Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Vendas   /  Planejamento de rotas: como fazer e como ele ajuda nas vendas?
planejamento de rotas

Planejamento de rotas: como fazer e como ele ajuda nas vendas?

Como um bom brasileiro, você já deve ter experimentado, em sua rotina, alguns dos problemas causados pela falta de mobilidade urbana, sobretudo nas grandes cidades. Diante dessa realidade, aprender a montar um bom planejamento de rotas e entender como ele ajuda nas vendas pode ser crucial para o sucesso de sua empresa.

Isso é muito importante, pois, para se manter competitivo em um mercado tão disputado, você não pode se dar ao luxo de desperdiçar os recursos com seus colaboradores presos em congestionamentos, ou mesmo de atrasar as entregas somente por causa do trânsito.

Confira abaixo o conteúdo que preparamos sobre o tema, a fim de impedir isso, acompanhe!

O que é planejamento de rotas?

O planejamento de rotas, também chamado de roteirização de trajetos, é uma ação que vem ganhando espaço no mercado, sobretudo por empresas que desejam ser mais competitivas e querem ter processos mais enxutos. Em linhas gerais, podemos definir o seu conceito como a idealização dos caminhos que os seus motoristas farão.

Isso é essencial, pois, para levar uma carga de um ponto a outro, é preciso pensar na direção mais adequada, considerando a distância e as inúmeras variáveis que podem surgir ao longo de tempo, como o trânsito, os pedágios, a presença de veículos de cargas, os riscos de segurança ou até mesmo restrições de altura.

E é justamente aí que deve entrar a tecnologia. A sua empresa deve buscar soluções que auxiliem nessa hora, dando mais embasamento para que você e seus colaboradores tomem as melhores decisões, de acordo com as funcionalidades da ferramenta, sugerindo alternativas estratégicas conforme a carga, as entregas e as rotas.

Qual a importância do planejamento de rotas?

Um planejamento de rotas eficiente não apenas economiza tempo dos condutores, como influência até as vendas da empresa e a lucratividade no final do mês. Com boas escolhas de trajeto, você pode reduzir muito o consumo de combustível e até mesmo minimizar a distância percorrida para as entregas ou coletas, por exemplo.

Essa solução permite um controle excelente da logística da frota, sendo uma escolha inteligente para sistematizar uma sequência otimizada de caminhos, analisando até a disponibilidade dos clientes, a capacidade dos veículos e as jornadas dos motoristas, entre outros fatores que podem impactar os resultados das operações.

Como um sistema de gestão ajuda no planejamento?

Um bom sistema de gestão pode ajudar bastante no planejamento de rotas, sendo uma solução ideal para atacadistas, distribuidores e indústrias, por exemplo. Essa ferramenta permite, entre outras coisas, que os gestores acompanhem tudo aquilo que acontece com o seu time, em tempo real, com muito mais praticidade e eficácia.

É possível analisar as metas e consultar os pedidos, observando as negociações com toda a facilidade. Você também pode gerar catálogos digitais para apresentação dos produtos e verificar quais consumidores foram ou não atendidos pela sua equipe, automatizando seu poder de vendas e tendo mais embasamento por meio do histórico dos clientes.

Outro tremendo diferencial em termos de praticidade é o acesso remoto e imediato a todo tipo de informação, uma vez que os dados armazenados podem ser consultados em quaisquer hora e lugar, bastando um dispositivo conectado com a internet, que poderá ser um computador, um notebook, um tablet e o smartphone.

Como fazer um planejamento de rotas eficiente?

Esquematize bem o seu atendimento

O primeiro passo para um planejamento de rotas efetivo começa na esquematização do seu atendimento. É preciso verificar se as suas estratégias estão adequadas, de maneira que você tenha todas as condições de prestar um bom serviço, mesmo antes de considerar quais serão as escolhas e percalços que poderá ter no trajeto.

Avalie se você possui itens necessários para atender às suas demandas, quais são as localizações dos seus principais consumidores ou mesmo o endereço dos armazéns de estoque, que atuam como pontos de coleta. Também vale pensar sobre os prazos habituais que a sua empresa recebe para as remessas.

Conhecendo essas particularidades, você pode lidar muito melhor com a questão dos horários e de circulação, por exemplo. Cada empreendimento e setor do mercado terá as suas características e conhecê-las bem é o que permite criar soluções eficientes junto ao seu sistema de gestão para viabilizar a sua atuação.

Escolha o modal de transporte mais adequado

Outro aspecto importante para montar um planejamento de rotas eficiente é a escolha do modal de transporte adequado para as suas expectativas, seus processos e necessidades. Os veículos precisam estar em perfeita consonância com as demandas de entrega e coleta, considerando as suas características de negócio.

Existem várias possibilidades e tipos de conduções compatíveis com a sua infraestrutura e também com os prazos habituais, a frequência de pedidos, a quantidade de produtos, o volume de cargas, a conservação da qualidade dos itens e, logicamente, com os recursos que você tem disponíveis no momento para esse setor.

É importante se atentar ainda para eventuais restrições, pois uma decisão errada de veículos implica custo muito elevado e potencialmente arriscado para o seu negócio. Reflita bastante e considere todas as informações disponíveis, de maneira que você faça a aquisição mais assertiva para a sua empresa.

Use tecnologia no planejamento de rotas

Por fim, vale relembrar que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada em um planejamento de rotas eficiente. Diante da competitividade do mercado e da constante exigência dos clientes por mais velocidade e imediatismos, é indispensável que os gestores de logística pensem em artifícios e soluções que atendam essa demanda.

Isso pode se tornar até mesmo um diferencial para o seu negócio, com soluções que ajudam na roteirização e otimização de coletas e entregas, garantindo os melhores percursos a serem adotados, potencializando o seu desempenho, conferindo maior eficácia nas operações e aumentando a economia de combustível.

Como pode ver, ao adotar um planejamento de rotas eficiente, você consegue melhorar a performance da sua empresa, efetivando maiores lucros no final do mês!

Gostou de aprender como fazer um planejamento de rotas eficiente? Então confira também nosso artigo sobre: por que a sua empresa deveria contratar um app de vendas!