fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Operacionalizando sua distribuição de medicamentos com IA
ION Farma: operacionalizando sua distribuição de medicamentos com IA [ionsistemas]

Operacionalizando sua distribuição de medicamentos com IA

Uma empresa que trabalha no setor de distribuição de medicamentos enfrenta desafios muito particulares. 

Calendários de lançamentos de novos remédios, complexas estruturas de precificação de produtos, equipes externas e um inventário de itens sensíveis são alguns exemplos disso. 

Exatamente devido às suas especificidades, você precisa contar com uma solução 360 graus, que ajude sua empresa a superar todos os obstáculos diários da sua indústria.

De fato, a logística da distribuição de  medicamentos precisa começar muito antes do envio da mercadoria. 

Seu próximo software tem que conversar com vendas, interagir com o serviço de atendimento ao cliente, deixar todos os indicadores à mão e ainda ajudar a cortar custos operacionais. 

Com a escolha do melhor aplicativo de gestão de distribuição de medicamentos, os seus processos diários podem ficar mais simples, assim como todo o funcionamento das suas operações de distribuição. 

Sabe o que pode ajudar, e muito, a otimizar a sua distribuição de medicamentos? A inteligência artificial (IA). No artigo de hoje, é sobre isso que vamos falar. Siga conosco!

4 desafios (e soluções) da operacionalização da distribuição de medicamentos

A ferramenta de distribuição de medicamentos tem que impulsionar a sua eficiência operacional ao mesmo tempo, em que proporciona outros tipos de benefícios para todas as áreas do seu negócio. 

Em outras palavras, informações integradas, processos otimizados e insights estratégicos precisam fazer parte do leque de funcionalidades que suas operações terão à disposição de agora em diante. 

Acompanhe, na sequência, como a ferramenta adequada pode conduzir a transformação de suas operações. 

#01 Vendas externas sob controle

Controlar vendedores externos sempre foi uma tarefa complexa e propensa a erros. 

Com um módulo de gestão de vendas no seu aplicativo de distribuição, você vai poder acompanhar, em tempo real, a  performance dos representantes e vendedores externos, se eles estão atingindo suas metas e quais foram os resultados alcançados. 

Ter a opção de monitorar as rotas e visitas feitas pelos vendedores em campo também ajuda a garantir a eficiência das operações externas. E, se seu software de distribuição de medicamentos puder exibir todos os detalhes dos contratos vigentes, melhor ainda. 

A inteligência artificial é extremamente útil nestes tipos de controles, já que analisa os dados como os que citamos acima e sugerem melhorias com base em informações reais. 

#02 Acompanhamento de informações históricas

Empresas que querem melhorar o futuro de seus processos de distribuição de medicamentos precisam, primeiro, olhar para seu passado. 

Ter um registro detalhado de todas as transações comerciais feitas até a data é essencial. Mais ainda: você pode ter dados disponíveis desde a cotação inicial negociada até a entrega do produto final. 

Prazos de entrega, histórico de preços ou até as condições de pagamento devem estar na sua tela, com poucos cliques, sempre que for necessário. 

Contando com um módulo de inteligência artificial, a sua organização ainda vai ter análises automáticas sobre as tendências de consumo, já que os padrões de compra e até mesmo a forma como cada venda foi feita serve de combustível para os algoritmos. 

Precisamente com base nesse tipo de dado, a inteligência artificial pode aprimorar suas estratégias de vendas e marketing, oferecendo produtos e serviços mais personalizados e adequados às necessidades do mercado. 

Para melhorar seus processos de distribuição, antes é preciso acompanhar o histórico de pedidos. Assim, você aprimora a experiência do cliente e, de quebra, impulsiona o crescimento dos negócios.

#03 Análise de sazonalidade: antecipe demandas futuras

A sazonalidade é um desafio enfrentado por muitas empresas, especialmente aquelas com demandas flutuantes ao longo do ano. 

A inteligência artificial cumpre um papel importante, já que ajuda a antecipar essas variações para permitir que a sua empresa se prepare antecipadamente. 

Com o uso do módulo de previsão de demanda movido por inteligência artificial, o sistema ERP analisa dados históricos, tendências de compra e padrões sazonais para então fazer uma estimativa das suas necessidades futuras. 

Em outras palavras, sua distribuição de medicamentos pode se adaptar e ajustar tanto o estoque como os recursos humanos necessários para atender à demanda durante os períodos de pico. 

Uma solução que seja acessível a todos também facilita a colaboração entre todas as áreas que, de alguma forma, influenciam a logística de distribuição. 

Vendas, marketing e operações podem ter todo o poder de análise da inteligência artificial para otimizar os processos de distribuição durante os momentos mais críticos. 

Assim,  sua empresa pode reduzir custos de armazenagem, minimizar a falta de produtos e garantir uma experiência positiva ao cliente em qualquer período do ano.

#04 Gestão de estoque sob medida

Sem um estoque bem administrado, toda a sua força de vendas vai topar com gargalos na distribuição de medicamentos. 

Por isso, é preciso ter uma visão completa e totalmente atualizada do seu estoque para que os níveis de produtos estejam sempre alinhados com a demanda. 

Principalmente quando falamos de medicamentos, evitar estoques desnecessários é fundamental. Prazos de validade mais curtos e produtos de maior sensibilidade ao ambiente onde estão armazenados têm que ser controlados em todos os detalhes. 

Com uma solução de software para otimização de distribuição, você tem uma gestão mais precisa das entradas e saídas de produtos. E se você turbinar esse controle com a inteligência artificial, ganha em eficiência ao reduzir os erros manuais. 

No tópico anterior, falamos como a IA pode ajudar a antecipar a demanda. Já aqui, no controle de estoque, essa previsão permite que políticas de reabastecimento sejam implementadas.

Nada pior do que não poder atender um pico de demanda, ou ficar com produtos encalhados, consumindo recursos e espaço físico. 

Se você quer reduzir custos operacionais, conte com a ajuda da IA para pensar, estrategicamente, a forma como você mantém seus níveis de produtos. 

Fale conosco hoje mesmo e comece a revolucionar suas operações de distribuição!

ION SISTEMAS