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Será que vale a pena investir em nichos de mercado em distribuidoras?

Independentemente do segmento e do porte de um negócio, fato é que todo empreendimento busca, de modo progressivo, o seu “lugar ao sol”, procurando formas de inovar e de ganhar destaque perante os concorrentes. Sabia que a estratégia de investir em nichos de mercado mais específicos e segmentados traz diversos benefícios ao negócio?

Essa alternativa tem sido muito bem-sucedida, inclusive em empresas que atuam com o público B2B (business to business), como distribuidoras e atacadistas.

Contudo, alguns ainda têm receio de limitar a atuação e ver os resultados caírem. Se esse for o seu caso, este post será de grande valia para você!

O nosso propósito com este material é apresentar as principais vantagens de apostar em nichos de mercado e garantir que você compreenda por que vale tanto a pena seguir essa direção. Continue a leitura e entenda!

O que se entende por nichos de mercado?

Também conhecidos como mercados verticais, os nichos de mercado são setores econômicos que apresentam uma especificidade maior em suas demandas e necessidades.

Dessa forma, quando um negócio passa a focar em um segmento específico, é possível afirmar que ele se especializa no oferecimento de serviços e/ou produtos voltados por completo e exclusivamente a esse determinado setor.

Como o investimento em nichos de mercado acontece em distribuidoras?

A ideia de nichos de mercado não muda quando se tratam de distribuidoras. Por isso, entender como acontece o investimento em um segmento específico nesse modelo de negócio é bastante simples.

Uma empresa que desenvolve as suas atividades voltadas a um determinado nicho de mercado é basicamente aquela que atende a uma parcela mais específica do público — por vezes, pouco explorada (ou até mesmo inexplorada).

Levando esse entendimento para o universo das distribuidoras, podemos dar um exemplo para facilitar a compreensão. Imagine uma distribuidora de bebidas que, ao definir seu objetivo, pode optar por comercializar os seus produtos apostando tanto em uma grande diversidade de clientes, quanto em um público mais específico. Ela poderia focar em bebidas para um nicho de mercado, como as cervejas artesanais.

Para decidir isso, contudo, é preciso estudar com detalhes o setor para identificar entre os segmentos possíveis aqueles que oferecem as melhores chances de retorno ou que representam boas apostas — pode ser que haja uma reduzida exploração por parte do mercado, por exemplo. Agir de forma estratégica para reconhecer boas oportunidades é fundamental.

Por que esse investimento vale a pena?

Afinal, que benefícios o investimento em nichos de mercado específicos pode trazer para a sua distribuidora? Entenda agora por que vale a pena atuar em públicos nichados.

Reduz a concorrência

Ao decidir ofertar produtos voltados para uma parcela específica do público, você não apenas tem a chance de fidelizar os clientes, mas também reduz a concorrência no mercado.

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Isso acontece porque a sua distribuidora passa a ser vista como um negócio que tem expertise no nicho de atuação e conhecimento acerca das necessidades e dos interesses dos consumidores. Além disso, até a sua identidade visual e a linguagem empregada nos seus canais de comunicação podem ser adequadas ao segmento, gerando ainda mais identificação.

Fortalece o relacionamento com o público

Como dito, a atuação em nichos de mercado permite que a distribuidora estabeleça como público-alvo um grupo bastante específico. Dependendo do tipo de item comercializado, pode até reduzir o número de clientes alcançados.

No entanto, isso não precisa — e não deve — ser visto como um ponto negativo, já que uma base menor de clientes possibilita que você se concentre na qualidade daquilo que é entregue e no cultivo das relações firmadas.

A sua abordagem fica mais personalizada; o acompanhamento, mais diligente; e fica ainda mais viável fornecer um atendimento customizado. Tudo isso acaba contribuindo para a satisfação e fidelização dos consumidores.

Dá mais visibilidade ao negócio

Os empreendimentos que atendem a nichos de mercado específicos, geralmente, acabam por ser únicos, como uma distribuidora de alimentos congelados orgânicos ou de itens de higiene naturais. Essa exclusividade faz com que o negócio alcance um maior destaque, ganhando também mais visibilidade até nas redes sociais ou em veículos de comunicação, como jornais e revistas.

É claro que, em se tratando de um negócio nichado, ser visto pelas pessoas certas é bem mais vantajoso do que ser visto por um número expressivo de pessoas — mas que não necessariamente compõem o seu público-alvo.

Contudo, um maior alcance em termos de visibilidade também tem as suas vantagens. Afinal, quanto mais pessoas passam a conhecer a sua empresa, mais bem consolidada se torna a percepção positiva do público a respeito dela.

Economiza no marketing

Uma das etapas mais relevantes nas estratégias de marketing digital é a identificação do público. Isso naturalmente demanda o investimento de recursos e de tempo.

Nesse sentido, o benefício de investir em nichos de mercado é que, por focar em grupos específicos com demandas e interesses bem delimitados, a necessidade de apostar em análises de dados e pesquisas para compreender as demandas do seu público se torna significativamente menor.

O que avaliar em relação aos nichos de mercado antes de escolher um?

Gostamos de reforçar a importância de estudar o setor antes de optar por um nicho específico. Nesta seção, vamos pontuar os principais elementos que devem ser considerados antes de tomar a decisão de mudar para um modelo de nicho:

  • prefira nichos de mercado não saturados, mas com demanda suficiente para a manutenção da sua empresa;
  • pesquise o que é tendência nesse setor específico e como os concorrentes do segmento operam;
  • busque previamente informações sobre investimentos necessários para aderir ao nicho;
  • prepare-se para atender a diversas demandas do seu público-alvo.

Como você pôde ver, investir em nichos de mercado pode ser uma excelente aposta e trazer inúmeras vantagens, como um melhor relacionamento com o seu público-alvo, maior visibilidade para a sua distribuidora e até a redução dos recursos aplicados na divulgação dos seus produtos.

Apenas tenha em mente que é importante fazer uma análise apurada do segmento de interesse para assegurar a viabilidade dessa decisão e se certificar de que será possível não apenas manter as operações, mas também alcançar resultados positivos.

Agora que você já entendeu por que vale a pena investir em nichos de mercado, leia nosso post sobre as atuais tendências de vendas!

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