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Como a análise de dados de vendas pode melhorar seus resultados?

Nos dias de hoje, é da parte de gestores e representantes que o relacionamento comercial mais exige em preparo e perícia. Por isso, é tão importante saber usar dados de vendas em favor do seu negócio.

Se refletirmos, é possível perceber que números e estatísticas são mais didáticos, representam com mais precisão e fidelidade a performance do setor, assim como o comportamento do consumidor. Entretanto, sua correta interpretação depende do sucesso de outros fatores, como a eficiência geral dos processos e a disponibilidade de recursos para a equipe.

Então, no fim das contas, quais são os benefícios de utilizar os dados de vendas? Quais são os dados mais importantes para conseguir emitir um relatório estratégico?

Confira neste artigo como melhorar seus resultados lançando mão de dados de vendas para aumentar a eficiência da sua equipe comercial!

Vantagens da análise de dados de vendas

Quando pensamos em analisar dados, devemos observar o processo que consiste em transformar um conjunto de elementos, sejam eles estruturados ou não. Tudo isso com o objetivo de ter a oportunidade de verificar, compreender e transformar um grupo específico de dados em informação.

Dessa forma, a análise de dados de vendas pode ser feita tanto para identificar um gargalo ou problema quanto para ter mais detalhes deles e até para encontrar soluções e respostas. Isso possibilita o que chamamos de tomada de decisão baseada em dados.

Além disso, é possível otimizar processos, realizar predições de comportamento, prever crises financeiras e econômicas, reduzir custos e, assim, promover condições para melhorar o desempenho de toda a equipe.

Otimização de processos

Quando você realiza uma análise de dados por meio de alguns sistemas, corre o risco de que as informações coletadas sejam complexas e em grande número. Para evitar isso, as empresas que se preocupam em inovar utilizam ferramentas de Business Intelligence, a fim de explorar esses dados e abrir mão da necessidade de analisar relatórios mensais enormes.

Além disso, essas soluções são de fácil navegabilidade, e, assim, a automação da força de vendas permite que a gestão trabalhe as informações da melhor maneira. Para os gestores da área comercial, utilizar essas ferramentas é essencial para entender o processo como um todo: as atividades de cada vendedor e da equipe por inteiro.

Por exemplo, é possível avaliar problemas e gargalos no processo de vendas. Assim, dá para entender por que, em determinada fase das etapas do funil de vendas, há uma baixa conversão para um vendedor específico ou, até mesmo, se essa é uma característica de todo o time.

Isso viabiliza a correção de falhas possivelmente existentes, visando o aumento das vendas da empresa, por meio de mudanças no processo adotado ou de treinamentos frequentes. Quando se estuda os dados, o desempenho de cada vendedor, e do grupo de maneira geral, certamente, tornam as decisões carregadas de mais inteligência. Uma vez que, assim, vários aspectos importantes que antes não eram nem observados passam a ser levados em conta.

Redução de custos

Com a análise de dados de vendas, a empresa passa a ter uma visão ampla de todos os seus gastos, do estoque e, principalmente, da demanda. Dessa forma, é possível relacionar as informações de despesas com outros dados úteis, como inventário, planejamentos de recursos e fluxo de caixa, o que possibilita um maior controle da administração dos investimentos.

Melhora do desempenho da equipe

Atualmente, todo time de vendas de sucesso tem feito análises para entender o que impulsiona o êxito das vendas e isso exige treinamentos e alinhamentos constantes. Nesse sentido, o planejamento de vendas tradicional baseia-se muito mais no conhecimento histórico do que em fatos atualizados.

Ao longo do tempo, o resultado dessa prática é o de que os modelos de vendas tornam-se menos efetivos e inconsistentes com o universo globalizado. Com isso, a própria sociedade passa a exigir diferentes tipos de estratégias que ainda não tenham caído em desuso.

Entretanto, quando profissionais qualificados introduzem análises básicas para ajudar o planejamento de vendas, as estratégias rapidamente se tornam bem mais efetivas. Para se ter uma ideia, o Google Analytics também tem revolucionado a compreensão que temos acerca do potencial de vendas orientadas a dados.

Nesse cenário, à procura de vendedores de desempenho diferenciado, as empresas têm combinado dados de vendas, clientes e recursos humanos para compreenderem quais são os fatores responsáveis pelo sucesso.

Essas análises têm ajudado as organizações a descobrir e identificar os melhores vendedores e, dessa forma, colocá-los em contato com os seus clientes de maior expressão. Da mesma forma, elas também revelam os traços estatisticamente relevantes de profissionais de alto desempenho, o que certamente melhora a contratação de novos funcionários e o desenvolvimento de pessoas.

Principais dados de vendas necessários para emitir relatórios estratégicos

Para que as empresas emitam os relatórios estratégicos necessários para auxiliar na tomada de decisão, elencamos os principais dados de vendas que devem ser analisados com atenção:

  • horário de pico em um determinado canal de venda;
  • procura por algum produto específico em um ponto de contato;
  • perfil do consumidor em uma região determinada;
  • número de vendas concluídas;
  • tempo gasto para a conclusão das vendas;
  • público alcançado, entre outros.

Mobilidade na análise de dados de vendas

As ferramentas mais adequadas para analisar os dados devem, preferencialmente, oferecer acesso remoto. Essa característica é uma vantagem e também é útil em diferentes momentos, já que você e o seu time não estão sempre presentes na empresa. Além disso, a tomada de decisões muitas vezes acontece em reuniões fora da organização e durante as visitas aos clientes.

Entretanto, contar com um sistema que ofereça mobilidade na análise de dados, e fazê-la em qualquer lugar e a qualquer momento, torna viável tomar as decisões acertadas sempre que for preciso. Para desempenhar essa tarefa e as demais atividades de gestão empresarial, o app da ION Sistemas é um recurso completo.

Nosso aplicativo informatiza todos os dados do seu empreendimento, automatiza os processos e integra os setores. Portanto, além de dinamismo, é possível ter a mais completa segurança dos dados de vendas da sua marca, além de compilar e distribuí-los em relatórios estratégicos. Se quiser mudar os resultados da sua empresa (para melhor, é claro!) comece a utilizá-lo já!