fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  6 passos para escalar vendas no atacado
6 passos para escalar vendas no atacado [ionsistemas]

6 passos para escalar vendas no atacado

Se você acompanha as notícias do setor de atacado e distribuição, deve saber que os resultados foram bastante positivos no primeiro semestre de 2023.

De acordo com o site Mercado e Consumo, o segmento teve um crescimento de 18,7% nos primeiros cinco meses do ano, fazendo com que empresários comemorassem a retomada dos negócios após dois anos difíceis de pandemia.

Como informa a matéria, os segmentos de bebidas e farmacêutico se destacaram, seguidos de outros, como o de higiene e beleza e alimentação.

E as perspectivas para o futuro próximo não poderiam ser mais contagiantes.

De acordo com o termômetro da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, a aprovação da reforma tributária e a valorização do real frente a outras moedas de países em desenvolvimento oferece um cenário de crescimento contínuo.

Mas como você pode aproveitar essa onda de oportunidades para escalar vendas no seu atacado? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continua com a gente?

1. Ofereça os melhores preços

Não é novidade que o fator preço pesa bastante na decisão de compra dos clientes de atacadistas. Afinal, geralmente, a ideia é revender esses produtos para terceiros.

Nesse sentido, quanto menor o preço pago no atacado, maior a margem de lucro do pequeno comerciante.

Logo, você precisa de uma política de preços estratégica, que permita à sua empresa ter rentabilidade de forma competitiva.

Isso é possível através de softwares equipados com inteligência artificial que facilitam a comparação e análise de preços em tempo real, extraindo insights poderosos para potencializar sua estratégia de precificação.

Essa tecnologia, conhecida como precificação dinâmica, compara seus preços aos dos seus concorrentes e, com base em parâmetros pré-definidos, regula seus preços de forma flutuante para que o seu atacado tenha sempre os melhores preços ao consumidor.

2. Capriche no atendimento

Por mais que o preço seja um fator de extrema relevância, de nada adianta cobrar barato se o seu atendimento é péssimo.

De fato, a maioria das pessoas assume que pagaria mais por um produto pela qualidade do atendimento prestado pela empresa fornecedora.

Sendo assim, além de ter preços competitivos, capriche no treinamento do seu time comercial para que o atendimento ao cliente seja impecável.

Você pode reforçar seus canais de comunicação com chatbots e FAQs inteligentes, por exemplo, para não sobrecarregar seu time de atendimento.

Basicamente, essas ferramentas respondem de forma imediata as perguntas mais frequentes dos seus clientes, registrando dados que podem ser aproveitados para personalizar campanhas de marketing e promoções de produtos.

3. Simplifique os processos

Escalar vendas no atacado também passa por uma revisão de processos, com o intuito de eliminar barreiras e deixar a jornada de compra mais simples e fluida.

Essa revisão pode ser feita através de um brainstorming com a sua equipe, a fim de detectar gaps e falhas.

Em seguida, é importante ter em mente que tipo de tecnologias podem ajudar sua empresa a otimizar esses processos.

Por exemplo, se o seu processo de vendas é falho e os pedidos demoram a chegar até a logística, vocês podem contar com o ION Vendas para reduzir esses ruídos e tornar a jornada de compra dos seus clientes mais fácil.

4. Aposte nos produtos recomendados

O segredo para escalar vendas no atacado é prever com antecedência quais são as necessidades dos seus clientes. E, para isso, você precisa ter uma análise de dados apurada.

À medida que você conhece seu público, fica mais fácil compreender quais produtos têm maior saída, quais as marcas preferidas, quando há maior demanda por determinado produto, e assim por diante.

Desse modo, pode oferecer produtos relacionados e recomendados de acordo com o perfil de cada cliente com o auxílio de ferramentas como o ION IA.

Com base no histórico de cada cliente, seu portfólio de produtos é customizado para que, no momento da compra, os produtos com maior probabilidade de compra apareçam na tela.

5. Desenvolva campanhas de marketing inteligentes

É fato que o marketing digital adentrou nossas vidas com tudo e conquistou um espaço enorme. Mas você está aproveitando todo o potencial da publicidade e propaganda para atrair, reter e fidelizar seus clientes?

Uma comunicação assertiva é essencial para escalar vendas no atacado. E, antes que seu time comercial entre em cena, seu time de marketing já deve ter feito o trabalho prévio, que é captar e qualificar leads.

Mais uma vez, a análise de dados cumpre um papel determinante, já que o marketing se baseia neles para criar campanhas alinhadas com o público.

Aqui, você vai precisar de relatórios precisos sobre as suas vendas, buscando conhecer a fundo quem compra da sua empresa e porquê.

Para essa missão de extrema importância, você pode utilizar o ION Reports integrado às suas ferramentas de marketing, tornando-o sua fonte de informações confiáveis para as estratégias de marketing.

6. Crie programa de fidelização

Se você já participou de um programa de fidelização, sabe do que estamos falando. Mas, se ainda não teve essa oportunidade, chegou o momento de conhecer — e aplicar — essa estratégia para escalar vendas no atacado.

Um programa de fidelização consiste em conceder benefícios àqueles clientes mais fiéis à sua empresa. Esses benefícios podem ser descontos especiais, condições de pagamento diferenciadas ou mesmo premiações em produtos.

O objetivo é manter seus clientes tão satisfeitos com sua empresa que nem o preço mais baixo da concorrência fará com que eles saiam. Além disso, o programa de fidelização estreita relacionamentos e contribui para a rentabilidade do seu empreendimento.

Em resumo, mais e melhores resultados.

Se você e seu time comercial estão prontos para escalar vendas no atacado, não deixe para amanhã. Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça todas as soluções da ION Sistemas!

ION SISTEMAS