dados repercute de inúmeras maneiras, dentre elas:

  • dificuldade para compreender o perfil do público da empresa;
  • incertezas sobre a qualidade e variedade do mix de produtos;
  • barreiras às estratégias de precificação e posicionamento de mercado;
  • falhas no envio de pedidos, acarretando em atrasos;
  • insatisfação dos clientes finais.

Esses são apenas alguns dos impactos que a dificuldade de integração de dados pode ocasionar a uma empresa. Mas que podem ser perfeitamente solucionados com um aplicativo móvel para gestão de vendas.

Por que investir em um aplicativo móvel para gestão de vendas

Pare e pense por alguns segundos: quantos apps você utiliza no seu celular?

De soluções bancárias a monitoramento da saúde, passando por assistentes virtuais, serviços de transporte e delivery, existe uma imensidão de possibilidades quando o assunto são os aplicativos mobile.

E no universo corporativo, essas possibilidades se ampliam ainda mais. Controle de ponto, comunicação instantânea, monitoramento por GPS e, claro, controle de vendas.

Com relação a este último, vamos listar algumas das vantagens que não podem passar despercebidas por você:

Mobilidade

Já pensou ter uma equipe de vendas dispersa por todo o país? E em outros países?

Essa possibilidade existe e pode ser colocada em prática sem que você perca o controle sobre as suas vendas.

Basta que seu time comercial instale um aplicativo móvel para gestão de vendas no smartphone ou tablet para que você receba todos os dados e informações em tempo real.

Deste modo, além de proporcionar mais mobilidade para o seu time comercial, você ainda pode economizar com infraestrutura, uma vez que os vendedores não precisam estar presentes na empresa para lançar dados em sistemas corporativos.

Agilidade

Outro ponto a favor do uso de aplicativos móveis para gestão de vendas é a agilidade com que as informações podem ser enviadas.

Orçamentos, pedidos e emissão de notas fiscais, bem como inputs para o setor logístico ficam muito mais simples e ágeis quando há integração entre apps e sistemas de gestão empresarial, como CRMs e ERPs.

A análise de descontos e condições especiais para clientes também fica facilitada com essa tecnologia, que pode oferecer insights importantes sobre o perfil de cada comprador.

Descentralização

A descentralização das vendas é outro benefício do uso de apps para gestão de vendas. O uso dessa tecnologia permite que você tenha uma central de dados com infinitos braços espalhados por todo o globo, enviando informações precisas sobre vendas para a gerência.

Deste modo, é possível escalar as vendas de maneira prática, segura e altamente eficaz, elevando o faturamento da sua empresa de forma sustentável.

Produtividade

Os aplicativos móveis para gestão de vendas também contribuem para o aumento da produtividade da sua equipe. Isso ocorre pela redução de deslocamentos entre empresa e clientes, além da facilidade de enviar informações por meio dos apps.

Com a comunicação facilitada entre time comercial e gerência, negociações são resolvidas mais rapidamente, aumentando o número de negócios e a lucratividade, é claro.

Esses são apenas alguns dos benefícios que você pode verificar ao adotar um aplicativo de gestão de vendas móvel.

Com o tempo de uso, você perceberá outros, como redução de custos com atualização tecnológica, menos falhas no lançamento de pedidos e maior satisfação dos clientes, dentre outros.

Mas como escolher o melhor aplicativo móvel para gestão de vendas para a sua empresa?

5 etapas para escolher aplicativos móveis para gestão de vendas de forma efetiva e eficiente

A escolha de um app de gestão de vendas passa por alguns questionamentos e decisões internas. Veja quais são eles:

Qual é a necessidade da sua empresa?

Antes de iniciar sua busca por um app de vendas, pergunte: o que meu time comercial realmente precisa?

Aproveite para fazer um brainstorming com seu time de vendas, a fim de que todos participem da decisão pelo melhor aplicativo de gestão de vendas.

Faça testes antes de contratar

É comum querermos solucionar os problemas o quanto antes. Porém, para ter certeza de que estará escolhendo o app de gestão de vendas certo, prefira testar antes de contratar.

Fale com o fornecedor da solução e peça uma versão de teste, de pelo menos uma semana. Assim, todo o seu time poderá apontar os pontos fortes e fracos de cada aplicação.

Avalie a facilidade de uso

Um dos critérios que devem estar no topo da sua lista de verificação é a facilidade de uso do aplicativo. Quanto mais fácil de instalar e operar, melhor.

Verifique as integrações

Além da facilidade de uso, também é fundamental que você verifique quais são as possibilidades de integração do aplicativo móvel com seus sistemas internos de gestão de vendas e processos. Somente desta forma você conseguirá integrar os dados de forma eficiente e segura.

Peça recomendações

Todas as funcionalidades e ferramentas atendem às demandas da sua empresa? Então lembre-se de pedir recomendações de outros clientes. Assim, você garante satisfação com a solução apresentada.

Quer pular todas essas etapas e ter acesso a uma solução comprovada no mercado? Conheça o ION Supervisor, a solução que vai otimizar a sua gestão de vendas do início ao fim!

ION SISTEMAS