Automatizar para crescer: tendências de automação para o atacado e distribuição
Estar atento às tendências de automação é antecipar-se às soluções que podem fazer seu atacado e distribuição crescer nos próximos anos. Isso porque a automação de processos impacta diretamente na produtividade, eficiência e escalabilidade de toda a operação.
Em 2023, o mercado de automação de fluxos de trabalho foi avaliado em 19,76 bilhões de dólares. Até 2030, esse valor deve ser de 37,45 bilhões. Ou seja, ainda há muito espaço para crescer e as empresas sabem disso.
Afinal, automatizar processos não é mais moda. É uma obrigação para quem deseja se manter competitivo no mercado e expandir os negócios de modo sustentável e, principalmente, escalável.
Mas o que vem pela frente? E como você pode aproveitar as tendências de automação para crescer no próximo ano? É o que veremos neste artigo. Continue a leitura!
Processos autônomos
Uma das grandes vantagens da automação é a redução da dependência de intervenções humanas para que os processos ocorram. Pois bem, uma das tendências para os próximos anos é o aumento da autonomia das máquinas em decorrência da automação impulsionada por IA.
Com processos autônomos, seu time ganha mais tempo para se dedicar à estratégia, à criatividade e à inovação. Nos setores que lidam diretamente com clientes, como marketing e vendas, o relacionamento sai fortalecido.
A logística também tem muito a ganhar com processos autônomos, já que é um setor crítico para a satisfação dos compradores. A autonomia na coleta de dados, controle de estoques e acionamento de fornecedores, por exemplo, contribuem para uma maior eficiência da área.
Além disso, processos autônomos ganham a capacidade de detectar e corrigir falhas de forma automática, sem necessidade de mobilizar uma equipe de TI ou técnicos a todo momento.
IA Generativa
A IA Generativa está transformando vários setores da economia. E agora chega a vez de ela transformar os fluxos de trabalho no atacado e distribuição.
Integrada a softwares de vendas, marketing, finanças, logística e demais tecnologias, ela é capaz de avaliar contextos, criar conteúdos e gerar novas integrações para que os processos fluam com mais rapidez e eficiência.
Além disso, ela poupa trabalho do seu time gerando conteúdo personalizado para cada cliente, com base em histórico de vendas e relacionamento.
Chatbots acionáveis
Os chatbots já fazem parte da rotina de muitas empresas de atacado e distribuição, especialmente no atendimento ao cliente. Mas sabia que eles têm muito mais a oferecer?
Eles são capazes de executar tarefas reais, como realizar agendamentos e enviar documentos e lembretes. Também podem solucionar pedidos enviados por e-mail, responder a tickets abertos por clientes e fornecer informações sobre estoques para o seu time de logística.
Cada chatbot pode ser treinado para solucionar um conjunto de problemas e integrando-os entre si, você tem um verdadeiro time trabalhando enquanto todos dormem.
Automação centrada no funcionário
Outra tendência de automação que não pode passar despercebida para você é a automação centrada no funcionário. Isto é, uma tecnologia capacitada para treinar seu time de forma autônoma e colaborativa.
Dessa forma, fica mais fácil integrar novos funcionários à equipe e treiná-los sem a necessidade de mobilizar pessoas-chave por muito tempo. Além disso, é possível repassar melhores práticas e atualizar conhecimentos de maneira simples, ágil e bastante intuitiva.
A automação centrada no funcionário também visa oferecer experiências mais enriquecedoras para quem está se adaptando a uma nova ferramenta de trabalho ou aprendendo uma nova função.
Painéis preditivos
A análise preditiva é um passo importante para quem deseja estar à frente do mercado. Isso porque ela oferece insights estratégicos com base na análise de dados históricos, o que pode orientar melhores decisões.
Os painéis preditivos revelam comportamentos e tendências que ajudam a compreender o contexto do seu atacado e distribuição e orientar estratégias de expansão, política comercial e marketing baseado em dados.
Eles também contribuem para um monitoramento contínuo sobre a performance do time de vendas e do seu mix de produtos. Assim, é possível atuar de forma proativa na concessão de descontos e na criação de uma precificação dinâmica.
IA Agêntica
O próximo passo da Inteligência Artificial nas operações do atacado e distribuição é o que conhecemos por Agentic AI ou IA Agêntica. Essa tecnologia consiste em agentes autônomos que operam sistemas complexos sem a necessidade de humanos na gestão.
A IA Agêntica analisa cenários e tendências e toma decisões por conta própria, aprimorando-se gradativamente. Ela pode ser integrada a outros softwares e atuar como se fosse mais um funcionário da sua equipe, inclusive encaminhando solicitações para pessoas quando ela não puder resolver algum problema.
Essa é mais uma forma de automatizar processos no atacado e distribuição para escalar suas operações.
RPA Cognitiva
Se você já faz uso da automação RPA em processos, vai gostar de saber que essa tecnologia também está evoluindo.
Integrada à Inteligência Artificial, a RPA ganha a capacidade de interpretar documentos, analisar contratos e responder de forma inteligente às solicitações de usuários e clientes.
Com isso, ela se torna uma grande aliada na análise de dados, retornando insights estratégicos em tempo real para uma tomada de decisão mais assertiva.
Ela também reduz o tempo de atendimento de equipes de suporte, diminui falhas e traz mais adaptabilidade aos seus processos. Além disso, ela proporciona operações mais sustentáveis, por meio da redução do uso de recursos.
Você acabou de conhecer 7 tendências de automação que podem transformar o atacado e distribuição nos próximos anos e contribuir para o crescimento do negócio.
Mas antes de contratar uma nova solução, é fundamental compreender o momento atual da empresa e o que ela mais precisa para crescer com bases sólidas. Por isso, não deixe de conferir os 5 processos estratégicos que todo atacado e distribuição precisa automatizar ainda este ano!
Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela Évelim Wroblewski .
![[RC] Post – Da venda à entrega: como tornar seus processos mais ágeis e confiáveis](https://www.ionsistemas.com.br/wp-content/uploads/2021/07/CTA_Da-venda-a-entrega-como-tornar-seus-processos-mais-ageis-e-confiaveis_02.png)