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Veja como melhorar a etapa de pré-venda da sua distribuidora

As empresas precisam estar sempre em busca das melhores estratégias como forma de se destacarem perante a competitividade do mercado e aumentar suas chances de crescimento. Entre elas, está a necessidade de investir no pré-venda da distribuidora.

Isso porque se trata de um conjunto de práticas aplicadas no momento em que os potenciais clientes ainda não se encontram no momento de compra, ou que ainda não entendem a necessidade de adquirir determinado produto ou serviço, com a finalidade de educá-los e fazer com que eles estejam prontos para comprar. Assim, é possível entregar um consumidor mais disposto ao vendedor, além de gerar segurança e aumentar as chances de fechamento das vendas.

Mas, você sabe como melhorar esse processo na empresa? Então, continue a leitura para conferir as dicas que preparamos!

Leve em conta as necessidades dos clientes

Para ter uma pré-venda eficiente é necessário considerar as reais necessidades dos consumidores. Afinal, caso seja oferecido um produto ou serviço que eles não precisam ou não desejam, provavelmente os resultados não serão os esperados.

Sendo assim, busque alinhar as metas de vendas da organização com as perspectivas dos clientes, contribuindo para a solução de um problema ao atender uma demanda específica.

Analise o histórico de vendas

Os históricos de vendas podem propiciar uma visão mais ampla em relação ao rumo a seguir nessa etapa pré-venda. Por exemplo, se já ocorreram aquisições anteriores de um certo produto ou serviço, será mais fácil identificar quem comprou, quantidade, quando comprou, meio de pagamento utilizado e demais.

Esses dados auxiliam no planejamento de uma ação mais correta, e com foco no que realmente seja útil para o sucesso da pré-venda. Assim, a empresa economiza dinheiro, tempo e, ainda, alcança um retorno melhor.

Disponibilize ofertas especiais

Outra alternativa que pode ser empregada é oferecer condições especiais, como um melhor prazo para pagamento ou descontos no preço à vista. Além disso, os brindes podem ser uma boa opção e podem ajudar a estimular o interesse desses possíveis clientes.

Segmente a base de consumidores

Qualifique a base de clientes, dividindo aqueles que apresentam maiores chances de compras, e envie mensagem de pré-venda. O mais indicado é não listar os consumidores que adquiriram o produto em alguma hora, mas aqueles que compram em volumes maiores e com maior frequência.

Os demais clientes podem esperar para o lançamento dos itens ou serviços, ou ter um pouco menos de privilégios que os mais ativos.

Invista nos meios de comunicação adequados

É preciso ressaltar que não adianta elaborar uma estratégia eficiente de pré-venda se as informações não chegarem de forma adequada aos clientes.

Por esse motivo, você pode aproveitar o avanço da tecnologia para usar vários meios de comunicação, como o site da empresa, redes sociais, e-mail marketing, blog, chances, entre outros disponíveis para divulgar as novidades e manter uma relação mais próxima com os consumidores.

Agora que você entende quais estratégias de pré-venda podem ser aplicadas, é importante entender quais são as ações mais adequadas de acordo com a realidade do negócio e, assim, evitar as consequências que a distribuidora poderá sofrer ao aplicá-las de maneira ineficiente, como a insatisfação e a dificuldade de reter clientes, queda da oportunidade de conversão, erros na prospecção, entre outros.

Achou este artigo interessante? Então, aproveite a sua visita no blog para entender como garantir o sucesso do processo de vendas da sua empresa!

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