fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Confira 6 dicas essenciais de como reduzir custos em sua empresa
Conheça os principais tipos de canais de venda

Confira 6 dicas essenciais de como reduzir custos em sua empresa

Saber como reduzir custos é uma das maiores preocupações dos empreendedores, principalmente em época de crise. Economizar é fundamental para melhorar o orçamento, visto que a empresa pode elevar suas reservas ou direcionar o valor economizado para tarefas produtivas e de crescimento — capacitação e modernização, por exemplo.

Nesse sentido, para reduzir custos, é preciso efetuar boas avaliações do negócio com a finalidade de aplicar medidas estratégicas que otimizem a receita e que garantam a manutenção de um bom crescimento da produção.

Essa estratégia é de grande importância para as organizações, já que permite uma maior rentabilidade. No entanto, é preciso buscar formar de reduzir custos sem diminuir a qualidade dos serviços.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra!

1. Reduza custos com impressão

Muitos empreendedores não sabem como reduzir custos operacionais nos mais variados setores da sua empresa. Alguns acabam achando irrelevantes os custos com papéis, fotocópias e impressões. No entanto, é nessas atividades que as instituições costumam perder muito dinheiro por causa do mau uso.

Uma boa maneira de economizar, nesse aspecto, é elaborar uma ação de consciência ambiental, efetuando a impressão apenas dos arquivos que são realmente necessários.

Desse modo, o gestor deve orientar os colaboradores para que utilizem arquivos digitais. Quando for preciso imprimir, vale utilizar os dois lados da folha ou aproveitar rascunhos. A soma de pequenas ações pode trazer ótimos resultados.

2. Otimize os processos

A ineficácia das funções organizacionais é um perigo quando o assunto envolve custos. Quanto mais satisfatórias forem as atividades, menos a organização gastará com energia elétrica e com hora extra.

Considerando em uma escala mais ampla, é possível realizar o mesmo trabalho diversas vezes, com uma quantidade menor de funcionários, mas os processos precisam continuar sendo executados de maneira adequada.

Por esse motivo, a tecnologia é uma grande aliada das organizações empresariais. Alguns setores, como o financeiro, exigem uma enorme quantidade de operações diárias, como o registro de contas a receber e a pagar, dentre outras. Quando a empresa conta com um bom sistema, organizar essas tarefas se torna muito mais fácil.

Além do mais, diversos softwares de gestão financeira permitem que relatórios por categoria sejam criados de maneira muito rápida e simples. Também tornam as atividades operacionais mais eficazes, visto que os dados ficam organizados e podem ser acessados com mais praticidade.

3. Incentive a cultura da economia de custo

Às vezes é muito complicado encontrar maneiras criativas para economizar. Portanto, é fundamental que o gestor mobilize os seus colaboradores para que contribuam nesse desafio.

Uma dica para incentivar a cultura de economia de custos é oferecer brindes para as melhores ideias do mês. Também dá para fazer uma caixinha da economia, em que cada funcionário poderá depositar suas ideias.

É essencial a participação de todos, já que o colaborador é a pessoa que conhece melhor a sua rotina e sabe o que pode (ou não) ser economizado.

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert

É preciso salientar que, quando o funcionário participa das mudanças da organização, tende a ficar mais motivado e empenhado em suas tarefas. Isso traz diversos benefícios para o negócio, como a integração e a retenção de talentos, além de interferir na satisfação e na motivação do trabalhador.

4. Renegocie com fornecedores

É primordial parar para analisar as compras que a empresa realizou nos últimos meses. Além disso, procure se certificar de que os seus fornecedores realmente representam a melhor opção no mercado, em termos de prazo e preço.

Embora ser fiel a determinado fornecedor possa gerar inúmeras vantagens, é fundamental prestar atenção aos preços que a concorrência está inserindo em seus produtos. Esses dados podem ser favoráveis até mesmo no momento da negociação com o seu distribuidor.

Em alguns casos, uma possível mudança de fornecedores pode ser uma solução para a diminuição dos gastos da empresa. Mas é preciso que o empresário fique atento para garantir que as compras de produtos sejam de boa qualidade e para que isso não afete outros setores da empresa.

Ou seja, um fornecedor pode oferecer a mesma mercadoria por um preço mais baixo. Caso a entrega demore mais, a eficiência do setor produtivo do negócio ficará prejudicada. Logo, é necessário ficar sempre atento a esses detalhes.

5. Invista na capacitação dos colaboradores

É importante destacar que, quanto mais preparados os funcionários estiverem para realizar uma tarefa, melhor será o desempenho de cada um. Assim, quanto melhor o desempenho, menor o tempo necessário para efetuar as atividades.

Colaboradores sem capacitação ou desmotivados acabam custando muito caro para as organizações. Este é um custo muito difícil de ser identificado.

Se nessa hora o seu negócio não apresentar recursos disponíveis para contratar palestrantes ou para investir em cursos extras, estimule os próprios gestores a elaborarem treinamentos com o time de funcionários. Além de proporcionarem aumento da produtividade, os resultados certamente surtirão efeito nas finanças da companhia.

6. Elabore metas para a redução de custos

Assim como todas as tarefas da empresa, a redução de custos precisa ser traduzida em metas realizáveis e mensuráveis.

Por exemplo: ao avaliar o setor comercial do negócio, foi constatada uma elevação significativa no valor das despesas com impressões. Nesse cenário, a organização pode elaborar metas para reduzir a quantidade de impressões em um prazo que seja possível de ser efetuado.

Se a conta telefônica da empresa ficar alta, é possível estimular os funcionários a usar formas gratuitas de comunicação, como o Skype e o Whatsapp. Além disso, se os desvios operacionais estão ocasionando muito desperdício no setor produtivo, é possível criar um método de treinamento para reduzir essas adversidades operacionais.

O importante é que a avaliação dos custos e a elaboração de estratégias para minorar os gastos sejam ações recorrentes dentro da companhia.

Portanto, agora que você sabe como reduzir custos, está na hora de colocar as ações em prática para aumentar os lucros e a produtividade da organização. Mas é preciso que todos os funcionários entrem nessa nova política para que o negócio consiga o sucesso desejado.

Gostou da leitura? Ficou com alguma dúvida? Sinta-se à vontade para deixar seu comentário!

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert