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Veja como melhorar o controle de vendas do seu negócio

Veja como melhorar o controle de vendas do seu negócio

Diversas micro e pequenas empresas têm dificuldade de entender a importância da organização de processos administrativos, financeiros e de controle de vendas.

Por exemplo, a conservação do controle de estoque, montante no capital de giro, capital permanente e controle de vendas não costuma ser uma prioridade do negócio, ainda que seja uma das principais causas do fracasso de uma organização.

No caso do controle de vendas, sua negligência acarreta na perda de um dos principais indicadores da saúde financeira e administrativa do negócio.

Neste post, vamos explicar como fazer um controle mais eficiente, quais são os seus benefícios e como utilizar a tecnologia a seu favor. Continue a leitura e saiba mais!

Como a tecnologia pode tornar o seu controle de vendas mais eficaz?

As várias ferramentas e soluções tecnológicas para a empresa têm como objetivo monitorar os gestores no processamento, na interpretação e no controle da quantidade de dados gerados — que hoje é muito maior do que em anos anteriores.

O controle de vendas está relacionado às técnicas aplicadas para gerir, registrar e administrar as vendas realizadas pela instituição. Dessa forma, sua análise possibilita estimar o fluxo de caixa, quais são os produtos mais relevantes e qual é o perfil dos consumidores.

Para estabelecer um processo de vendas satisfatório, é preciso passar pelas seguintes fases:

  • avaliação dos padrões de consumo;
  • interação do consumidor com a sua marca;
  • planejamento estratégico do estoque;
  • registro e envio de orçamentos;
  • cotação de distribuidores;
  • controle de caixa;
  • gestão de pessoas.

Dessa forma, a tecnologia aparece como uma ferramenta que permite facilitar o processo de gestão, proporcionando um grau de agilidade e precisão que se tornará — em um último momento — um diferencial competitivo para o negócio.

Na prática, soluções da gestão do consumidor, automação comercial e gestão de recursos — do tipo ERP e CRM — permitem que a empresa consiga ter na ponta do lápis as informações cruciais para o progresso da marca. Por exemplo, é possível determinar o valor do ticket atual, a situação de desempenho da equipe de vendas e o tempo médio de um ciclo de vendas.

Com essas informações em mãos, a empresa poderá:

  • planejar estratégias de marketing e disposição de produtos, que permitam elevar o faturamento;
  • organizar o controle de estoque, para diminuir a quantidade de produtos parados ou evitar a escassez de mercadorias com elevada demanda;
  • investir no treinamento da força de vendas, com o intuito de torná-la ainda mais eficaz;
  • acompanhar o fluxo de caixa;
  • identificar os melhores investimentos para a fase que a empresa se encontra no mercado.

Quais são os benefícios que a tecnologia oferece ao controle de vendas?

A organização e o controle são essenciais em qualquer aspecto da vida, e mais ainda em um negócio. Sendo assim, conheça os principais benefícios de realizar um controle de vendas eficiente.

Melhora o planejamento financeiro da empresa

Para conseguir um bom controle de vendas, é preciso que exista um excelente planejamento financeiro da organização.

Ao administrar as fases do processo de vendas, a empresa pode encontrar problemas antes que eles ocorram e, assim, evitar gastos desnecessários, além de programar a reposição de estoque na quantidade correta, sem ter que investir em excesso.

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert

Otimiza a distribuição de produtos

O controle de vendas eficiente coleta informações mais detalhadas a respeito do consumo dos clientes. Dessa forma, é possível identificar os produtos e elaborar uma projeção de reposição e de vendas futuras, aperfeiçoando a distribuição de mercadorias.

Organiza decisivamente o estoque

O estoque é um dos setores mais imprescindíveis de uma organização, mas diversas vezes ele é deixado de lado.

Decisões equivocadas podem afetar o capital de giro da empresa e ocasionar vários impactos negativos em toda a estrutura da organização. Por isso, o controle de vendas é primordial.

Manter um controle mais rígido e robusto reduz alguns problemas, como o excesso de estoque de produtos que não saem das prateleiras ou a perda de vendas por ausência de itens com muita demanda.

Nesse sentido, o controle de vendas certifica que o investimento em novas mercadorias seja realizado de forma eficiente, além de prevenir que o dinheiro investido fique parado no estoque e não gere lucros para a empresa.

Melhora o relacionamento com o cliente

O controle eficiente de vendas passa pela interação constante entre cliente e empresa, e proporciona a melhor avaliação sobre as características de seus desejos. Isso contribui para a intensificação do relacionamento e ajuda a identificar os pontos que podem ser melhorados para obter bons resultados com essa relação.

Ao fortalecer a relação de confiança e oferecer um atendimento de qualidade, com produtos e serviços que atendam ou superem as expectativas do cliente, as chances de fidelizá-lo e de ele procurar novamente a sua empresa são grandes.

Como realizar o controle de vendas de forma eficiente?

A melhor forma de realizar um controle de vendas eficiente para o seu negócio é por meio dos recursos computadorizados, disponíveis para ajudá-lo na gestão empresarial. Utilizando um sistema de gestão empresarial tipo ERP, o controle de vendas se torna muito mais eficiente e prático.

Com ele, o investidor controla — de maneira intuitiva e simples — os orçamentos, as vendas, os recursos financeiros, o estoque, as comissões dos vendedores, a emissão de boletos, a emissão de notas fiscais e várias outras funcionalidades. Tudo isso, sem complicações.

Nesse sentido, o controle de vendas se torna uma importante estratégia para o negócio, que precisa ser usado em todas as fases para que elas se tornem bem-sucedidas.

A Ion Sistemas pode ser uma ótima opção para o seu negócio, pois ela desenvolve soluções móveis para ajudar vendedores e supervisores a vender mais e monitorar os resultados, respectivamente. Por isso, é ideal para Atacadistas, Distribuidores e Indústrias. Com ela, é possível:

  • acompanhar tudo o que acontece com o seu time;
  • ter acesso aos seus produtos no tablet ou smartphone;
  • planejar e acompanhar o dia a dia dos vendedores;
  • automatizar a sua força de venda.

Como vimos, quando efetuado de maneira adequada, o controle de vendas oferece diversas vantagens para o negócio, desde o gerenciamento de estoque até o melhor relacionamento com o cliente.

Agora que você já sabe o que ele é e qual é a sua importância, opte por um bom sistema de gestão empresarial e comece hoje mesmo a administrar as vendas do seu negócio, para colocá-lo na direção da lucratividade e do crescimento.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Novas dúvidas surgiram, e gostaria de ter mais informações a respeito? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

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