fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Otimize sua cadeia de distribuição de medicamentos com essas 3 tecnologias
Otimize sua cadeia de distribuição de medicamentos com essas 3 tecnologias [ionsistemas]

Otimize sua cadeia de distribuição de medicamentos com essas 3 tecnologias

Otimize sua cadeia de distribuição de medicamentos com essas 3 tecnologias

A forma tradicional de distribuição de medicamentos é pouco transparente e ineficiente, segundo um artigo da National Library of Medicine. 

O texto também afirma que estamos saindo da fase na qual organizações de maior porte se encarregavam de múltiplas funções na cadeia de distribuição para uma nova era, em que novas empresas de tecnologia estão simplificando os processos de remessas de remédios.

E com o Brasil liderando o consumo de medicamentos na América Latina, os laboratórios e distribuidores estão a todo vapor. 

Da manufatura aos pacientes, passando pelos distribuidores e farmácias, o caminho é longo, e é preciso eliminar todos os gargalos para aproveitar o crescimento do consumo atual. 

Chegou a hora de levar seu processo de distribuição a outro nível e entrar para a nova era, com total suporte de soluções tecnológicas. Siga conosco e vamos ver o que o seu negócio pode começar a usar imediatamente. 

O que precisa ser vencido?

A cadeia de abastecimento de remédios apresenta desafios particulares, envolvendo muitos componentes-chave e partes interessadas para entregar medicamentos de forma eficaz. 

Um estudo da Science Direct listou o que seriam as 10 principais dificuldades enfrentadas na cadeia de suprimentos de medicamentos, sendo eles:

  • problemas de coordenação
  • gestão de inventário
  • pedidos com informações erradas
  • excesso de dependência em recursos humanos
  • gestão de pedidos
  • problemas com estoques mínimos
  • prazo de validade
  • gestão de armazéns
  • controle de temperatura
  • visibilidade de todas as operações

Não é pouca coisa, e passam por vários departamentos e atividades relacionadas à distribuição de medicamentos. São muitos os desafios que podem acarretar atrasos, falhas nas entregas e até mesmo no desperdício de lotes completos. 

A gestão eficiente de todos os obstáculos pede comunicação eficaz, colaboração multinível, uma administração impecável do inventário e dos recursos ao longo da cadeia de abastecimento e, como não poderia deixar de ser, de ferramentas apropriadas para tudo isso. 

Tecnologia e a distribuição de medicamentos

O uso de novas tecnologias nas cadeias de abastecimento de medicamentos tem se tornado cada vez mais importante devido ao que podemos chamar de convergência entre um mundo em franco processo de digitalização e resilientes dificuldades operacionais.

Um interessante estudo da PwC, que versa sobre como a tecnologia está transformando as cadeias de suprimento, averiguou que 300 líderes do segmento reconhecem os benefícios da digitalização de suas supply chains

Em uma era cada vez mais digital, o seu negócio precisa fazer mais para superar os obstáculos e atualizar as suas operações. 

É hora de passar por uma revisão radical de seus procedimentos de venda e distribuição de medicamentos. É momento de conseguir lidar com mais produtos, ciclos de vida mais curtos e novas formas de ter controle sobre suas operações comerciais. 

O serviço que seu negócio presta é essencial para o bem-estar e para a vida de milhões de pessoas. Quando seu negócio funciona bem, todos saem ganhando. 

Quando o seu negócio decide usar as melhores ferramentas de gestão de distribuição de medicamentos, melhora os custos, aumenta a eficiência e fortalece a sua própria resiliência.

E se a tecnologia está à mão para isso, por que não se apoiar nas melhores ferramentas tecnológicas pensadas especificamente para a distribuição de medicamentos? 

Por falar nisso, hora de citar 3 delas que gostaríamos de indicar. 

3 Tecnologias para distribuição de medicamentos

Para onde quer que você olhe em uma cadeia de distribuição de remédios, podemos ver como estão surgindo tecnologias disruptivas. 

Em um mundo onde já temos até mesmo impressoras 3D de moléculas, capazes de sintetizar alguns compostos on demand e na hora, diretamente nas farmácias, é bom ficar atento ao que os novos softwares hardwares podem fazer pelo seu negócio. 

Confira a lista a seguir!

#01 Blockchain em cadeias de distribuição

Se você pensava que blockchain era coisa de criptomoeda, tem razão. Mas o conceito de blockchain é aplicável a qualquer coisa que precise ser controlada com mais eficiência. 

Os medicamentos passam das empresas farmacêuticas para os pacientes, mas também por distribuidores, hospitais e farmácias. Nesse contexto, o desafio mais importante é garantir a segurança e a proteção dos próprios produtos. 

Por exemplo, quando falamos de medicamentos falsos, temos um grande problema tanto em termos econômicos como também existe o risco para a própria vida humana. 

A tecnologia blockchain é útil, pois permite que os medicamentos sejam trackeados com o uso de tags de identificação, que permitem que a propriedade de cada remédio seja transferida, assim que ele mudar de mãos. 

Em outras palavras, a tecnologia oferece segurança através da transparência. Os códigos de barras servem para registrar continuamente e em tempo real onde é que até mesmo uma só caixa foi parar. 

#02 Inteligência Artificial

Essa entra mais a modo de tendência, do que necessariamente uma ferramenta específica. 

O fato é que a IA (Inteligência Artificial) está colaborando com o setor de distribuição de medicamentos ao dar poder de previsão e de análise de dados. 

É possível entender padrões de consumo, sazonalidade da demanda, entre outros insights valiosíssimos para empresas que atuam no ramo de distribuição de medicamentos. 

Inclusive, um certo nível de automatização é já uma caraterística da maioria dos modelos da cadeia de abastecimento, com algoritmos complexos que preveem a procura e ajudam a efetuar previsões.

É o que indica um estudo da Merck, que mostra como estamos usando a IA amplamente, com Machine Learning e uso de sensores e análises que buscam automatizar processos de logística de transporte de medicamentos.

Com tantas possibilidades ao alcance de seu negócio, é hora de dar o próximo passo em direção ao futuro da sua cadeia de distribuição de medicamentos. 

#03 Softwares de gestão de distribuição de medicamentos

Um software de distribuição de medicamentos fornece aos varejistas uma solução ERP que entrega uma plataforma completa para otimizar o fluxo de encomendas, vendas, armazenamento e controle de informações. 

Mais importante ainda, um software de distribuição garante que o seu negócio mantenha a conformidade com leis e regulamentos específicos de sua indústria.

Com ferramentas como o ION Farma, você tem soluções como controle de documentos, visualização de informações de todos os medicamentos, gestor de promoções com recursos personalizáveis, ferramentas de precificação e customizações, em geral.

Seu processo de venda de medicamentos pode ficar muito mais fácil, ágil e eficiente, já que grande parte de seus processos é automatizada e você aumenta as vendas enquanto mantém total controle de tudo.

Quer saber o que mais o ION Farma pode fazer pelo seu negócio? Acesse agora mesmo a página da solução!

ION SISTEMAS