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Previsão de demanda

Previsão de demanda: o que é e como ela ajuda no controle e gestão de estoque?

Empreender é resolver problemas e aceitar características de riscos e incertezas, e grande parte das decisões estratégicas é tomada nesse contexto. Dessa forma, uma empresa enfrenta vários desafios, tanto internos quanto externos, que podem prejudicar o andamento das suas operações comerciais. Portanto, fazer a previsão de demanda dos produtos ajuda a decidir aspectos cruciais para o negócio.

Assim, o conceito de previsão de demanda está ligado ao processo de antecipar a quantidade futura da procura por determinados produtos ou serviços de uma empresa. Esse processo envolve o exame cuidadoso da determinação de fatores que podem ser controlados ou não, embasado, entre outros aspectos, em dados históricos e na correta interpretação de tendências que variam no mercado.

Para ficar claro como a previsão de demanda ajuda no controle e na gestão de estoque, vamos destacar qual é o seu papel, assim como alguns pontos importantes para você entender como fazê-la. Leia agora mesmo!

Qual é o papel da previsão de demanda em um negócio?

O papel principal de se fazer uma gestão eficiente de demanda é fornecer uma ideia mais aproximada possível da realidade, para que se consiga fundamentalmente reduzir os prazos. Dessa maneira, ela é também muito importante para a gestão de estoque. Negligenciar a projeção de demanda traz o risco de ter excessos ou desperdícios, o que prejudicará de toda forma os resultados financeiros do negócio.

Quando ela é feita da maneira correta, colabora para a satisfação das necessidades dos clientes com mais eficiência. Também influencia o padrão de chegadas de novos pedidos e contribui para a redução da variabilidade. Outro papel relevante é o de propor ao consumidor prazos adequados ou sugerir alternativas.

Portanto, prever a demanda trata-se de estabelecer um processo sistemático que assume maior destaque à medida que permite que as organizações potencializem suas habilidades de mercado e tirem lições com experiências passadas.

Quais são os principais desafios da previsão de demanda?

Sabemos que a previsão de demanda depende bastante das condições econômicas e de consumo no mercado. Então, para projetá-la é primordial enfatizar os seus desafios. Confira!

Especificação do objetivo

É preciso delinear com clareza os objetivos da previsão. Eles são definidos tanto em termos de demanda de longo ou curto prazo quanto envolvendo apenas um determinado segmento de um mercado. Ainda, o objetivo leva em consideração a demanda global por um produto ou apenas especificamente pelo próprio produto da empresa, assim como a presença global da marca em sua indústria.

Como os objetivos direcionarão a toda a previsão, eles devem ser definidos antes do início do seu processo. A partir do conjunto de objetivos, a previsão de demanda tem a possibilidade de ser para um período curto, ou seja, para os próximos um ou dois anos. Por outro lado, ela também abrange períodos mais longos.

Especificação do horizonte de tempo

Ao fazer a previsão para curtos períodos, diversos fatores devem ser considerados permanentes ou com inconstâncias; ao passo que, períodos mais longos, os fatores que determinam a demanda estão inclinados a mudar significativamente.

Dessa maneira, é imprescindível, ao especificar os objetivos, definir também o horizonte de tempo, isso é, a duração para qual a demanda deverá ser prevista.

Escolha do método para a previsão de demanda

Uma vez estabelecidos os objetivos e a perspectiva de tempo, é hora de selecionar o método para executar a previsão. Assim, vamos compreendê-los em duas categorias: métodos de pesquisa e métodos estatísticos.

Os métodos de pesquisa dizem respeito ao levantamento das impressões e opiniões dos consumidores, além de consultas específicas ao público-alvo. Por sua vez, os estatísticos abrangem elementos mais aprimorados, como projeção de tendências.

Resumindo, cada método tem seu grau de importância e diferenças entre si, principalmente em termos da finalidade da previsão, tipos de dados que serão utilizados, disponibilidade de informações, definição de prazos, dentre outros. Então, a empresa deve escolher aquele que melhor se adaptará às suas necessidades.

Coleta de dados

Decidido o método, o próximo passo é coletar os dados necessários. Os dados primários são informações de primeira mão, que se caracterizam pelo fato de nunca terem sido coletadas antes. Os dados secundários são aqueles que já se encontram disponíveis.

Por algumas vezes, os dados devem ser ajustados (ou até mesmo manipulados, caso seja preciso), com o objetivo de criar informações robustas. Isso ocorre porque em muitos casos, os dados necessários não estão disponíveis.

Estimativa e interpretação dos resultados

Por fim, com os dados necessários coletados e o método de previsão de demanda finalizado, o último passo é estimar a demanda em conformidade com a especificação do horizonte de tempo, também previamente definido.

Para a interpretação desses dados, os profissionais da área financeira oferecem uma análise fundamental, uma vez que eles relacionam os resultados tomando por base métodos de pesquisa com os dados financeiros.

Geralmente, a estimativa aparece na forma de equações, e o resultado é apresentado e interpretado de maneira mais simples possível para que todos do time possam utilizá-la com facilidade.

Quais são os maiores benefícios da previsão de demanda?

Agora que você sabe como fazer a previsão de demanda, compreenda os motivos para implantar essa estratégia em sua empresa e alavancar os resultados por meio de seus benefícios, quais sejam:

  • ajuda a empresa a se preparar para além do período atual;
  • ​ganho de eficiência ao alocar corretamente seus recursos;
  • ​poder de avaliação do próprio desempenho;
  • ​rastreamento de vendas;
  • ​influenciar a demanda valendo-se de estratégias como promoções, descontos e reservas;
  • ​maior controle de custos.

Como um app de força de vendas ajuda na previsão de demanda?

A quantidade de métodos de previsão é grande e aumenta mais a cada dia, e isso faz com que aumente também a complexidade na realização dessa tarefa pela força de vendas. Com o tempo, torna-se fundamental a utilização de apps orientados à resolução desse problema.

Dessa forma, fica claro que devemos eliminar entraves e desculpas e usar a tecnologia a nosso favor. Com a automação dos pedidos de vendas, será viável acompanhar em tempo real a evolução deles, a partir da indicação do status de cada fase do processamento. Dentre outras possibilidades, esses dados, como já vimos, são essenciais para realizar a mais correta previsão de demanda.

Algumas empresas que não dão muita atenção ao processo de previsão ou o fazem de maneira errada, certamente terão problemas como falta ou excesso de estoque, capacidade ociosa, desperdícios de matéria prima, entre outros.

Portanto, agora que você sabe a importância do papel da previsão de demanda no controle e gestão do estoque, comece logo a adotar essa estratégia para elevar seus resultados a patamares incríveis!

E então, gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário no post e diga o que você acha dessa estratégia!