fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Como saber se os processos manuais estão me fazendo perder dinheiro?
processos-manuais

Como saber se os processos manuais estão me fazendo perder dinheiro?

Você sabe por que os processos manuais prejudicam a sua empresa? Além de trazerem riscos à gestão, também podem afetar o controle dos resultados, o que pode ser ruim para qualquer ramo de atuação — e principalmente para o setor de atacado, que precisa de ações cada vez mais rápidas e soluções mais estratégicas para não perder vendas.

Como as planilhas e outros meios de gestão — como anotar processos em um caderno qualquer — não são mais tão estratégicos, decidimos criar este post. Nele, mostraremos alguns sinais de que os processos feitos de forma manual estão fazendo seu negócio perder dinheiro, além de opções para que isso não aconteça mais. Acompanhe!

Erros constantes

Em uma empresa que insiste em manter os processos manuais, as chances de acontecerem erros de forma constante são altas, principalmente por não haver uma padronização nos processos. Isso acontece porque os colaboradores estão sujeitos a falhas, especialmente quando acontecem algumas situações pontuais — quando um novo profissional se junta à equipe, por exemplo.

É interessante frisar que esse ponto tem relação direta com a satisfação do cliente. Isso porque, se a sua empresa passa por problemas similares com clientes diferentes, o relacionamento entre vocês pode ser prejudicado e esse contratempo pode causar até mesmo o cancelamento de contrato.

Processos lentos

Geralmente, o tipo de tarefa em que os colaboradores mais gastam parte do tempo são as feitas de forma manual. Por não serem automatizadas, a equipe se torna menos estratégica em função de dar conta dessa rotina operacional mais lenta. Muitas dessas atividades, na sua maioria repetitivas, poderiam facilmente ser executadas por ferramentas específicas, como softwares.

Com uma gestão mais estratégica que utiliza soluções de automatização, a empresa ganha com inovação de mercado. Além disso, outros benefícios incluem maior controle das atividades, aumento da produtividade e redução de gastos — o que, consequentemente, pode ser percebido com o aumento de lucro.

Comunicação ineficiente

Outro sinal de que os processos feitos manualmente podem estar fazendo sua empresa perder dinheiro é quando a comunicação é ineficiente. Em contextos desafiadores, principalmente, há grande necessidade de procurar alternativas que permitam que todos os profissionais acessem documentos e dados de onde estiverem e quando precisarem. Isso é facilmente conseguido com automatização.

Em uma instituição onde não existe um software capaz de centralizar todos esses dados, pode haver bastante desencontro de informações. Além disso, os colaboradores têm pouca autonomia para tomar decisões rápidas e efetivas nesses casos.

Redução da produtividade

Todas essas falhas citadas acima podem culminar em um péssimo resultado para a empresa: a redução da produtividade dos times. Com a eliminação dos processos manuais, os colaboradores não precisarão mais gastar um tempo precioso em tarefas repetitivas e poderão dedicar toda a sua atenção e o tempo de sobra em outras atividades mais importantes.

O aumento da produtividade oferecerá um significativo diferencial competitivo para a empresa. Para que isso seja possível, além de eliminar os processos feitos de forma manual, será preciso investir em capacitação dos profissionais, localizar as falhas do negócio e manter os canais da comunicação interna abertos para qualquer dúvida que os colaboradores possam ter.

Conseguiu entender por que os processos manuais podem fazer seu negócio perder dinheiro? Por isso, é essencial optar pela automatização como forma de não ficar no prejuízo, principalmente no ramo atacadista ou de distribuição. Para alcançar bons resultados, é preciso contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e ofereça as melhores soluções, como a ION Sistemas.

Gostou do conteúdo deste texto? Quer saber como podemos ajudar o seu negócio? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça todas as nossas soluções!

ION SISTEMAS