fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Tomada de decisão baseada em dados: impactos da IA na gestão
Tomada de decisão baseada em dados: impactos da IA na gestão [ionsistemas]

Tomada de decisão baseada em dados: impactos da IA na gestão

A tomada de decisão baseada em dados não é necessariamente nova. De uma forma ou de outra, sempre buscamos nos cercar de informações de qualidade para tomar decisões.

Mas com o avanço da tecnologia, pudemos progredir como nunca na análise de dados, tornando a tomada de decisão ainda mais eficaz. Entretanto, com o surgimento e evolução da inteligência artificial, começamos a entrar em um novo patamar da análise de dados.

O que antes era feito de um modo rápido passa a ser realizado em tempo real, com uma capacidade de análise nunca vista antes.

Essas transformações têm levado a grandes mudanças na forma como as decisões são tomadas nas empresas. E é sobre os impactos dessa verdadeira revolução dos dados que queremos falar hoje. Continua com a gente?

IA na tomada de decisão: por que é uma revolução?

Diariamente, são criados 328,77 milhões de terabytes de dados. Mais da metade desses dados estão no formato de vídeos (53,72%).

Em segundo lugar, estão os conteúdos de mídias sociais, com 12,69%, e em terceiro os conteúdos de jogos (9,86%).

Os dados que transitam pela nuvem e por meio de VPNs representam apenas 4,12% de todos os dados gerados. E os arquivos compartilhados somente 3,74% do total.

Como você pode ver, o volume de dados disponíveis não obedece a um único critério. Os formatos são diversos, assim como as fontes dessas informações.

Nesse sentido, seria impossível para uma pessoa coletar e analisar tamanho volume de dados e extrair insights de valor. Contudo, para a inteligência artificial, esse trabalho se torna cada dia mais simples, ágil e eficaz.

Logo, sua tomada de decisão baseada em dados também ganha mais velocidade e precisão, contribuindo para uma gestão mais eficaz e antenada com as constantes mudanças do mercado.

Esse novo contexto traz muitos benefícios, sobre os quais vamos falar a seguir.

Desafios da IA na tomada de decisão baseada em dados

A inteligência artificial é uma tecnologia que vem se superando dia a dia. E a cada atualização ou nova ferramenta, descobrimos novos usos e possibilidades com ela.

Por isso, é sempre bom dar atenção também aos desafios que a implementação dessa solução pode trazer para a sua empresa.

Qualidade e confiabilidade dos dados

Quando se fale em tomada de decisão baseada em dados, uma das grandes preocupações é a qualidade e confiabilidade desses dados. Ou seja, eles são verídicos e contribuem verdadeiramente para orientar a gestão da sua empresa?

Ter isso em mente na hora de estabelecer quais serão suas fontes de informação é fundamental para que a IA seja alimentada somente com dados que sejam relevantes.

Assim, além de poupar tempo, você também reduz as chances de cometer algum erro por um desvio de análise.

Falta de interpretação dos dados

A inteligência artificial faz um cruzamento de dados e detecta padrões, tendências e comportamentos. Mas ainda está longe de conquistar a capacidade de interpretação humana.

Por isso, mais do que tecnologias poderosas de análise de dados, você também precisa de uma equipe qualificada para fazer a interpretação dos resultados, conferindo contexto ao que está sendo apresentado.

Princípios éticos

A IA analisa dados de forma “fria”, sem levar em consideração padrões éticos e morais. Nesse sentido, mais uma vez, você precisa de um time preparado para considerar se as soluções apresentadas pela inteligência artificial estão em sintonia com os princípios éticos e morais da sua empresa.

5 impactos da IA na tomada de decisão

A inteligência artificial é um recurso indispensável para as organizações que desejam tomar decisões em cenários de incertezas e mudanças constantes. Confira o porquê:

1. Redução de erros

A busca incessante por maior velocidade na tomada de decisão baseada em dados pode abrir brechas para erros, caso não haja suporte tecnológico.

Mas, ao implementar ferramentas de inteligência artificial na sua empresa, é possível mitigar falhas e erros que podem comprometer a sua tomada de decisão.

2. Diminuição de riscos

Um dos grandes objetivos da análise de dados, em especial a preditiva, é antever situações que podem configurar riscos ao negócio e solucioná-las antes que causem danos.

Dentro dessa perspectiva, a inteligência artificial joga um papel de suma importância, já que é por meio dela que se pode obter a previsão de cenários futuros e assim tomar melhores decisões.

3. Otimização e alocação de recursos

Entender como seus recursos são consumidos pode ser algo difícil no dia a dia da sua empresa. Afinal, até o tempo dos seus colaboradores é um recurso.

Mas com o auxílio da IA, você pode encontrar melhores maneiras de otimizar e até alocar seus recursos, aumentando a produtividade da equipe e maximizando o valor dos seus investimentos.

Na logística, você pode encontrar novas maneiras de otimizar sua cadeia de suprimentos e o planejamento de rotas, por exemplo.

No marketing, encontra os melhores canais de vendas para cada produto e o equilíbrio perfeito entre orçamento de publicidade e propaganda e retorno sobre o investimento.

4. Detecção e prevenção de fraudes

Outro campo que ganha com a tomada de decisão baseada em dados é a segurança.

A inteligência artificial pode analisar grandes volumes de dados e identificar anomalias, como na sua rede, por exemplo, disparando alertas para o seu time de TI.

Ela também pode simular ataques cibernéticos para evidenciar falhas de segurança e assim se transformar em uma ferramenta de prevenção contra fraudes e invasões.

5. Maior precisão

Um dos maiores desafios dos gestores na atualidade é tomar decisões rápidas e precisas. Afinal, quanto mais rápido você tem que dar uma resposta, menos tempo de reflexão tem para avaliar os caminhos possíveis.

Dentro deste contexto, a IA entra como uma grande aliada, já que provê análises pormenorizadas em questão de minutos. Deste modo, você responde rapidamente às demandas que se apresentam sem o receio de tomar decisões equivocadas.

Como você pode ver, com dados de qualidade é possível crescer com menos riscos. E a IA pode te ajudar com isso. Acesse nosso site e conheça o ION IA!

ION SISTEMAS