fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Como atacadistas e distribuidores podem usar análises para aumentar a produtividade
Como atacadistas e distribuidores podem usar análises para aumentar a produtividade [ionsistemas]

Como atacadistas e distribuidores podem usar análises para aumentar a produtividade

A produtividade costuma ser definida como a razão entre o resultado da produção e os meios utilizados para atingir esses resultados. Em outras palavras, a produtividade mede a eficiência de uma empresa no uso de recursos para gerar valor para os seus clientes finais.

Este indicador é um dos mais importantes para qualquer empresa, já que é o principal responsável pelo crescimento econômico e a competitividade da organização.

Apesar de tamanha importância, a produtividade ainda é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam. Por isso, mais do que nunca, o uso de análises de dados tem sido fundamental para compreender onde e como aumentar a produtividade.

Produtividade no trabalho: uma equação difícil de resolver

Desde a Revolução Industrial, os níveis de produtividade do ser humano são calculados da mesma forma como as máquinas. E isso é um erro enorme.

Estudos atuais indicam que uma pessoa é realmente produtiva por menos de 3 horas diárias. Para sermos mais exatos, 2h53. Portanto, imaginar que aumentar a carga horária de trabalho poderia melhorar a produtividade na sua empresa é uma teoria que não se aplica.

Para deixar essa equação ainda mais complexa, cabe ressaltar que, durante o expediente, cada pessoa é interrompida a cada 3 minutos e 5 segundos, em média. Algo que contribui significativamente para a redução da produtividade no dia a dia.

Outra questão a considerar: a multitarefa pode prejudicar a produtividade de uma pessoa em 40%. Ou seja, uma das competências mais requeridas no mercado, que é a habilidade de executar inúmeras tarefas de uma só vez, prejudica os resultados da sua empresa.

Outros fatores que contribuem para a falta de produtividade são o estresse no ambiente de trabalho (41%), diferenças no trabalho em equipe (46%) e monitoramento excessivo por parte da empresa (43%).

São muitas questões a considerar, não é mesmo? Por essa razão não podemos mais nos limitar a mensurar a produtividade de uma empresa com base em dados médios ou mesmo o feeling dos gestores.

Precisamos valorizar as diferenças no local de trabalho, respeitar a individualidade de cada pessoa na execução das suas tarefas e desenvolver maneiras mais eficazes de aumentar a produtividade.

O caminho para alcançar todos esses objetivos é, sem dúvida, a análise de dados.

A importância da análise de dados para o aumento da produtividade

Analisar a produtividade de máquinas é bastante simples. Você calcula quantos insumos foram inseridos e quantos produtos acabados saíram. 

Mas, com seres humanos, isso não é possível de ser feito. Portanto, vejamos qual é a importância da análise de dados para o aumento da produtividade da sua equipe.

Mensuração de desempenho individual

Conhecer cada pessoa da equipe de forma individual é o primeiro passo para começar a mensurar a produtividade de forma mais eficaz.

Nesse sentido, a análise de dados entra como uma importante aliada na hora de identificar padrões de comportamento e os níveis individuais de produtividade do seu time.

Conhecer os horários em que cada pessoa é mais produtiva, assim como as atividades que cada uma realiza com mais rapidez e qualidade são alguns indicativos que podem ser usados na melhoria da produtividade da equipe como um todo.

Identificação de lacunas de competências

A análise de dados também contribui para identificar lacunas de competências e, assim, buscar formas de saná-las.

Digamos que uma pessoa do seu time de vendas tenha grande dificuldade de gestão de tempo, enquanto outra tenha essa habilidade muito bem desenvolvida.

Ao identificar essas características, você pode promover o compartilhamento de conhecimentos entre as pessoas da equipe, desenvolvendo times de alta performance sem precisar buscar essas competências em novas contratações.

Tomada de decisão mais inteligente

Com os dados certos ao seu dispor, a qualquer hora e qualquer lugar, você e sua equipe também podem tomar decisões com mais assertividade, eliminando os riscos de opiniões sem embasamento.

Além de poupar tempo na hora de buscar argumentos para promover melhorias nos processos, seu time ainda ganha mais produtividade, já que realiza as mudanças necessárias com agilidade.

Foco em resultados

Lembra que o monitoramento excessivo pode prejudicar a produtividade na sua empresa em até 43%?

Pois bem, o microgerenciamento acontece pelo receio de que as pessoas não estejam aproveitando ao máximo o horário de trabalho para produzir.

Mas, e se você passasse a se focar nos resultados, em vez da quantidade de horas trabalhadas? Essa é uma das grandes vantagens da análise de dados quando o assunto é aumentar a produtividade.

Quando você olha para os resultados, e como eles contribuem para o resultado global da empresa, fica mais claro como cada pessoa contribui para as metas da organização.

Deste modo, você pode pensar em programas de benefícios e recompensas com mais precisão e imparcialidade, fomentando a produtividade de forma saudável.

Como começar a analisar dados no seu atacado ou distribuidor?

A análise de dados depende do uso das tecnologias certas para coletar, processar e analisar dados estratégicos para a sua organização. Mas as melhores decisões só vêm quando você consegue visualizar esses dados de forma simples e intuitiva.

É isso o que o ION Reports faz. Com ele, você cria relatórios personalizados de forma ágil e inteligente, com acesso em tempo real a indicadores de performance que podem trazer insights sobre a produtividade do seu time de vendas.

A partir dessas análises, você tem em mãos as informações que precisa para otimizar processos, melhorar o fluxo de informações entre a equipe e potencializar as competências de cada pessoa.

Quer saber o que mais o ION Reports pode fazer por você? Fale agora mesmo com nosso time de consultores e comece a aumentar a produtividade da sua empresa hoje mesmo!

ION SISTEMAS