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Por que seus clientes precisam de praticidade na hora de comprar? [ionsistemas]

Por que seus clientes precisam de praticidade na hora de comprar?

Experiência. Essa é mensagem central dos consumidores quando se trata do processo de compras. Pelo menos, é o que sinaliza um estudo realizado com 17 mil pessoas.

Do total de clientes empresariais entrevistados, 91% sinalizou que a experiência de compra é tão importante quanto a qualidade dos produtos que estão sendo adquiridos.

E quando se fala em experiência de compra, não podemos deixar de lado uma característica que é cada vez mais exigida pelos consumidores B2B: a praticidade.

Neste artigo vamos te mostrar por que seus clientes precisam de praticidade na hora de comprar e como você pode oferecer esse diferencial no seu negócio.

Continua com a gente?

Tempo é dinheiro

Embora pareça uma frase batida, essa é uma realidade em qualquer organização: tempo é dinheiro.

E, quanto mais um comprador empresarial demora para adquirir bens e insumos para o negócio, mais chances ele tem de buscar praticidade com outro fornecedor.

Pense bem: o ambiente de negócios já é bem mais complexo do que o ambiente familiar. Na hora de comprar qualquer coisa, existem mais pessoas envolvidas no processo de decisão, bem como maior análise sobre a real necessidade da compra.

Some a isso contexto econômico da empresa, prioridades do setor de compras e até mesmo disponibilidade de caixa.

Quanto mais nos aprofundamos, mais percebemos o quanto facilitar o processo de compra pode ser determinante para o cliente chegue ao final não só levando o que precisa, mas também satisfeito com a interação com a sua marca.

O mundo é digital

Por mais que ainda existam empresas resistindo a promover uma verdadeira transformação digital, a verdade está aí e não pode ser negada: o mundo é digital. E as compras também.

Segundo a consultoria Gartner, 80% das interações de vendas B2B serão digitais até 2025. Isso significa que o uso de canais digitais de vendas nem é mais um diferencial, mas sim uma obrigatoriedade para quem deseja vender mais.

E motivos não faltam para isso, é claro. Rapidez, praticidade, autonomia e poder de decisão estão entre as vantagens das compras online para os clientes B2B.

Junto à facilidade de compra, a digitalização das vendas também traz inúmeras possibilidades de integração com softwares corporativos. Algo que pode trazer mais rapidez e automatização de processos na hora de realizar pedidos.

Imagina este cenário: quando o estoque do seu cliente chega a um número mínimo de unidades de um produto, automaticamente seu sistema de emissão de pedidos é acionado sem que haja necessidade de interação de um vendedor.

Parece coisa de outro mundo? Mas não é. Inúmeras empresas já vem integrando sistemas como seus fornecedores através de tecnologia RPA (Robotic Process Automation) para reduzir os gargalos logísticos e otimizar o processo de compras.

Satisfação é a chave

Clientes satisfeitos recomendam mais a sua marca e, claro, também compram mais.

Um levantamento da Help Scout demonstrou que 89% das pessoas comprariam de novo de uma marca que proporcionou uma boa experiência de compra. Além disso, 78% dos compradores continuaria comprando, mesmo após um erro da empresa, caso a experiência de compra fosse positiva.

Em outras palavras, satisfação do cliente é a palavra de ordem para quem deseja atrair e reter clientes com mais facilidade. E um cliente satisfeito é aquele que compra com praticidade, eficiência e segurança.

Agora, você deve estar se perguntando “ok, mas como posso oferecer mais praticidade para os meus clientes?”. É o que veremos a seguir.

Como oferecer mais praticidade na hora da compra

Tenha sempre em mente que empresas não compram por impulso, mas por necessidade. Portanto, você pode até apelar para o emocional do comprador. Porém, o que vai fazer a diferença é a sua capacidade de entrega de resultados.

Dito isto, confira nossas dicas para oferecer mais praticidade para os seus clientes corporativos na hora da compra:

Digitalize seus processos

Sim, a transformação digital dos seus processos de negócios precisa estar em primeiro lugar na hora de oferecer mais praticidade aos seus clientes.

Isso porque a digitalização de processos confere mais velocidade, segurança e transparência aos processos de compra e vendas.

Com a digitalização, seus clientes podem comprar a qualquer hora e em qualquer lugar. Também podem ter mais autonomia no momento da compra e acionar seu time de vendas apenas quando necessário.

Crie um e-commerce

Caso sua marca ainda não possua um e-commerce, é hora de considerar essa ideia. Isso porque as compras online estão em alta e podem acelerar seus processos de vendas de forma automática.

Com anúncios pagos em buscadores como o Google, você pode chegar às pessoas certas por custos bastante atrativos e realizar vendas corporativas totalmente a distância.

Tenha um portfólio de produtos digital

A existência de um e-commerce não descarta a necessidade de manter seu time de vendas externas bem equipado. E uma das formas de fazer isso é optando por um portfólio de produtos digital.

Além da mobilidade que seu time de vendas ganha, existe a vantagem de atualizar seu mix de produtos em tempo real, munindo os vendedores de mais possibilidades de vendas.

Outra vantagem dessa solução é a possibilidade de atualizar preços, descontos e promoções de forma remota, em tempo real, o que pode contribuir para mais fechamentos de vendas.

Diversifique as formas de pagamento

Por último e não menos importante, ofereça mais opções de pagamento para os seus clientes. Ter mais praticidade na hora de pagar pode contribuir para a experiência do consumidor e reduzir as barreiras à compra.

Além disso, você pode expandir suas vendas com mais certeza de que terá os recursos e ferramentas necessários para receber os pagamentos de forma ágil, segura e totalmente integrada com o seu ERP – Enterprise Resource Planning.

Quer formas mais rápidas e seguras de receber as vendas dos seus clientes? Conheça o ION Pay, a solução de pagamentos da ION Sistemas!

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