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Como o planejamento de rotas influencia nas vendas? Aprenda a criar um!

Fazer o planejamento de rotas para os representantes passa longe de simplesmente distribuir tarefas. Se você tem um cargo de gestão no ramo de atacado e distribuição, deve entender o que queremos dizer. Garantir a eficiência na disponibilidade e entrega de seus produtos passa, necessariamente, pela produtividade da equipe.

Por isso, algumas empresas têm adotado a ideia de logística integrada para reduzir os erros cometidos. Dessa forma, é fundamental que os gestores se preocupem bastante com o planejamento de suas rotas, no intuito de ganhar força na distribuição, melhorar o atendimento ao cliente e, consequentemente, aumentar as vendas.

Da mesma maneira, elaborar rotas com organização aprimora a qualidade do serviço de entrega dos seus produtos com orientação para a redução de custos.

Neste artigo, explicaremos a você como criar um planejamento de rotas que influencie positivamente nas vendas e, assim, torne os resultados de sua empresa cada vez mais incríveis! Confira!

A importância de a empresa ter um planejamento de rotas

Os problemas diários enfrentados pelos vendedores externos não são novidades para ninguém — trânsito cada vez mais pesado, enchentes, acidentes e o preço do litro do combustível só subindo, beirando o inaceitável. Portanto, contar com um bom planejamento de rotas torna-se algo crucial para qualquer negócio.

Até mesmo um roteiro bem planejado está sujeito aos imprevistos. Mas não se pode negar que uma visão ampliada de todas as ações no tempo e no espaço, seja na atividade individual ou no conjunto delas, permitirá um planejamento capaz de reduzir drasticamente o impacto da maioria desses problemas.

As vantagens de se fazer um planejamento de rotas

Saber e entender a importância de contar com um planejamento de rotas traz confiabilidade à empresa, otimização do trabalho e melhor gestão do tempo — fatores que têm forte influência nos resultados das operações.

Redução de custos

Planejar as rotas com antecedência viabiliza a análise dos pontos de entregas e a avaliação dos caminhos, com o objetivo de escolher o mais eficiente e econômico.

Por isso, a logística serve para que uma empresa consiga suprir as necessidades dos clientes da melhor maneira possível. Ou seja, na qualidade, quantidade e com os menores custos possíveis.

Melhora os processos

O ponto principal a ser levado em consideração é a inteligência em toda a operação. Dessa forma, uma gestão inteligente é capaz de conciliar o controle de estoque com o transporte, o que tornam os prazos de entrega mais acertados.

Otimiza o tempo

Todos sabemos que os prazos têm influência direta na produtividade e no desempenho de toda a cadeia de valor. Por isso, é importante ter cuidado com a administração do tempo para não causar prejuízos, grandes insatisfações e, por último, ainda mais grave, o fim de relações comerciais.

Talvez o maior destaque do planejamento de rotas seja otimizar o tempo de cada remessa. Isso possibilita o aprimoramento das operações e sua empresa consegue se manter sempre no prazo. Não há quem não aprecie a pontualidade na entrega, essa é uma qualidade indispensável para a sua gestão fortalecer a marca.

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Como criar um planejamento de rotas eficiente

Você tem dúvidas e encontra barreiras para cuidar adequadamente de suas entregas? Fique por dentro de algumas dicas para elaborar um planejamento de rotas na sua empresa e ganhar destaque frente a concorrência!

Planeje bem o seu atendimento

Antes de mais nada, verifique suas estratégias de atendimento e planeje a sua operação tendo alguns aspectos em mente:

  • saiba quantos armazéns serão necessários para atender à demanda da sua empresa;
  • certifique-se de que a localização do seu depósito é adequada a fim de atender os seus principais destinos finais;
  • considere o prazo de envios e remessas para garantir a efetivação dos mesmos.

Lembre-se de que seu cliente pode ter restrições de horários para entrega ou particularidades na descarga da mercadoria, como infraestrutura, exigência de maquinário apropriado, restrição do tipo de veículo, entre outras. Cada modelo de negócio terá suas individualidades. Então, é preciso estudá-las a fundo para criar soluções eficientes que tornam a compra possível.

Escolha o modal de transporte adequado

Pronto, sua empresa recebeu a demanda de entrega para o cliente. Agora, é preciso analisar qual é o mais adequado modal para efetivar a entrega. Para tanto, considere:

  • quantidades;
  • frequência;
  • volume;
  • custos;
  • prazos;
  • situação de qualidade dos itens etc.

É importante saber que existem várias opções de transporte e infraestrutura que atendam às características das cargas a serem transportadas. Como dissemos, fique atento ainda para as restrições dos clientes.

Portanto, a escolha errada do modal talvez acarrete em alto custo para o empreendimento. Assim sendo, a decisão do profissional envolvido com o planejamento de rotas deve ser acertada para não afetar o prazo de entrega para o cliente.

Invista em tecnologia

Na era da transformação digital de exigências imediatistas por velocidade, torna-se essencial pensar em soluções inovadoras de tecnologia que atendam às demandas da empresa — e que representem um diferencial para a marca.

Nesse cenário, podemos contar com softwares específicos e da mais alta qualidade, que orientam na roteirização e na otimização das remessas. Dessa forma, eles garantem o melhor itinerário a ser percorrido, trazem eficiência para as operações, potencializam a produtividade da sua equipe e promovem a economia de combustível.

Vale lembrar que o público está cada vez mais exigente. Assim, os clientes buscam empresas que sejam ágeis no envio das informações acerca do transporte de mercadorias, como o rastreamento das entregas e a localização dos veículos em tempo real. Um bom software de monitoramento promove ao gestor, entre outras vantagens:

  • o acompanhamento do veículo e diversos aspectos das viagens;
  • a verificação se os motoristas estão cumprindo o que foi planejado;
  • o alívio dos riscos;
  • a antecipação dos problemas que podem ocorrer.

Diante disso, fica fácil para a liderança tomar decisões rápidas e utilizar o tempo para acompanhar outros controles necessários — por exemplo, a gestão de metas.

Por fim, todo esse esforço é mais viável com o uso da tecnologia. Sem dúvida, o fator humano continua sendo insubstituível. Também é bom esclarecer que de nada adianta a mais inovadora solução tecnológica se não há atuação humana qualificada com o intuito de tirar proveito dos recursos e ferramentas disponíveis.

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