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Como fazer análise de dados para tomada de decisão estratégica? [ionsistemas]

Como fazer análise de dados para tomada de decisão estratégica?

De acordo com a Forbes, executivos tomam cerca de 3 bilhões de decisões por ano. Isso equivale a 8.219 decisões ao dia.

Apesar disso, poucas pessoas acompanham os desdobramentos dessas decisões, o que faz com que não haja uma consciência real sobre erros e acertos.

O resultado? Uma gestão baseada no impulso e com menos chances de dar certo.

É por isso que a análise de dados tem se tornado a maior aliada das organizações na hora de tomar decisões estratégicas.

Quanto mais informações você tem a respeito de determinada situação, maior é sua capacidade de análise sobre os possíveis desdobramentos de uma decisão. Logo, menores são as chances de você tomar uma decisão equivocada.

Mas como fazer a análise de dados para a tomada de decisão estratégica?

Como tomamos decisões?

Antes de falar sobre a análise de dados para a tomada de decisão estratégica, é importante compreendermos como nós tomamos decisões em nosso dia a dia.

Segundo artigo publicado na Science Direct, nossas decisões são tomadas com base em processos mentais inconscientes. Ou seja, por mais que creiamos em nossa racionalidade e poder de análise, somos impulsionados por mecanismos que ainda não são de todo conhecidos da ciência.

O mesmo artigo aponta, ainda, que somos movidos mais por medo do que pode ser perdido do que por expectativa de ganhos. Em outras palavras, é o medo da perda que predomina na hora de tomarmos decisões.

E se o medo da perda é muito grande, podemos ficar paralisados na tomada de decisão ou até mesmo dar um passo atrás em negociações ou investimentos, por exemplo.

Daniel Kahneman divide o processo decisório em duas linhas: rápido e devagar.

O primeiro método é impulsivo, emocional e reativo. Portanto, é rápido. Recebemos as informações e reagimos de imediato mediante a situação sem refletirmos muito a respeito.

Esse tipo de decisão pode ser bastante eficaz quando não temos tempo para fazer uma análise detalhada da situação.

O segundo tipo de decisão, a devagar, é mais lógica, baseada no raciocínio e análise de dados.

Como você deve imaginar, esse tipo de tomada de decisão é mais estratégica, portanto, leva mais tempo — o que nem sempre temos.

Considerando que não podemos agir na impulsividade a todo momento e que nem sempre temos o tempo que gostaríamos para tomar uma decisão, o que fazer então?

Análise de dados para a tomada de decisão estratégica

A análise de dados para a tomada de decisão estratégica é a resposta à pergunta que fizemos ao final do tópico anterior.

Com as ferramentas certas, você pode coletar a analisar dados de forma mais precisa, tendo-os à mão a qualquer momento.

Por meio de tecnologias como Big Data, Data Analytics, CRM, ERP, dentre outras, você pode construir um dashboard de controle do seu negócio com todas as principais informações que precisa.

Pode, ainda, confrontar dados de mercado com seu histórico de resultados e extrair insights ainda mais profundos.

Outra possibilidade é aplicar a análise preditiva para simular cenários futuros e assim tomar decisões estratégicas para o futuro do seu negócio, como desenvolvimento de novas linhas de produtos ou novos investimentos.

Indo um passo adiante, você também pode usar tecnologias de análise prescritiva e acelerar ainda mais sua tomada de decisão, já que esse tipo de recurso aponta quais seriam os melhores caminhos com base nos dados fornecidos.

E por que essa análise de dados é tão importante no contexto empresarial?

Por que investir em análise de dados para a tomada de decisão estratégica

A análise de dados envolve a combinação de informações oriundas de diversas fontes para uma visão mais abrangente sobre determinada situação. Para isso, ela segue um processo que compreende a coleta, processamento e interpretação dessas informações.

A interpretação dos dados visa descobrir padrões, correlações e tendências que podem pautar melhores decisões dentro da organização, evitando uma série de riscos ao negócio.

Além disso, com a maior velocidade na descoberta desses padrões e comportamentos, você pode atuar de forma proativa e preventiva na tomada de decisão, otimizando recursos e potencializando o valor de cada ação tomada dentro da organização.

Com esse tipo de recurso, você passa a tomar decisões com base em evidências, não em fatores aleatórios que podem não corresponder à realidade do seu empreendimento. Logo, tem mais chances de atingir o sucesso em cada empreitada.

A análise de dados para a tomada de decisão estratégica também contribui para que você ofereça experiências melhores aos seus clientes. Deste modo, você alcança melhores níveis de satisfação e alonga o lifetime value de cada comprador junto à sua organização.

Com maior lifetime value e ações de valorização e recompensa de clientes, você pode elevar o ticket médio das vendas. Consequentemente, pode aumentar a sua lucratividade.

Como você pode ver, existe todo um ecossistema que é nutrido pela análise de dados e pela tomada de decisão estratégica. Um benefício leva a outro e assim vai gerando cada vez mais valor para o seu empreendimento.

Mas como você pode dar os primeiros passos nessa empreitada?

Implementando a análise de dados para a decisão estratégica

A análise de dados permite que você navegue por cenários complexos e tome decisões mais precisas. Confira como começar a desenvolver essa mentalidade na sua empresa:

1. Defina objetivos estratégicos

Se você pretende utilizar a análise de dados para a tomada de decisão estratégica, deve começar definindo quais são seus objetivos estratégicos. Em outras palavras, quais objetivos esses dados devem suportar?

2. Defina os canais de informação

Depois de saber quais objetivos estratégicos você deseja levar adiante, você deve definir quais fontes de informação nutrirão sua base de dados. 

Essas fontes podem ser diversas: relatórios de atendimento ao cliente, pesquisas de mercado, informações coletadas no seu e-commerce…

Lembre-se de focar naquelas fontes em que você confia e que podem fornecer dados valiosos ao seu negócio.

3. Invista em tecnologias que possam facilitar seu trabalho

A tecnologia joga um papel fundamental na análise de dados para a tomada de decisão estratégica, pois é através dela que você acelera sua análise de cenários e extrai insights e informações valiosas para o seu negócio. Portanto, esta é uma das etapas mais importantes da implementação de uma mentalidade orientada por dados na organização.

4. Capacite seu time para a interpretação de dados

A análise de dados é apenas o início dessa empreitada. Sem uma boa interpretação dos dados, fica difícil tomar decisões mais conscientes. Por isso, lembre-se de capacitar sua equipe para fazer a interpretação de relatórios e análises que forem elaborados.

Ter analistas de negócios é um bom começo. Mas, dentro do possível, considere contratar outros profissionais, como cientistas de dados, por exemplo.

5. Teste e valide

Depois de ter seus dados coletados, analisados e interpretados, você pode simular cenários, buscando compreender quais consequências são possíveis com base nas informações que você já possui.

Realizar testes e validar os resultados é uma boa forma de ter mais segurança antes de implementar qualquer mudança que venha a impactar nos seus negócios.

6. Monitore e faça iterações

O monitoramento dos resultados das suas decisões é parte fundamental da tomada de decisão estratégica. Somente dessa forma você saberá se realmente está atingindo seus objetivos ou não.

E mais do que isso: por meio desse monitoramento, você poderá aprender mais sobre o seu negócio e o mercado no qual está inserido. Assim, terá mais experiência e conhecimento prático para tomar melhores decisões no futuro.

Pronto para aplicar a análise de dados para a tomada de decisão estratégica no seu negócio? Então conheça as soluções da ION que podem facilitar este processo!

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