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Gestão do tempo e produtividade em equipes de vendas [ionsistemas]

Gestão do tempo e produtividade em equipes de vendas

Em um ambiente competitivo, onde metas e resultados são constantemente exigidos, a capacidade de gerenciar o tempo de forma produtiva pode fazer toda a diferença.

Só para você ter uma ideia, os vendedores gastam cerca de 35% do tempo vendendo. Os outros 65% são gastos com atividades operacionais e administrativas, segundo matéria da Forbes.

Ao mesmo tempo, apenas 23% desses profissionais possui um sistema de gestão de tempo e o segue para monitorar sua produtividade. Ou seja, existe um campo enorme de possibilidades no que se refere à gestão do tempo para equipes de vendas.

De softwares de supervisão da força de vendas a apps que acompanham seu time comercial aonde quer que ele vá, existem tecnologias que contribuem para a otimização da performance.

Mas por onde começar? Como você pode melhorar a gestão do tempo e a produtividade do seu time? É o que você confere neste artigo. Continue a leitura!

Por que investir em ferramentas que facilitem a gestão do tempo em vendas?

A gestão do tempo costuma ser um desafio tanto a nível individual quanto em grupo. Isso porque diariamente somos bombardeados com uma quantidade gigantesca de dados e informações que nos tiram a atenção do que é realmente importante.

Quando se trata do setor de vendas, telefonemas, mensagens, dúvidas de clientes, e-mails, tudo isso pode comprometer a performance do time. Por isso, destacamos alguns motivos pelos quais você deveria começar a pensar em implementar melhores técnicas de gestão de vendas para times comerciais:

Aumento da produtividade

De acordo com a Gitnux, 31,9% das pessoas procrastinam de 2 a 3 horas por dia. Outros 17% procrastinam 4 horas ou mais. Nesse sentido, a gestão eficiente do tempo é fundamental para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas. 

Ao estabelecer prioridades claras, planejar adequadamente as atividades e eliminar distrações desnecessárias, os vendedores podem concentrar seus esforços nas tarefas mais importantes e relevantes.

Melhoria do desempenho

O planejamento estratégico das atividades diárias e semanais permite que os vendedores se preparem melhor para reuniões com clientes. Além disso, podem otimizar suas abordagens de vendas e estar mais bem informados sobre os produtos ou serviços que devem oferecer aos clientes.

Alcance de metas e objetivos

O gerenciamento adequado do tempo também contribui para o alcance de metas e objetivos estabelecidos pela empresa.

Ao priorizar as tarefas mais importantes e utilizar o tempo disponível de forma estratégica, a equipe de vendas pode se concentrar em atividades que têm um impacto direto nos resultados de vendas.

Só para você ter uma ideia, 12 minutos empregados no planejamento do tempo podem economizar 2 horas de trabalho. Isso resulta em um aumento na eficácia das ações de vendas, levando a um maior número de negócios fechados e ao alcance das metas estabelecidas.

Redução do estresse e da sobrecarga de trabalho

Quando os vendedores não conseguem lidar com suas tarefas de maneira eficiente, eles podem se sentir sobrecarregados e incapazes de cumprir prazos ou alcançar os resultados desejados.

Ao implementar estratégias de gestão do tempo, portanto, a empresa pode ajudar a aliviar o estresse e garantir que a equipe de vendas tenha tempo adequado para realizar suas atividades de forma produtiva e equilibrada.

Melhoria da satisfação do cliente

Um gerenciamento eficaz do tempo da equipe de vendas também tem um impacto direto na satisfação do cliente.

Isso porque, ao utilizar o tempo de forma eficiente, os vendedores podem responder prontamente às consultas dos clientes, acompanhar leads e fornecer um serviço mais ágil e personalizado.

Consequentemente, o relacionamento com o cliente é fortalecido e ele aumenta a confiança e a fidelidade à empresa. Algo que contribui para o sucesso a longo prazo da organização.

Essas são apenas algumas das vantagens de você ter um sistema de gestão do tempo do time de vendas. Com o tempo, você ainda vai observar outro, como menos cansaço, menos horas extras e menos rotatividade na sua equipe.

Agora vem a pergunta mais importante: por onde começar a fazer a gestão do tempo do seu time de vendas?

Como melhorar a gestão do tempo do seu time de vendas

Melhorar a gestão do tempo do seu time comercial é um processo contínuo. Portanto, não se afobe em querer mudar drasticamente todos os processos de um dia para o outro.

O ideal é dar pequenos passos, entendendo as reais necessidades da sua equipe e como supri-las. A seguir, damos algumas dicas:

Defina prioridades

A primeira etapa para uma gestão eficiente do tempo é estabelecer prioridades claras.

Os membros da equipe de vendas devem identificar quais tarefas são mais importantes e urgentes, de acordo com os objetivos e metas estabelecidos. Isso ajuda a direcionar os esforços para as atividades que têm um impacto direto nos resultados de vendas.

Planeje

Um planejamento estratégico é essencial para uma boa gestão do tempo. Nesse sentido, os profissionais de vendas devem reservar um tempo para planejar suas atividades diárias, semanais e mensais. Lembra que 12 minutos de planejamento rendem duas horas de trabalho?

Esse planejamento envolve a criação de uma agenda ou lista de tarefas que inclua as metas a serem alcançadas e as atividades necessárias para alcançá-las.

Você pode aproveitar as facilidades da tecnologia para organizar essas atividades, de modo que elas fiquem fáceis de serem visualizadas e acompanhadas por todos.

Delegue tarefas

A delegação é uma habilidade importante para os líderes de equipe e para os próprios membros da equipe de vendas. Portanto, identifique quais tarefas podem ser delegadas de forma eficiente e libera tempo para que os vendedores se concentrem em atividades de maior valor agregado.

A automação da força de vendas pode ajudar a melhorar a performance do time, por meio da automatização de tarefas e processos que consomem muito tempo e têm caráter mais operacional.

Use de ferramentas e tecnologias

A tecnologia desempenha um papel determinante na gestão do tempo e na produtividade da equipe de vendas.

Existem várias ferramentas e softwares disponíveis que podem auxiliar seu time comercial a organizar suas tarefas, agendar compromissos, acompanhar o progresso das negociações e gerenciar seus contatos.

Aqui na ION, por exemplo, nós temos o ION Supervisor, que conecta gestor e time de forma simples, prática e bastante intuitiva.

Se você não quer perder mais tempo e resultados, não deixe para amanhã. Fale com um consultor agora mesmo e comece a gerir o tempo e a produtividade da sua equipe com quem entende do assunto!

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