fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Como a XaaS está revolucionando o mercado B2B
Como a XaaS está revolucionando o mercado B2B [ionsistemas]

Como a XaaS está revolucionando o mercado B2B

Quando olhamos para o passado, não é difícil imaginar o quanto empresários de sucesso tiveram que batalhar para ver seus negócios crescerem.

Entre máquinas de escrever, aparelhos de fax, mimeógrafos e outras tecnologias que nem existem mais, eles conseguiram superar inúmeros desafios estruturais para construir verdadeiros impérios.

Então, veio a revolução dos computadores, otimizando tarefas, aumentando a produtividade das equipes e oferecendo novas opções de tecnologias que praticamente catapultaram os resultados de inúmeras empresas.

Entre essas inovações estão os hardwares e softwares, os bancos de dados, os sistemas de armazenamento em nuvem, as ferramentas de automação, os aplicativos móveis e, claro, a inteligência artificial.

Mas estamos diante de mais uma grande guinada no mundo tecnológico, com o avanço da IA Generativa, da Programação de Linguagem Natural, da Análise Preditiva e muitos outros recursos.

Na esteira dessas inovações, também existe um conceito novo que está revolucionando o mercado B2B: o XaaS.

Ainda não tinha ouvido falar nele? Então continue a leitura e descubra como essa nova abordagem está impactando as empresas!

O que é XaaS

XaaS é um termo que se refere a Anything as a Service, isto é, Qualquer coisa como Serviço.

Ele representa uma mudança de paradigma nas empresas porque se baseia em outros modelos, como o SaaS (Software as a Service) para oferecer qualquer tipo de solução sob demanda, como uma prestação de serviços. E o melhor: por assinatura.

Isso significa que, em vez de adquirir um determinado software ou um banco de dados, por exemplo, você o aluga. Assim, não tem necessidade de grandes investimentos iniciais e pode ter acesso à tecnologia que necessita em um prazo menor. Mas as vantagens não param por aí, é claro.

Quais são as vantagens do XaaS?

O XaaS permite que empresas de todos os portes e segmentos tenham acesso facilitado a um número crescente de soluções, como desktops, sistemas de comunicação, sistemas de monitoramento ou armazenamento, por exemplo.

Com a possibilidade de acessar esses serviços no formato de assinatura, algumas vantagens podem ser facilmente observadas:

Maior rapidez na implementação

Com o modelo XaaS, você assina um serviço em questão de minutos e tem acesso imediato a soluções que a sua empresa precisa sem a necessidade de longas negociações.

Redução de custos

O formato de assinatura torna o acesso às melhores soluções tecnológicas mais barato, o que contribui para a saúde financeira do seu negócio, bem como para o seu planejamento de curto, médio e longo prazo.

Maior flexibilidade

O XaaS também traz mais flexibilidade para o seu negócio, permitindo crescer de forma sustentável e ordenada. Além disso, também facilita a troca ou integração de soluções tecnológicas para que o seu empreendimento continue sempre com as melhores ferramentas do mercado.

Escalabilidade sem perigo

Outro ponto a favor do XaaS é que sua empresa pode escalar suas operações com segurança, praticidade e com investimentos compatíveis com o seu momento. Desse modo, você reduz os riscos inerentes à implementação de novas tecnologias e recursos, como gastos desproporcionais ao seu fluxo de caixa.

Produtividade com propósito

Fazer um negócio crescer envolve muitas decisões. E uma delas é qual será o seu foco: cuidar de tudo superficialmente ou dedicar o máximo de tempo possível ao seu core business.

Se você prefere a segunda opção, saiba que com o XaaS, sua equipe pode se concentrar no que realmente importa, enquanto os serviços de TI são executados por profissionais altamente competentes e conhecedores das tecnologias envolvidas.

Agora que você já sabe o que é XaaS e quais as vantagens dessa inovação, seguramente está se perguntando como ela vem revolucionando o mercado B2B, certo?

6 aplicações da XaaS nas empresas B2B

O modelo Anything as a Service nasceu a partir de outras soluções da mesma família, como o SaaS, IaaS e PaaS. Que tal darmos uma olhada em todas essas possibilidades e como elas são determinantes para o sucesso do seu negócio?

SaaS – Software como Serviço

Uma das soluções mais utilizadas na atualidade, o software como serviço já faz parte dos processos da maioria das organizações.

De ferramentas de automação da força de vendas à CRMs e ERPs, passando por automação de marketing e até plataformas de atendimento ao cliente, o SaaS é um modelo de XaaS que fornece softwares como serviços.

Na maioria dos casos, basta acessar o site da solução, preencher um cadastro breve, realizar o pagamento e começar a usá-lo.

IaaS – Infraestrutura como Serviço

Além de ter softwares que sejam acessíveis a equipes internas e externas, também é fundamental ter serviços de infraestrutura de armazenamento e processamento de dados, por exemplo, que possam ser dimensionados de acordo com a sua necessidade.

É aí que entram as soluções IaaS, fornecendo a infraestrutura que a sua empresa precisa para crescer de maneira sustentável e alinhada com seu planejamento estratégico.

PaaS – Plataforma como Serviço

Outra solução da mesma linha e que faz do XaaS o futuro das organizações é o PaaS ou Plataforma como Serviço.

Essa tecnologia oferece um campo seguro para o desenvolvimento de aplicações, contando com recursos pré-prontos e comunidades inteiras de desenvolvedores contribuindo entre si para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários.

DBaaS – Banco de Dados como Serviço

Vivemos na era dos dados. E quanto mais dados geramos, maior é a necessidade de guardá-los e gerenciá-los da maneira adequada.

A sorte é que já podemos contar com os DBaaS, serviços de gerenciamento de informações hospedados na nuvem que garantem maior disponibilidade de dados a qualquer hora, em qualquer lugar.

DaaS – Desktop como Serviço

O trabalho remoto é cada vez mais comum e demanda certos cuidados para manter a equipe engajada e produtiva. Neste sentido, o DaaS contribui para que seus colaboradores distribuídos remotamente possam trabalhar em desktops virtuais de propriedade da empresa, que respeitem as melhores práticas de segurança cibernética e evitem fuga de dados sensíveis da organização.

CaaS – Comunicação como Serviço

Se tem equipe, tem comunicação. E quanto mais ágil, assertiva e focada em resultados ela for, melhor. Portanto, uma outra tecnologia que está revolucionando o mercado B2B é a CaaS ou Comunicação como Serviço.

Aqui, você tem acesso a tecnologias que facilitam o contato entre vendedores internos e externos, equipes remotas e outros colaboradores de forma simples e em tempo real. Assim, você mantém seu time sempre conectado e pronto para agir.

Quer fazer parte dessa revolução? Fale com nosso time de consultores hoje mesmo e saiba com a ION pode te ajudar!

ION SISTEMAS