fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  IA para vendas: um guia estratégico
IA para vendas: um guia estratégico [ionsistemas]

IA para vendas: um guia estratégico

À medida que a tecnologia avança, os times de vendas ganham mais e melhores aliados na busca por clientes.

Sistemas de CRM, vendas mobile, automação da força de vendas, sistemas de autoatendimento e aplicativos de gestão de resultados são apenas algumas das facilidades que você pode experimentar neste universo.

Mas, nada melhor do que experimentar tudo isso com um toque de inteligência artificial (AI).

IA em vendas: transformações para um futuro próximo

A inteligência artificial já faz parte das nossas vidas há bastante tempo. Mas nem sempre paramos para prestar atenção nisso.

Das assistentes virtuais ao processamento de dados em tempo recorde nos softwares de gestão empresarial, vemos como essa tecnologia tem transformado a nossa realidade nos últimos anos.

A grande questão é que não estamos nem perto de ver todo o potencial da IA no mercado. Menos ainda, nas vendas.

Uma das maiores transformações da inteligência artificial no que se refere às vendas está na capacidade de processar grandes volumes de dados e extrair deles insights que se transformem em ações.

Por exemplo: você sabe qual é o intervalo médio entre uma compra e outra de um mesmo cliente? E se ele costuma gastar mais em determinadas épocas do ano? Quais produtos do seu mix poderiam ser complementares às compras habituais dele?

Essas informações nem sempre ficam claras para quem está na ponta vendendo. Porém, com o auxílio da tecnologia, ter esses dados em mãos pode fazer a diferença no seu faturamento ao final do mês.

A inteligência artificial também é capaz de apontar comportamentos “extra-vendas”, mas que podem fortalecer o seu relacionamento com o cliente. Exemplo disso é a interação do cliente com o seu site, como páginas visitadas e produtos visualizados.

Conforme vai desvendando esses pequenos detalhes, você tem mais capacidade de compreender o que seus clientes buscam e como ofertar sempre as melhores opções.

Em resumo, a inteligência artificial permite que a sua empresa “pense” mais rápido e aja no momento certo para oferecer sempre as melhores opções para os seus clientes, de forma contextual e totalmente conectada com as necessidades dele.

Tipos de IA para processos de vendas

Quando falamos em inteligência artificial, não podemos esquecer que existem diversas formas de aplicar esta tecnologia. Portanto, selecionamos aqui os tipos mais utilizados em vendas:

Automação de processos

Desde que a inteligência artificial adentrou as estruturas empresariais, a automação de processos foi a área em que ela mais se destacou. E não é para menos, pois a automação traz mais agilidade, segurança e escalabilidade para qualquer operação, inclusive as operações de vendas.

No campo da automação, a IA para vendas é capaz de conectar fluxos de informações, processar uma enorme quantidade de dados e liberar o time de vendas de tarefas operacionais.

Processamento de linguagem natural (PNL)

A PNL vem sendo usada com cada vez mais intensidade, em especial, nos canais de atendimento de vendas. Esse tipo de IA para vendas interage diretamente com os clientes como uma assistente virtual, aprendendo sobre comportamentos e preferências.

Assim, um cliente que habitualmente compra da sua organização não precisa, necessariamente, falar com um vendedor. Com base no histórico de relacionamento, a IA é capaz de ajudar a realizar o pedido, enviar os dados para o seu software de vendas e fazer toda a conexão com outros sistemas de informação da sua empresa.

Esse tipo de tecnologia fica disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, ampliando sua capacidade de atendimento ao cliente sem onerar o tempo do seu time de vendas com perguntas que podem ser facilmente respondidas pela IA.

Data Analytics

O poder de análise de dados da inteligência artificial é inegável e talvez seja a maior contribuição para um setor de vendas de qualquer organização.

Isso porque, mesmo os analistas de dados mais experientes gastam um tempo precioso realizando análises, enquanto a IA para vendas faz isso em segundos.

Desta forma, sua empresa tem em mãos informações claras, seguras e acionáveis para tomar decisões em tempo real, aumentando sua capacidade de resposta às demandas do mercado.

Previsão de vendas

A IA para vendas também vem sendo amplamente utilizada na análise preditiva, auxiliando no estabelecimento consciente de metas.

Com base em dados internos e externos, a inteligência artificial indica qual é a capacidade de crescimento das vendas e indica as melhores formas de alcançar seus objetivos estratégicos, reduzindo as incertezas com relação ao seu faturamento.

A análise preditiva também pode indicar quais clientes têm maior probabilidade de comprar determinados produtos ou deixar a sua carteira de clientes num futuro próximo, munindo seu time de vendas de dados estratégicos para manter um bom relacionamento e assim aumentar o lifetime value de cada um.

Qualificação de leads

A geração de leads é um trabalho que não para nunca. Afinal, é a partir da formação desta base que você nutre e prepara seus futuros clientes para o fechamento de um contrato.

Mas como garantir a qualidade dos leads que estão chegando até o seu time de vendas?

A inteligência artificial pode assumir este trabalho, recebendo, segmentando e qualificando cada lead de acordo com suas características demográficas, financeiras e comportamentais.

Deste modo, seu time de vendas se mantém constantemente nutrido de bons leads para trabalhar, reduzindo o tempo gasto em negociações e aumentando o valor agregado a cada contato.

Para concluir

Como você pôde notar, a IA para vendas traz uma série de recursos que facilitam o dia a dia da sua empresa e potencializam o trabalho do seu time de vendas, gerando melhores oportunidades de negócios.

E o melhor: ela continua avançando a passos largos para oferecer ainda mais facilidades e resultados. E aqui na ION, estamos sempre a par dessas novidades para oferecer as melhores soluções para você.

Acesse agora nosso site e conheça o ION IA, a tecnologia que vai transformar os resultados do seu time comercial.

ION SISTEMAS