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Team building: como construir um time de vendas mais engajado?

Team building: como construir um time de vendas mais engajado?

Ter um time engajado é uma premissa básica para atingir alta performance e melhores resultados. Isso porque à medida que a tecnologia vai se tornando mais acessível, o que realmente diferencia seu atacado e distribuição no mercado é o capital humano.

Contudo, conquistar um time verdadeiramente comprometido com o seu negócio parece ser uma das tarefas mais difíceis. Segundo uma pesquisa da Gallup, o nível de engajamento dos trabalhadores no Brasil é de 34%, um percentual considerado alto em relação a outros países.

Só para você ter uma ideia, nos Estados Unidos essa taxa é de 32%, enquanto no Canadá é de apenas 21%. O Brasil fica atrás de países que sequer estão no eixo de maiores potências, como Mongólia (41%), Uzbequistão (45%) e Senegal (43%).

Essa dificuldade em manter um nível alto de satisfação e comprometimento das pessoas tem levado as empresas a investirem em diferenciais para atrair e reter talentos. E um deles é, sem dúvida, o team building.

Continue a leitura e descubra como construir um time de vendas mais engajado com essa técnica!

O que é engajamento, afinal?

Fala-se tanto em engajamento de funcionários, mas você saberia definir em poucas palavras do que se trata? Se a sua resposta demorou a ser formulada, que tal darmos um passo atrás e entender melhor o que é isso?

Uma pessoa engajada com o trabalho é aquela que possui uma conexão emocional com a sua função e se sente realizada com aquilo que faz. Ela não precisa de incentivos externos porque sua motivação vem de dentro, de seu sentimento de pertencimento e relevância.

Além disso, uma pessoa engajada confia nas decisões da empresa e se sente empoderada para tomar decisões em seu trabalho. Ela também ajuda a construir uma cultura positiva, colaborando com seus colegas e advogando em favor da sua marca.

Parece um mundo incrível, não é mesmo? Ainda mais quando falamos de profissionais de vendas, que são a linha de frente na geração de resultados para o atacado e distribuição.

Sem um real envolvimento do time comercial, você pode até sobreviver no mercado, mas jamais alcançará resultados significativos para liderar um segmento.

É por essa razão que o team building é fundamental na formação de times de vendas de sucesso.

Team building: entendendo o conceito

Team building é um conjunto de técnicas para formar times de alta performance verdadeiramente comprometidos com o seu atacado e distribuição.

Essas técnicas se baseiam na construção de vínculos emocionais entre os membros da equipe, visando a colaboração e integração entre as pessoas. Também tem por objetivo melhorar a comunicação e o compartilhamento de ideias, de modo a aumentar a produtividade e a geração de resultados.

Por que investir em team building para a equipe de vendas?

O setor de vendas é competitivo por natureza e atrai perfis profissionais bastante diversos. Algumas pessoas são mais estrategistas, enquanto outras são mais agressivas em suas abordagens.

Da mesma forma, existem aquelas que trabalham bem em equipe enquanto outras preferem atuar de forma solitária, garantindo mais benefícios para si.

Diante de tamanha diversidade, é fundamental investir em ferramentas de integração de equipes, a fim de construir times coesos e capazes de potencializar as habilidades uns dos outros. Assim, todos podem sair ganhando: seu atacado, com o aumento das vendas, e também os vendedores, com comissões mais representativas.

Mas, para que essas vantagens sejam percebidas e o senso de equipe seja compartilhado, é necessário trabalhar alguns atributos na empresa.

Construindo times de vendas engajados no atacado e distribuição

O team building começa antes da contratação dos vendedores, quando você define o perfil de profissional que deseja atrair.

Crenças e valores compartilhados

Uma das premissas básicas para o team building é ter pessoas que compartilhem das mesmas crenças e valores que o seu atacado. Assim, fica mais fácil construir relacionamentos pautados na colaboração e alinhar todos ao seu propósito.

Para tanto, é vital ter muito claro em mente a missão e a visão da empresa e como o time de vendas contribui para atingir esses objetivos. Além disso, saber exatamente como gerar valor para os clientes através dos produtos comercializados é o que vai manter todos os vendedores focados no mesmo caminho. 

Confiança e respeito mútuo

Para que a equipe de vendas seja realmente engajada, é essencial que haja confiança e respeito entre seus membros. E mais: é necessário que o time confie nas lideranças e na empresa como um todo.

Esse tipo de construção social leva tempo e exige dedicação por parte do gestor comercial, que deve fomentar uma cultura de colaboração. Isso envolve dar autonomia para que o time trabalhe e assumir uma posição de mentoria, auxiliando sempre que necessário e mantendo o time unido.

Reconhecimento

Outra questão importantíssima para manter o engajamento em alta é valorizar e reconhecer as conquistas do seu time. Mesmo que a performance não tenha sido excepcional, parabenizar pelo esforço e incentivar novos desafios é fundamental para que as pessoas se sintam acolhidas e pertencentes ao negócio.

É claro que o reconhecimento também passa por oferecer remunerações justas, comissões atrativas e benefícios que tornem seu atacado e distribuição um ímã de atração de talentos.

Desenvolvimento profissional

À medida que os vendedores se especializam no seu nicho de mercado, é natural que queiram ascender a novos postos de trabalho, como líder regional ou até mesmo gestor comercial.

Nesse sentido, desenvolver um plano de carreira é uma excelente forma de manter seu time de vendas engajado e produtivo, afinal, quando as pessoas sabem para onde estão indo, têm mais chances de se dedicar para atingir seus objetivos com maior rapidez.

Qualidade de vida

Embora seja uma atividade que possui mais flexibilidade de horários e até uma autonomia maior, a verdade é que trabalhar com vendas é uma atividade altamente estressante.

A pressão pelo cumprimento de metas, a responsabilidade pelo fechamento de grandes contratos e a necessidade de uso da inteligência emocional constantemente para lidar com os clientes podem afetar significativamente a saúde mental dos vendedores.

Nesse sentido, é fundamental que o seu atacado e distribuição invista em programas de qualidade de vida. Algumas sugestões que podem ser implementadas facilmente:

  • semana de quatro dias;
  • acompanhamento psicológico gratuito;
  • convênio com academias;
  • ginástica laboral;
  • home office.

Construir times de vendas engajados é muito mais sobre como oferecer um ambiente de trabalho saudável e colaborativo do que fazer grandes investimentos financeiros.

Agora que você já sabe como cuidar do seu time de vendas, que tal descobrir como colocar seus clientes no centro das suas decisões?

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

 

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