fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  7 estratégias para aumentar o lucro sem mudar o preço dos produtos
aumentar o lucro

7 estratégias para aumentar o lucro sem mudar o preço dos produtos

Manter uma empresa competitiva no mercado é um tremendo desafio, especialmente depois de um momento no qual a economia brasileira andou oscilando. Diante dessa realidade, conhecer as melhores estratégias para aumentar o lucro sem mudar o preço dos produtos pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa.

O lado bom dessa história é que, mesmo diante de eventuais dificuldades, ainda há muito espaço para quem deseja empreender e não hesita em adotar ações estratégicas de modo a garantir mais clientes e bons rendimentos no fim do mês. Confira o conteúdo a seguir e aprenda como fazer isso.

1. Identifique os gargalos de produção

A primeira estratégia para aumentar o lucro sem mudar o preço dos produtos é identificar e, quando possível, reduzir os eventuais gargalos de produção que a sua empresa possa ter. Essa tática é indispensável, uma vez que apenas minimizando os desperdícios e o tempo de retrabalho, por exemplo, você já terá resultados notáveis.

Para isso, é essencial apostar em uma boa avaliação dos processos, identificando pontos relacionados à ineficiência nos procedimentos produtivos. Nesse contexto, é fundamental contar com formas de análise eficientes, líderes de equipe bem treinados e em consonância com a gerência. Se necessário, cogite uma auditoria externa.

2. Aposte no poder da tecnologia

Nos dias de hoje, é quase impossível se manter competitivo sem contar com o advento da modernidade, não é mesmo? Por isso, sobretudo no que diz respeito à administração do negócio, é extremamente importante apostar em tecnologias para conseguir um melhor desempenho, pois elas ajudam a ter mais controle sobre o empreendimento como um todo.

Com soluções inteligentes, você ganha muito mais embasamento para a tomada de decisões e pode manter a administração financeira mais integrada, auxiliando no crescimento da sua empresa. Uma maneira simples e eficiente de conseguir isso é adotar uma ferramenta de gestão.

Com esse tipo de sistema, você estará apto a gerir melhor o seu relacionamento com os clientes ao mesmo tempo em que pode coletar e identificar mais informações sobre o mercado, atuando em favor da sua própria lucratividade, reduzindo os custos e tornando os seus processos muito mais eficientes.

3. Faça um bom controle de estoque

Muitos especialistas consideram o estoque como o coração de uma empresa e, de certa maneira, eles não estão errados. Afinal, esse é um setor que impulsiona todos os outros e, quando apresenta problemas, pode desandar todo o empreendimento. Diante dessa realidade, fica fácil perceber que ele merece uma atenção especial.

Também é preciso ponderar que, dependendo do seu segmento de atuação, um acervo em excesso significa perdas e prejudica o indispensável capital de giro. Por outro lado, se você comprar uma quantidade escassa de itens, isso afetará direta e negativamente o seu marketing espontâneo e os resultados da sua equipe de vendas.

Sendo assim, é muito importante que você monitore a situação do estoque, de modo a fazer compras sob medida e até uma previsão de demanda. Dessa maneira, além de aprimorar o seu controle financeiro, você melhora os rendimentos ao não deixar que nada falte para os seus consumidores.

4. Reduza os custos operacionais

Falar em reduzir os custos operacionais é, normalmente, muito mais fácil do que efetivamente colocar isso em prática. Entretanto, ter sucesso nesse ponto é muito importante, pois esse tipo de ação pode ajudar a sua empresa a vencer o desafio de aumentar o lucro sem mudar o preço dos produtos.

Uma maneira de se aprimorar nesse aspecto é buscar cases de sucesso no seu segmento do mercado, aproveitando e adaptando os métodos estabelecidos por grandes organizações, líderes no seu ramo.

Essas estratégias consistem, fundamentalmente, em melhorar o valor agregado dos produtos enquanto se adequa à gestão.

5. Foque no que é importante

Você pode não ter percebido, mas muitas empresas cometem no erro de operar oferecendo serviços ou produtos em excesso, algumas vezes sem muita relação com a sua atividade principal. Analisando de longe, não é difícil perceber que isso é um erro imenso, que pode prejudicar a lucratividade do negócio por simples falta de foco.

A lição que pode ser tirada dessa realidade é que a gestão deve garantir o direcionamento, ainda que, para isso, seja preciso fazer mudanças. Em linhas gerais, é muito melhor oferecer um número limitado de opções de altíssima qualidade do que uma vasta gama de alternativas pouco (ou nada) diferenciadas.

6. Estimule a liderança

Estimular os líderes de equipes a atuarem de maneira proativa e em prol do sucesso global do empreendimento significa permitir que seus times atuem de forma mais integrada e sintonizada para que o negócio possa se sobressair cada vez mais. Portanto, trata-se de uma das melhores estratégias para aumentar o lucro sem mudar o preço dos produtos.

Para isso, proporcione treinamentos constantes e encare isso não como uma despesa, mas sim como um investimento com excelente custo-benefício. Outra boa ideia é apostar em um programa interno a fim de capacitar os colaboradores para que possam assumir posições mais altas no futuro.

7. Adote a melhoria contínua

Por fim, você não pode se acomodar com a posição da sua empresa e isso deve ser passado, naturalmente, para os seus funcionários. Incitar a melhoria contínua quer dizer que os gestores devem investir em qualidade sempre, gerando mais valor agregado para o produto e, com isso, elevar as margens de lucro sem aumentar os preços.

Por meio de reuniões esporádicas e do compartilhamento adequado dos valores, da missão e da visão da empresa, você consegue abarcar todos os colaboradores no mesmo time e isso ajuda a otimizar os processos, diminuir os desperdícios e reduzir as despesas em geral, tornando a sua organização muito mais competitiva, sobretudo em médio e longo prazo.

Usando essas estratégias para aumentar o lucro sem mudar o preço dos produtos, você pode melhorar as chances de a sua empresa se tornar um sucesso no seu segmento do mercado!

Gostou de conhecer essas estratégias para aumentar o lucro sem mudar o preço dos produtos? Então, que tal conferir nosso artigo sobre como metrificar o sucesso do seu negócio?

ION SISTEMAS