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Saiba como a automação comercial irá revolucionar seu negócio

Saiba como a automação comercial irá revolucionar seu negócio

A automação comercial consiste a respeito da inserção de ferramentas e métodos tecnológicos, isto é, um software que torna os processos de venda e ganho de mercado mecanizado. Nesse sentido, a principal finalidade é agilizar as tarefas que, normalmente, são realizadas manualmente.

Desse modo, é necessário destacar que atuar como gestor na área comercial não é uma tarefa simples, pois é preciso gerenciar o estoque, o fluxo de caixa, a contabilidade, o marketing digital e dentre outros vários setores da organização.

Sendo assim, por causa dessas demandas, foram elaboradas ferramentas tecnológicas que ajudam essa gestão. Continue a leitura e conheça os principais recursos das ferramentas de automação comercial e, além disso, saiba como elas podem ajudar no desenvolvimento de sua organização!

Controle no fluxo de caixa

Mesmo que pareça algo muito fácil, gerenciar o fluxo de caixa de um comércio pode ser mais complicado do que um empreendedor possa imaginar. É necessário destacar que no fechamento de caixa nem sempre os números “batem” perfeitamente.

Porém, diversas vezes essas pequenas falhas são desconsideradas e isso não constitui, precisamente, um desafio matemático. Pode ser que exista dificuldade de organização. É por esse motivo que automatizar essa gestão a partir de ferramentas específicas proporciona múltiplas vantagens.

O lançamento de vendas e compras também faz parte desse tópico, pois diversos investidores não se lembram de lançar a compra de um item que foi feita com dinheiro do caixa e acaba não sabendo o que houve com o valor que está ausente.

Já outros deixam para lançar algumas vendas no final do expediente e, quando finalmente decidem fazê-lo, não se recordam mais exatamente do que foi vendido. Logo, os lançamentos precisam ser efetuados em tempo real. Quando cada venda e cada compra são lançadas com sua forma de pagamento, torna-se mais simples realizar a conferência e encontra possíveis erros.

Gestão de vendas mais assertivas

Alavancar as vendas é, sem dúvida, um grande diferencial. Buscar compreender o público-alvo da empresa é primordial, visto que consiste em um dos primeiros métodos para elevar esse número. É nessa hora que se deve fazer uso da criatividade e da tecnologia.

Dessa forma, realizar vendas por meio de aplicativos de smartphones, nos quais a proximidade com qualquer vendedor é zero ou, ainda, por meio de web sites, dado que ambos ajudam a realização de entrega a domicílio ou retirada do produto na loja, são estratégias de venda aplicadas atualmente.

Nesse modelo de venda existe a grande vantagem da redução do custo operacional, além da captação do seu consumidor a qualquer instante, por meio de lembretes. Mas, é preciso avaliar se esse tipo de venda atende a sua empresa e o seu público-alvo.

É necessário destacar que terminais de autosserviços na organização caracterizam outra estrutura de automação no que se refere a vendas. Esse modelo condiz bastante com aeroportos, onde o principal objetivo é a agilidade no atendimento, além de atendê-los também com diminuição dos gastos operacionais.

Controle Contábil

É fundamental que os gestores saibam fazer o controle da parte contábil e do pagamento de guias e de tributos da organização. Uma ferramenta de gestão também é primordial para essa função. Alguns sistemas são capazes de armazenar documentos digitalizados em nuvem, o que garante confidencialidade e segurança às informações.

Além do mais, é possível programá-los para efetuar o controle de guias de taxas para pagamentos. Desse modo, ainda que a guia não seja recebida, o empreendedor será notificado para que nada passe despercebido. A partir desse momento, basta informar à contabilidade da organização que o documento não está em suas mãos.

Sendo assim, as ferramentas de automação vêm substituindo os grandes arquivos nos quais eram armazenadas as papeladas da instituição. Nos dias de hoje, tudo pode ser salvado em nuvens, sem a obrigação de locais para armazenagem. Logo, trata-se de uma inovação para o controle de documentos.

Ganho de produtividade

Agilidade no atendimento, além de ocasionar clientes mais satisfeitos, ainda gera funcionários com mais tempo livre e podendo se dedicar a outras funções dentro do negócio. Esta questão proporciona mais vantagens se o software de gestão de pessoas estiver em dia, de forma que o gestor aproveite os talentos e características de cada um dos colaboradores para direcioná-los para áreas que preferem atuar e apresentam bons resultados.

Baixa automática no estoque

Não há um empresário ou lojista que não saiba a enorme necessidade de um bom controle de estoque. O funcionamento eficiente desse setor da empresa reflete em todas as outras áreas, já que todo o estabelecimento depende de compras e o estoque representa a quantidade de mercadorias que o lojista ainda pode vender, ou quando precisará comprar mais desses produtos para continuar as vendas e obter o retorno financeiro desejado.

Para fazer uma automação comercial para controle de estoque, o investidor precisa selecionar um bom software de gestão, que cuide do seu estoque, mas que apresente integração com o sistema do ponto de venda (pdv) da loja, de modo que para cada mercadoria vendida ocorra a baixa automática do elemento no estoque.

Dessa forma, essa ferramenta de automação ainda fornece para o empresário a quantidade total de itens de cada modelo vendido no período que ele escolher e o cliente que mais comprou o produto e quanto de mercadoria ele deve solicitar para que não acabe nas estantes da empresa.

Acompanhamento do faturamento de maneira estratégica

Um dos pontos mais importantes para a permanência do negócio é o faturamento. Se ele estiver baixo, as possibilidades de falência são grandes.

Contudo, se o empreendedor souber os motivos que o trouxeram para essa situação atual, já corresponde um ótimo sinal. Mas, infelizmente, vários gestores não estão antenados e não têm noção de onde surgem as adversidades.

As dificuldades podem estar na mercadoria, no atendimento, no preço e até mesmo na péssima gestão do caixa. Logo, para encontrar esse problema, é preciso a análise de indicadores e estatísticas que ajudarão na tomada de decisão.

Por menor que seja a empresa, é essencial acompanhar, diretamente, o progresso do faturamento, pois, com relatório em mãos, as tomadas de decisão são mais conscientes.

Nas situações em que o dono do empreendimento não está presente, a única maneira de continuar gerenciando os números, com certeza, é por meio das ferramentas de automação. Isto é, relatórios e gráficos que a ferramenta proporciona.

Portanto, antes de procurar as melhores ferramentas de automação comercial, o gestor precisa conhecer o que quer e o que pode automatizar. Isso pode ser descoberto com uma empresa fornecedora do serviço, por exemplo, com a Ion Sistemas, que tem expertise no mercado de automação.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações a respeito? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

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