fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Como montar um fluxograma de logística de distribuição?

Como montar um fluxograma de logística de distribuição?

A logística integra toda a cadeia de valor que vai desde os fornecedores até o cliente final. Desta forma, permeia diversos setores da sua empresa, além de envolver parceiros externos. Portanto, é um dos processos mais complexos de qualquer organização.

Como você deve imaginar, organizar todos os detalhes que envolvem a logística de uma empresa não é fácil. Por isso, o fluxograma de logística e distribuição se torna uma importante ferramenta de gestão.

O que é um fluxograma de logística e distribuição?

O fluxograma de logística e distribuição é um mapa de todos os seus processos logísticos, considerando todos os setores e pessoas envolvidas. 

Ele tem por objetivo dar uma visão integral da sua cadeia logística e de distribuição, a fim de que você possa tomar decisões sobre ela com mais assertividade.

Como um verdadeiro mapa, o fluxograma de logística e distribuição auxilia sua equipe na gestão da logística e cadeia de suprimentos, dando indicações precisas sobre como otimizar processos e melhorar, cada vez mais, sua eficiência e eficácia.

Por que fazer um fluxograma de logística e distribuição?

Desde que os insumos saem do estoque dos seus fornecedores, passando pela transformação dos produtos até a entrega da mercadoria acabada ao cliente final, existem diversas etapas.

E compreender todas essas etapas, assim como tudo o que elas abrangem, é o segredo para ganhar mais qualidade e velocidade nas suas operações. Além disso, ao otimizar sua cadeia logística, você aprimora experiência do cliente, resultando em maior satisfação — e vendas.

Mapear sua cadeia de valor também permite identificar pontos falhos ou de melhoria. Isso significa que, com um fluxograma de logística e distribuição você pode aprimorar continuamente sua operação, ganhando mais eficiência e eficácia.

Consequentemente, sua empresa se torna proativa na resolução de problemas, reduzindo custos logísticos e tornando-se mais sustentável financeiramente.

Com um olhar mais apurado sobre todas as etapas da sua cadeia de suprimentos, é possível medir com mais precisão seus resultados. Assim, sua organização passa a acompanhar indicadores de performance com mais responsabilidade e ganha poder de ação imediata sobre qualquer imprevisto.

Adotar fluxogramas de logística e distribuição contribui, ainda, para uniformizar a comunicação na sua empresa. Como o fluxograma é uma forma visual de mostrar todas as etapas da logística, mais pessoas compreendem a interdependência entre setores e atividades.

Visualmente, também é possível identificar com mais precisão gargalos processuais e eliminá-los através de análises em equipe. Os prazos entre uma etapa e outra também ficam mais evidentes, ajudando a todos os envolvidos no cumprimento de suas metas.

Como montar seu fluxograma de logística e distribuição?

Criar um fluxograma de logística e distribuição é um exercício importante para toda a sua equipe, pois vai ajudá-la a compreender todos os processos e suas interdependências. Confira agora os passos essenciais para começar o trabalho:

Faça um mapeamento de todas as atividades

Mapear todas as atividades logísticas da empresa pode ser um desafio, mas é extremamente essencial. Neste sentido, reúna sua equipe e incentive-a a desenhar quais são os processos e como eles ocorrem.

Uma boa maneira de fazer isso de forma integrada é usar post its colados em um quadro, onde os processos podem ser reordenados facilmente para retratar como eles realmente acontecem.

Lembre-se de chamar todas as pessoas envolvidas, porque nem sempre as lideranças estão a par de todas as atividades. Quanto mais detalhes vocês tiverem, mais fácil será compreender cada processo.

Identifique todas as interdependências

Se os processos fossem totalmente lineares, seria fácil construir um fluxograma de logística e distribuição em linha reta. Mas, como você já deve saber, existem processos que acontecem de forma concomitante. Além disso, podem envolver mais de um setor ou parceiro de negócio.

Nesse sentido, vale a pena identificar as interdependências de processos, bem como aqueles que ocorrem simultaneamente. Assim, você e sua equipe conseguirão vislumbrar os processos em uma camada um pouco mais profunda.

Entenda os prazos

O que muitas pessoas deixam de lado ao montar um fluxograma de logística e distribuição é o mapeamento dos prazos que cada etapa leva para ser executada. E isso pode causar muitos desencontros na hora de executar sua cadeia logística.

Portanto, além dos processos e interdependências, coloque também no seu mapeamento os prazos. Quantos dias um fornecedor leva para entregar os insumos? E quanto tempo sua equipe leva para produzir as unidades de mercadoria?

Quando os produtos estão no estoque, quanto tempo leva a separação e embalagem? E o envio dos produtos para os clientes? Tenha todos esses dados na ponta do lápis.

Transporte as informações para um software de fluxograma profissional

Todo este trabalho inicial precisa ser registrado certo? De preferência, em um local que possa ser atualizado com facilidade por qualquer pessoa envolvida.

Para isso, existem softwares profissionais que permitem criar fluxogramas com facilidade e compartilhá-los em diversos formatos. Além disso, você pode disponibilizar todo o seu mapeamento logístico em tempo real com toda a equipe, mantendo todos informados sobre qualquer alteração.

Monitore seus fluxos de logística e distribuição

Depois de mapear todos os fluxos logísticos, é fundamental acompanhar a execução dos mesmos, correto?

E uma das melhores maneiras de fazer isso é integrando ferramentas de monitoramento e gestão logística, para ganhar mais visibilidade e controle sobre sua cadeia de valor.

Você pode instituir indicadores de controle para medir a eficiência e eficácia dos seus processos, mensurando prazos, produtividade e qualidade da entrega, por exemplo.

Indo além do fluxograma de logística e distribuição

A montagem do fluxograma de logística e distribuição é o primeiro passo para você começar a entender melhor seus processos logísticos e aperfeiçoá-los com o tempo.

O próximo, é saber como tornar seus processos mais ágeis e confiáveis, a fim de aprimorar a experiência dos seus clientes. E para falar sobre isso, fizemos um e-book incrível.

Baixe agora o e-book Da venda à entrega: como tornar seus processos mais ágeis e confiáveis e dê mais um passo rumo à excelência!

ION SISTEMAS