fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  5 táticas de marketing direto para empresas de atacado e distribuição
5 táticas de marketing direto para empresas de atacado e distribuição [ionsistemas]

5 táticas de marketing direto para empresas de atacado e distribuição

Quantas vezes você já se deparou com a dificuldade de captar clientes de forma direta, sem precisar passar por longos processos de atração, nutrição e negociação?

Se a sua resposta foi “com frequência”, este artigo é para você.

Trabalhar com marketing B2B requer estratégias de marketing bem estruturadas, pensadas não só para gerar negócios no longo prazo, mas, principalmente, no curto prazo.

E é aí que entra o marketing direto, uma das ferramentas de marketing mais importantes para quem quer aumentar o volume de vendas e gerar mais receita todos os dias.

Continue a leitura e conheça 5 táticas de marketing direto para empresas de atacado e distribuição!

O que é marketing direto para empresas de atacado e distribuição?

Marketing direto é uma estratégia de comercialização que elimina intermediários na comunicação com o seu público-final, encurtando caminhos para que os compradores cheguem até você.

Nesse sentido, quem coordena todos os canais de comunicação e gerencia as mensagens que chegam até o seu público é a sua própria empresa. Esse modelo traz algumas vantagens que veremos a seguir.

Por que investir em marketing direto para empresas de atacado e distribuição?

O marketing direto dá mais controle sobre a mensagem que a sua empresa quer transmitir aos clientes, resguardando seus valores e missão da marca.

Ele também facilita na hora de entender as objeções dos consumidores e, assim, trabalhar na argumentação para chegar a melhores negociações.

Outro ponto positivo dessa estratégia é a análise de dados, como número de interações até a compra, preferências dos compradores, ticket médio por canal de venda, denre outros.

O marketing direto também permite que você estabeleça uma comunicação mais assertiva com seus clientes, fortalecendo o vínculo, algo que se traduz em um maior lifetime value.

Ao desenvolver uma comunicação direta com seus compradores, você também tem a oportunidade de conhecê-los em maior profundidade, o que pode ajudar seu time comercial na hora de oferecer condições personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente.

Em resumo, o marketing direto é uma excelente maneira de se conectar com seu público-alvo, oferecendo uma comunicação de mão dupla que se traduz em um vínculo mais forte e melhores oportunidades de vendas.

5 estratégias de marketing direto para empresas de atacado e distribuição

Agora que você já sabe o que é marketing direto e por que investir nessa estratégia, chegou a hora de vermos quais são as melhores táticas para se conectar com esse público e aumentar suas vendas.

Segmentação de clientes

Uma das melhores formas de tornar seu marketing mais assertivo é investir na segmentação de clientes. Isso pode ser feito por meio de plataformas de CRM e automação de marketing.

Basicamente, você classifica seus clientes de acordo com determinados critérios, como volume de compras mensal ou características geográficas, por exemplo.

Então, com base nesses critérios, você pode criar campanhas de marketing direto personalizadas, que aumentarão as chances de novos negócios.

E-mail marketing

O e-mail continua sendo uma excelente ferramenta de marketing direto. Só para você ter uma ideia, cada 1 dólar gasto em e-mail marketing traz de volta 36 dólares em vendas.

Além disso, o e-mail estreita o vínculo entre marca e consumidor e permite analisar dados estratégicos para ofertas cada vez mais personalizadas.

Por exemplo: você pode monitorar quais são as ofertas mais clicadas, quais os melhores horários de envio, qual é o perfil das empresas que compram de forma recorrente, entre outras informações.

Experiência do cliente

Tanto se fala em experiência do cliente, mas como seria isso para um negócio que trabalha com B2B? Basicamente, a mesma estrutura que você aplicaria no marketing B2C, já que, por trás de toda empresa, existem sempre pessoas.

Nesse sentido, invista em tecnologias que facilitem a vida dos seus clientes, como portfólios digitais, aplicativos de compras e, por que não, verdadeiros e-commerces.

Você pode agregar inteligência artificial às suas plataformas de interação com clientes, tornando a experiência ainda mais fluida. E, com o machine learning, suas operações podem se tornar ainda mais ágeis e eficientes, elevando o nível da qualidade do seu atendimento.

Tudo isso contribui para que o seu marketing direto saia fortalecido e seus clientes se sintam verdadeiramente valorizados a cada interação com a sua marca.

Redes sociais

As redes sociais continuam sendo um ótimo canal de conscientização de marca, atraindo clientes até nos horários mais inusitados. Mas, para isso, você tem que investir em uma comunicação atrativa.

Só ficar postando produtos e preços não chama a atenção de quem está na rede social para se distrair. Mas uma comunicação divertida, que entretenha e ao mesmo tempo mostre o valor da sua marca, pode transformar esse jogo.

Descubra quais são as principais dores do seu público na hora de solucionar problemas e use esta informação para criar conteúdo útil e relevante, que ajude na resolução.

Pode ser que você não venda de imediato, mas a construção de uma marca começa sempre com a autoridade.

Eventos

Eventos do seu setor também são ótimas ferramentas de marketing direto, pois colocam sua empresa frente a frente com pessoas interessadas no que ela tem a oferecer.

Embora o investimento inicial possa parecer alto, um time de vendas bem qualificado é capaz de atrair negócios como ninguém, superando os custos da sua participação com vendas fechadas durante o evento.

Os eventos setoriais também são ótimas oportunidades de fechar parcerias com outras marcas, fortalecendo sua atuação no mercado e abrindo portas para novos mercados. Portanto, não subestime o valor desse investimento.

Quer mais dicas de como vender mais no atacado e distribuição? Confira o artigo Merchandising no ponto de venda: aprenda como usá-lo no atacado!

ION SISTEMAS