fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Aproveite a black friday para vender mais no atacado
Aproveite a black friday para vender mais no atacado [ionsistemas]

Aproveite a black friday para vender mais no atacado

A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano, tanto por comerciantes quanto por compradores. Isso porque é possível encontrar ofertas verdadeiramente arrasadoras e fazer o dinheiro render mais, em ambos lados.

Só para você ter uma ideia, em 2022 a Black Friday movimentou 6,15 bilhões de reais e levou mais de 8 milhões de pessoas às compras. E, em 2023, as expectativas são bastante positivas.

Mas, para aproveitar todo o potencial de vendas dessa data, você precisa estar preparado, certo? Então continue a leitura e saiba o que fazer para garantir bons resultados nesta Black Friday!

Black Friday: risco ou oportunidade?

Muitas pessoas veem a Black Friday como uma data incrível para vendas, enquanto outras preferem ignorar a data para não terem o trabalho de fortalecer os estoques, fazer novas contratações e reforçar a logística.

Mas a verdade é que a diferença entre risco e oportunidade está no preparo. Em outras palavras, se você tem um planejamento estratégico de vendas para aproveitar os benefícios da Black Friday, com certeza terá bons frutos.

É claro que, estando a poucos dias da grande data, pode ser que você tenha que correr contra o tempo para se preparar. Mas o investimento pode valer a pena.

Como vender mais no atacado durante a Black Friday

Mesmo que você não tenha se atentado para o fato de que falta menos de um mês para a Black Friday, ainda dá tempo de se organizar para aproveitar as vantagens dela. Confira nossas dicas:

Gere expectativa

A expectativa é uma das melhores formas de preparar seus clientes para a Black Friday. E a boa notícia é que você pode fazer isso sem, necessariamente, ter um plano concreto em mãos.

Peça ao seu time de marketing para criar uma campanha de geração de expectativa por e-mail e nas redes sociais.

Para os leads e clientes já cadastrados, dê spoilers sobre descontos e promoções, indicando alguns dos produtos preferidos que estarão na Black Friday.

Para quem ainda não faz parte da sua base de clientes, faça aquele tipo de suspense que leve as pessoas a se cadastrarem em uma lista de espera. Assim, além de captar novos leads, você também poderá aumentar seu volume de vendas no atacado durante a Black Friday.

Incentive compras antecipadas

Quem já participou de alguma Black Friday em anos anteriores sabe como determinados produtos podem se esgotar rapidamente. E você pode aproveitar essa memória para incentivar vendas antecipadas.

Dispare um e-mail para a sua base de clientes fazendo uma Black Friday antecipada para eles, com ofertas e descontos exclusivos para quem já possui relacionamento com a sua empresa.

Além de preços mais competitivos, você pode oferecer condições de pagamento diferenciadas e assim gerar um caixa extra para investir em campanhas de marketing e vendas para outros consumidores.

Dê descontos maiores para compras no atacado

Você também pode vender mais durante a Black Friday criando descontos progressivos de acordo com o volume de compras, incentivando um aumento do ticket médio.

Um cliente que compra 100 unidades de um produto pode ver vantagem em comprar 150 ou 200 unidades se o valor compensar para ele. Portanto, sente-se com seu time de vendas e pense nesse tipo de estratégia.

Crie crossell inteligente

Crossell é uma tática de vendas que tem por princípio oferecer vendas cruzadas de produtos. Mas, para que essa tática seja efetiva, você precisa conhecer a fundo seus clientes.

Com base nos dados históricos de vendas, você pode identificar quais produtos correlacionados são mais comprados e assim realizar ofertas únicas, totalmente personalizadas de acordo com o perfil de cada consumidor.

Essa estratégia pode elevar seu faturamento na Black Friday e ainda deixar seus clientes mais satisfeitos.

Facilite o processo de compras

Além de ter uma estratégia de marketing e vendas tinindo, você também precisa de uma infraestrutura que dê suporte para que as vendas ocorram de forma fluida. Nesse sentido, você precisa começar com a facilidade de pedidos.

Para tanto, você pode fazer uso de tecnologias como aplicativos de compras, portfólios digitais e e-commerces, é claro.

O objetivo deve ser proporcionar acesso aos seus produtos de forma simplificada, para que os potenciais clientes possam navegar pelo seu mix com tranquilidade e fazer as compras com apenas alguns cliques.

Simplifique os pagamentos

Oferecer opções de pagamento também deve ser uma das prioridades do seu atacado durante a Black Friday. Para tanto, você pode usar tecnologias como o ION Pay, que oferece diversas modalidades de pagamento e ainda se integra a outras soluções, como o ION Vendas.

Os pagamentos também devem dar inputs para outros processos internos, como emissão de notas fiscais e faturamento. Portanto, uma integração com o seu CRM é fundamental.

Otimize a logística

De nada adianta vender mais na Black Friday se você não conseguir cumprir os prazos de entrega, certo? Então, o próximo passo é otimizar a sua logística de distribuição.

Comece avaliando se o seu processo de separação, embalagem e carregamento de produtos está em conformidade. Se for preciso, reforce seu time com contratações temporárias.

Aqui, também cabe fazer uma análise sobre as tecnologias utilizadas pela sua empresa. Se os seus softwares de gestão logística, gestão de rotas e monitoramento estiverem obsoletos, convém avaliar a substituição dos mesmos.

Gerencie suas vendas de maneira efetiva

Tão importante quanto ter um background que garanta a satisfação dos seus clientes, é ter um software de vendas capaz de oferecer uma visão global da sua performance durante a Black Friday.

Com os dados e insights certos, você e seu time comercial poderão ajustar a estratégia durante a Black Friday e aprimorar suas ações para as próximas datas comerciais, como a Cyber Monday e o Natal, é claro.

Portanto, não deixe para a última hora. Se a sua empresa ainda não se preparou para as vendas de fim de ano, fale agora mesmo com nossos consultores e migre para a ION!

ION SISTEMAS